Reitoria

Unesc apresenta novos pesquisadores nas áreas de Ciências da Saúde e Engenharia de Materiais

Unesc apresenta novos pesquisadores nas áreas de Ciências da Saúde e Engenharia de Materiais
Professores vão atuar em mestrados, doutorados e nos cursos de graduação (Fotos: Milena Nandi) Mais imagens

A Unesc se destaca em suas mais diversas áreas de atuação. Na pesquisa, tem sido reconhecida pelos bons resultados alcançados nos últimos anos, fruto do intenso e sistemático investimento realizado. Prova disso é o resultado do RUF (Ranking Universitário Folha) de 2018, que apontou a Universidade como a segunda não estatal no quesito pesquisa em Santa Catarina. Nesta semana, a Instituição anuncia mais uma ação na direção da busca pela excelência, com a apresentação de cinco novos professores doutores para integrar a equipe do PPGCS (Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde) e do PPGCEM (Programa de Pós-Graduação em Ciência e Engenharia de Materiais).

Os pesquisadores Fabiano Raupp Pereira, Sabrina Arcaro e Matheus Vinícius Gregory Zimmermann são os mais novos professores do PPGCEM e Gislaine Zilli Réus e Cinara Ludvig Gonçalves, do PPGCS.

Segundo o diretor de Pesquisa e Pós-Graduação da Unesc, Oscar Montedo, atualmente a pesquisa de maior relevância é feita dentro dos PPGs, onde os professores mais dedicados à pesquisa estão alocados. Assim, para que a Universidade continue evoluindo na área, precisa qualificar cada vez mais o seu corpo docente. Montedo afirma que os processos seletivos realizados recentemente pelos Programas de Pós-Graduação tiveram critérios de avaliação rígidos no sentido de atrair os melhores professores para a Unesc. 

Os professores vieram para atuar nos mestrados e doutorados em Ciências da Saúde – nota 6 de um máximo de 7 na avaliação da Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), e em Ciência e Engenharia de Materiais. “Profissionais do mais alto gabarito em suas áreas foram contratados. Cada um com currículo de história acadêmica sólida, com muita produção científica e experiência em orientação. Alguns fizeram doutorado ou pós-doutorado no exterior e foram se atualizar para melhorar a sua linha de pesquisa. Conseguimos trazer para a Instituição profissionais que vão agregar muito à equipe já existente e ajudar a impulsionar ainda mais a nossa produção científica”, afirma.

Montedo explica ainda que a vinda de mais pesquisadores fortalece também a graduação. “Isso colabora com a melhoria da qualidade do ensino, da formação de novos profissionais, dos trabalhos de conclusão de curso, dos núcleos docentes estruturantes e dos espaços em que atuam”.

Conheça os novos pesquisadores da Unesc

PPGCEM (Programa de Pós-Graduação em Ciência e Engenharia de Materiais)

Fabiano Raupp Pereira

Doutor em Ciência e Engenharia de Materiais pela Universidade de Aveiro - Centro de Investigação em Materiais Cerâmicos e Compósitos, em Portugal, o professor tem ainda mestrado em Ciência e Engenharia de Materiais e especialização em Engenharia de Produção: Consultoria Empresarial pela UFSC, é graduado em Tecnologia em Cerâmica pela Unesc e possui formação técnica em Mecânica pela Escola Técnica Federal de Santa Catarina. Participou da implementação e desenvolvimento do processo de certificação de revestimentos cerâmicos (Centro Cerâmico do Brasil - Laboratório de Materiais - LABMAT/EMC/UFSC) e do Centro Tecnológico em Cerâmica/Materiais - CTCMat – Criciúma. Coordenou os Programas de Inovação Tecnológica e de Intercâmbio do Departamento Regional do Senai/SC, foi professor no Programa de Pós-Graduação em Ciência e Engenharia de Materiais da UFSC e realizou atividades de pesquisa/investigação no IPN - Instituto Pedro Nunes de Coimbra - Portugal.

“Minhas expectativas em relação ao trabalho a ser desenvolvido na Unesc estão alinhadas à missão e a visão institucional da Universidade e aos próprios objetivos do mestrado e do doutorado do PPGCEM, pois podem ser associados ao meu propósito profissional de contribuir com a educação e a produção científico-tecnológica aplicada a minha área de atuação: valorização de resíduos e sustentabilidade”, comenta Pereira.

