Reitoria

Prepara ENEM: Unesc lança um roteiro de estudos para alunos do Ensino Médio

Prepara ENEM: Unesc lança um roteiro de estudos para alunos do Ensino Médio
Publicação foi apresentada nesta sexta-feira (Fotos: Milena Nandi) Mais imagens

A Universidade deu mais um passo no sentido de colaborar com a preparação de estudantes do Ensino Médio para a prova do ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio). Nesta sexta-feira (16/9), a Editora Unesc e a UNA HCE (Unidade Acadêmica de Humanidades, Ciências e Educação) lançaram o “Prepara ENEM”, um roteiro de estudos com explicações e resoluções das atividades da prova, além de dicas e explicações de termos que serão encontrados, análise de provas anteriores e outros meios do estudante adquirir o conhecimento fora do material.

O caderno será distribuído para os cerca de 1.000 estudantes que participarão dos Aulões realizados pela Universidade e será disponibilizado em forma de e-book. Exemplares impressos poderão ser adquiridos na Livraria da Unesc e na Fátima Bookstore.

O “Prepara ENEM” faz parte do Projeto ENEM, desenvolvido há quatro anos pela Unesc com estudantes e professores da rede pública de ensino, que incluem capacitação para os professores do Ensino Médio e Aulões para quem está se preparando para fazer o exame. A Gered (Gerência Regional de Educação) é parceira do projeto.

Para o reitor Gildo Volpato, o livro reforça o compromisso da Unesc na qualificação de jovens que não possuem acesso fácil a materiais e preparação para o ENEM. “O ENEM é a porta de entrada para o Ensino Superior com a possibilidade de benefícios como bolsas. E isso pode ser a oportunidade para muitos destes estudantes melhorarem a vida deles e de sua família”, considerou.

A pró-reitora de Ensino de Graduação, Maria Aparecida Melo, afirmou que o projeto colabora com o fortalecimento da Educação Básica e transcende o que até então era feito, uma vez que sai do campus para ir até as escolas e se preocupa não apenas com os estudantes, mas também em capacitar os professores. A pró-reitora de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, Luciane Ceretta, ressaltou que o livro traz a mensagem de que a Universidade tem condições de produzir materiais de muita qualidade e coloca em evidência a Editora e o grupo de professores, além de reforçar o compromisso institucional com a formação de pessoas.

A supervisora de Educação Básica e Técnica da Gered (Gerência Regional de Educação), Carla Michels, salientou a importância do trabalho que a Unesc vem realizando com professores e estudantes do último ano do Ensino Médio. “O Projeto ENEM vem para contribuir muito e queremos dar continuidade a esta parceria”, comentou.

A coordenadora do Projeto ENEM, Ana Lúcia Cardoso, comentou que a ideia central da  iniciativa oportunizar mudanças na vida das pessoas. “Com o “Prepara ENEM” colocamos no papel as experiências que estamos tendo ao longo de quatro anos do projeto. Milhares de pessoas foram beneficiadas e temos muita satisfação em ver esses jovens voltando ao campus da Unesc como alunos da graduação”, Já o editor-chefe da Editora Unesc, Dimas de Oliveira, salientou que o roteiro de estudos irá colaborar para que muitos jovens que não tem condições de participar de um curso preparatório possam ter oportunidades mais igualitárias. O “Prepara ENEM” foi a terceira obra lançada esta semana pela Editora Unesc.

O livro teve a autoria de professores do Colégio Unesc e da Universidade e organização dos professores Marcio Carlos Just, Mainara Cascaes, Eloisa Oliveira, Angela Back, Andréa Rabelo e Ana Lucia Cardoso.

Participaram do evento a pró-reitora de Administração e Finanças, Kátia Sorato, o supervisor de Ensino da Gered, Valdecir Mariana, a diretora geral do Colégio Unesc, Daiana Colombo e as coordenadoras Pedagógicas do Projeto ENEM, Andréia Rabelo e Eloisa Oliveira, além de todos os professores que contribuíram para que o roteiro de estudos virasse realidade.

Professor, orgulho de ser

O lançamento do livro fez parte das ações da campanha “Professor, orgulho de ser”, realizada pela UNA HCE. As ações ocorrem até novembro dentro e fora do campus. A programação inclui ainda palestras sobre alfabetização, ENEM Itinerante nos municípios, Aulão do ENEM e evento na Praça Nereu Ramos pelo Dia do Professor. O foco da campanha é chamar a atenção da comunidade para o papel do professor como agente de transformação social.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Milena Spilere Nandi 16 de setembro de 2016 às 19:28
Compartilhar Comente

Mais de 50 anos de história na arquitetura em uma obra

Mais de 50 anos de história na arquitetura em uma obra
Davi Carrer Mais imagens

Com 81 anos, mais de 50 deles dedicados a arquitetura, Fernando Jorge da Cunha Carneiro lançou a obra “Narrativas de Minha Memória” na tarde de hoje (17/10) no Ateliê do curso de Arquitetura e Urbanismo da Unesc. O livro, editado pela Ediunesc (Editora e Livraria da Unesc), traz a trajetória do arquiteto, algumas curiosidades sobre o tempo em ele que residiu em Araranguá e Porto Alegre e sobre a cidade de Criciúma. “Esse não é um livro sobre arquitetura. É também de arquitetura”, destacou Carneiro.

