Reitoria

Com auditório lotado, Unesc e Pastoral da Saúde lançam livro

Com auditório lotado, Unesc e Pastoral da Saúde lançam livro
Davi Carrer Mais imagens

A Unesc e Pastoral da Saúde da Diocese de Criciúma lançaram na tarde de hoje (4/9) o livro “Fitoterapia Racional: Aspectos taxonômicos, agroecológicos, etnobotânicos e terapêuticos”. A obra une o conhecimento científico e popular adquiridos por um projeto de extensão e os coloca acessíveis a qualquer cidadão. “O conhecimento científico só tem valor se servir às pessoas. Como Universidade, temos um compromisso com a sociedade, e é com uma atividade como essa que declaramos a nossa vocação com todas as letras”, salientou o reitor Gildo Volpato.

A obra é fruto de um projeto interdisciplinar, vinculado a Propex (Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão) e às UNAs (Unidades Acadêmicas) de Ciências da Saúde e Humanidade, Ciências e Educação. Ele foi desenvolvido em parceria com o GEPPLAM (Grupo de Extensão e Pesquisa em Plantas Medicinais) e a Pastoral da Saúde. “Esse conhecimento científico, junto com aqueles de nossos antepassados, se traduzem em vida”, comentou o bispo da Diocese de Criciúma, Dom Jacinto Flach.

10 anos de pesquisa

Os pesquisadores do GEPPLAM, junto com agentes da Pastoral, reuniram parte do material produzido nos últimos 10 anos e conseguiram financiamento para 4 mil cópias pela Fapesc (Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina). “É uma satisfação muito grande viver este momento, em que a Universidade une o conhecimento popular e científico em prol da sociedade”, ressaltou o pró-reitor de Pós-Graduação Pesquisa e Extensão, Ricardo Pinho.

Obra

Por ser um livro patrocinado pela Fapesc ele não estará disponível à venda. Sua distribuição será gratuita e seguirá um cronograma aprovado pela própria Fundação, sendo contempladas, agentes da pastoral da saúde, universidades, bem como seus coautores e organizadores. “Essa é a primeira experiência no estado em que uma universidade se une a uma Pastoral da Saúde para produzir um conhecimento concreto, que chegue ás pessoas”, lembrou o bispo.

Livro

A obra foi organizada pelas farmacêuticas Angela Erna Rossato e Patrícia de Aguiar Amaral, pelo engenheiro agrônomo Roberto Recart dos Santos, pela botânica Vanilde Citadini-Zanette e pela bióloga Melânia de Mattia Pierini. Ele foi editado pela Dioesc. “Sem dúvidas este é um projeto frutífero, tanto para a Universidade, como para a sociedade”, comentou Angela.

O livro é organizado em 12 capítulos, sendo 10 direcionados a plantas estudadas no Gepplam e suas características, formas de utilização, indicações e contraindicações. “Mas há ainda material para mais oito edições”, complementou Angela.

Fonte: Comunicação Social:imprensa@unesc.net

04 de setembro de 2012 às 17:20
Compartilhar Comente (2)

2 comentários

Heloisa de Mattia Pierini

05 de setembro de 2012 às 13:25

Parabéns a todos envolvidos com este projeto! A cerimônia no auditório foi muito agradável, e o este livro têm grande importância para esclarecer a população em geral.

teresinha Marias Gonçalves

04 de setembro de 2012 às 20:14

PARABÉNS A TODOS OS MEUS COLEGAS QUE PESQUISARAM PACIENTEMENTE JUNTO COM A COMUNIDADE. PARABÉNS Á UNESC E Á DIOCESE DE CRICIÚMA. Trabalho de grande Valo!!!

Deixe um comentário