Sabrina Arcaro

Pós-doutora em Engenharia de Minas, Metalúrgica e Materiais pela UFRGS (2016- 2019), Sabrina é doutora em Ciência e Engenharia de Materiais com período de estágio no Instituto de Cerámica y Vidrio na Espanha (2013-2016), mestre em Ciência e Engenharia de Materiais pela UFSC e graduada em Tecnologia em Cerâmica pela Unesc. Professora universitária, ela desenvolve ainda pesquisas voltadas para materiais vítreos e vitrocerâmicos, processamento coloidal, síntese de nanoestruturas para diferentes aplicações.

“É uma honra retornar a casa! Me formei na Unesc e foi aqui que despertei como pesquisadora. A Unesc me proporcionou uma excelente formação e agora é a minha vez de contribuir para formar grandes profissionais e acima de tudo, grandes pessoas. Trago uma bagagem de conhecimentos e parcerias de trabalho. Espero com isso poder somar e acima de tudo contribuir com o excelente trabalho que vem sendo desenvolvido pelos profissionais e pesquisadores que aqui estão”, afirma. 

Matheus Vinícius Gregory Zimmermann

Doutor em Engenharia de Minas, Metalúrgica e Materiais pela UFRGS (2016), Zimmermann é mestre em Engenharia de Processos e Tecnologias pela Universidade de Caxias do Sul (2013) e possui graduação em Tecnologia em Polímeros pela mesma instituição. Com experiência industrial e acadêmica nas áreas de engenharia, processos e conformação de materiais poliméricos, o professor atua principalmente nos temas: engenharia de polímeros, processamento de materiais poliméricos; espumas poliméricas; aditivação de termoplásticos; reciclagem e recuperação de materiais poliméricos, projeto e desenvolvimento de linhas de processamento; polímeros de engenharia e análise de estrutura e propriedades de materiais, análises e interpretação de dados instrumentais; controle de qualidade em linhas de produção e produtos poliméricos, desenvolvimento de novos produtos em polímeros.

“O meu ingresso como professor e pesquisador PPGCEM da Unesc tem como objetivo o fortalecimento do setor de materiais poliméricos na região e promover a cultura e crescimento de projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação em empresas, bem como difundir o conhecimento da ciência e tecnologia de materiais poliméricos. Também viso a longo prazo, a criação de um centro de pesquisa aplicada de materiais poliméricos, com notoriedade nacional e internacional”, revela.

PPGCS (Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde)

Gislaine Zilli Réus

Doutora em Ciências da Saúde (2011) e graduada em Ciências Biológicas (2008) pela Unesc, Gislene fez estágios de pós-doutorado na Instituição e na University of Texas Medical School at Houston, nos Estados Unidos. É afiliada da Academia Brasileira de Ciências (ABC). Sua linha de pesquisa é focada no entendimento dos aspectos neurobiológicos envolvidos na fisiopatologia da depressão, bem como na investigação de novas estratégias terapêuticas para o tratamento deste transtorno. Possui mais de 100 publicações e é autora de um livro científico. Além disso, já recebeu importantes premiações por trabalhos realizados na área da depressão, incluindo o prêmio “Para mulheres na Ciência” promovido pela L’Oreal, ABC e Unesc.

“A Unesc é minha universidade do coração e minhas expectativas são as melhores possíveis. É a universidade que fez grande parte da minha formação, na qual tive excelentes professores, que me mostrou a ciência e a pesquisa. Quero trabalhar muito para ver a Instituição crescendo cada dia mais! Quero ensinar meus alunos e aprender com eles. Quero produzir pesquisa de qualidade e fazer redes de colaborações com outras instituições nacionais e internacionais. Me alegra muito a oportunidade em fazer parte deste time”, salienta.

Cinara Ludvig Gonçalves


Pós-doutora pelo Albert Einstein College of Medicine, Estados Unidos, na área de Neurotoxicologia de Metais Pesados, Cinara é doutora em Bioquímica pela UFSC (2017) com estágio na Universidade de Indiana, Estados Unidos, na área de Neuroinflamação (2016). É mestre em Ciências da Saúde (2013) e graduada em Ciências Biológicas (2010) pela Unesc. Possui experiência na área de Bioquímica, Neurociências e Neurotoxicologia, de modo que publicou diversos artigos científicos relacionados ao papel do metabolismo energético em transtornos psiquiátricos e no uso de antidepressivos; o papel da neuroinflamação e do estresse oxidativo em processos neurodegenerativos, além de trabalhos sobre o efeito de neurotoxicantes no neurodesenvolvimento.  