“Obrigado pela escolha da Unesc, por estar aqui para contar a sua história, que vai inspirar futuros arquiteto. O Fernando não é uma referência só em Criciúma, é uma referência em Santa Catarina”, comentou o reitor Gildo Volpato, que recebeu uma cópia da obra, com dedicatória do autor.

Carneiro lembrou que seu livro traz toda a sua vida, desde a infância, até os 52 anos de atuação como arquiteto. “Esta obra traz minhas experiências e influencias que recebi ao longo da vida”, comentou o arquiteto.

Também prestigiaram o lançamento do livro a pró-reitora de Ensino de Graduação, Robinalva Ferreira, o coordenador da editora, Carlos Renato Carola, o coordenador do curso de Arquitetura e Urbanismo, Miguel Angel Pousadela, colaboradores e alunos.

Fonte: Secom:imprensa@unesc.net

Por: Davi Carrer:dac@unesc.net 17 de outubro de 2012 às 17:15
Compartilhar Comente

Com auditório lotado, Unesc e Pastoral da Saúde lançam livro

Com auditório lotado, Unesc e Pastoral da Saúde lançam livro
Davi Carrer Mais imagens

A Unesc e Pastoral da Saúde da Diocese de Criciúma lançaram na tarde de hoje (4/9) o livro “Fitoterapia Racional: Aspectos taxonômicos, agroecológicos, etnobotânicos e terapêuticos”. A obra une o conhecimento científico e popular adquiridos por um projeto de extensão e os coloca acessíveis a qualquer cidadão. “O conhecimento científico só tem valor se servir às pessoas. Como Universidade, temos um compromisso com a sociedade, e é com uma atividade como essa que declaramos a nossa vocação com todas as letras”, salientou o reitor Gildo Volpato.

A obra é fruto de um projeto interdisciplinar, vinculado a Propex (Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão) e às UNAs (Unidades Acadêmicas) de Ciências da Saúde e Humanidade, Ciências e Educação. Ele foi desenvolvido em parceria com o GEPPLAM (Grupo de Extensão e Pesquisa em Plantas Medicinais) e a Pastoral da Saúde. “Esse conhecimento científico, junto com aqueles de nossos antepassados, se traduzem em vida”, comentou o bispo da Diocese de Criciúma, Dom Jacinto Flach.

10 anos de pesquisa

Os pesquisadores do GEPPLAM, junto com agentes da Pastoral, reuniram parte do material produzido nos últimos 10 anos e conseguiram financiamento para 4 mil cópias pela Fapesc (Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina). “É uma satisfação muito grande viver este momento, em que a Universidade une o conhecimento popular e científico em prol da sociedade”, ressaltou o pró-reitor de Pós-Graduação Pesquisa e Extensão, Ricardo Pinho.

Obra

Por ser um livro patrocinado pela Fapesc ele não estará disponível à venda. Sua distribuição será gratuita e seguirá um cronograma aprovado pela própria Fundação, sendo contempladas, agentes da pastoral da saúde, universidades, bem como seus coautores e organizadores. “Essa é a primeira experiência no estado em que uma universidade se une a uma Pastoral da Saúde para produzir um conhecimento concreto, que chegue ás pessoas”, lembrou o bispo.

Livro

A obra foi organizada pelas farmacêuticas Angela Erna Rossato e Patrícia de Aguiar Amaral, pelo engenheiro agrônomo Roberto Recart dos Santos, pela botânica Vanilde Citadini-Zanette e pela bióloga Melânia de Mattia Pierini. Ele foi editado pela Dioesc. “Sem dúvidas este é um projeto frutífero, tanto para a Universidade, como para a sociedade”, comentou Angela.

O livro é organizado em 12 capítulos, sendo 10 direcionados a plantas estudadas no Gepplam e suas características, formas de utilização, indicações e contraindicações. “Mas há ainda material para mais oito edições”, complementou Angela.

Fonte: Comunicação Social:imprensa@unesc.net

Por: Davi Carrer:dac@unesc.net 04 de setembro de 2012 às 17:20
Compartilhar Comente (2)