“É com grande entusiasmo que irei fazer parte do corpo docente do PPGCS da Unesc, atuando como professora e pesquisadora na linha de pesquisa de Autismo. Meu intuito aqui é coordenar as pesquisas na área de transtornos do espectro autista buscando compreender o papel dos fatores de risco ambientais e genéticos no desenvolvimento do transtorno. Neste sentido, buscarei através da orientação de alunos e futuros pesquisadores, estabelecer um grupo de pesquisa com profissionais que além de atuarem na pesquisa científica básica e em estudos translacionais na instituição, também estejam motivados a agir em atividades de extensão voltadas à comunidade. Acredito que a ponte entre a bancada de laboratório e a clínica eleve exponencialmente o valor científico e social dos projetos aqui desenvolvidos”.

Milena Nandi – Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Milena Spilere Nandi 07 de março de 2019 às 17:50
Compartilhar Comente

Unesc tem projetos aprovados pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico

Unesc tem projetos aprovados pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico
Doze pesquisadores da Unesc receberão aporte financeiro do CNPq/Universal (Foto: Arquivo) Mais imagens

A Unesc colheu em 2018, os frutos dos investimentos em pesquisa que vêm sendo realizados há anos pela Instituição em diversas áreas. A pesquisa, em especial, fechou o ano com conquistas importantes, como a aprovação de três novos doutorados (em Educação, em Desenvolvimento Socioeconômico e em Ciência e Engenharia de Materiais) pela Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) no segundo semestre. Além disso, no fim do ano, a Unesc teve a aprovação de 12 projetos de pesquisa pelo edital de Chamada Universal do CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico). Com isso, as iniciativas irão receber aporte financeiro para três anos de atividades, incluindo bolsas de iniciação científica para estudantes da Unesc.

Esse edital contempla projetos de todas as áreas do conhecimento. O CNPq – ligado ao Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações – realiza uma avaliação da importância científica e tecnológica do projeto e aprova os que considera como os melhores do Brasil.

Do montante dos recursos federais a serem destinados, 30% vai para o Norte e o Nordeste. Os outros 70% se dividem entre as regiões Centro Oeste, Sul e Sudeste. “Nossos pesquisadores estão em uma região muito competitiva. Especialmente em se tratando do eixo Rio-São Paulo, que concentra o maior número de pesquisadores e universidades. Aprovar 12 projetos em um edital Universal, independente dos valores, significa o reconhecimento da qualidade da pesquisa desenvolvida na nossa Universidade”, afirma o diretor de Pesquisa e Pós-Graduação, Oscar Montedo.

Segundo ele, os projetos que foram aprovados em 2018 estão vinculados a temas inéditos ou que o pesquisador já está aprofundando. Os 12 professores doutores contemplados pelo edital pertencem aos PPGs (Programas de Pós-Graduação): CEM (Ciência e Engenharia de Materiais); SCol (Saúde Coletiva); CS (Ciências da Saúde), DS (Desenvolvimento Socioeconômico) e E (Educação). Além dos projetos aprovados no edital de 2018 – que começa a vigorar em 2019 – a Unesc tem outros em andamento, e que foram contemplados no edital de 2016, com vigência de 2017 a 2019.

Incentivo à iniciação científica

Montedo explica que cada projeto contemplado recebe, além do valor conforme a faixa prevista no edital, recurso para o pagamento de um bolsista de iniciação científica durante três anos. “Com essa bolsa, contribuímos para formação integral do acadêmico ao inserir aspectos da pesquisa nos estudantes participantes do projeto. Essas bolsas colaboram com a qualificação do aluno e melhoram os indicadores de desempenho da Instituição”, considera.

Pesquisa em evolução 

O diretor de Pesquisa e Pós-Graduação da Unesc considera que a aprovação de três doutorados e de um número crescente de projetos na Chamada Universal do CNPq, faz parte de um processo de evolução da pesquisa na Universidade iniciado há alguns anos. “Com os recursos para a pesquisa no Brasil cada vez menores, ter 12 pesquisadores contemplados significa muito”, comenta.

Segundo Oscar, o apoio que a Universidade dá para a realização de estudos científicos, permite que os professores consigam reverter o fomento destinado em geração de conhecimento e produção científica. E as publicações destas pesquisas em revistas científicas reforçam a importância do que está sendo feito na Instituição. “Uma pós-graduação e uma pesquisa fortes melhoram a qualidade da graduação, porque esses professores também estão nestes cursos”.

Milena Nandi - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing 

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Milena Spilere Nandi 16 de janeiro de 2019 às 14:01
Compartilhar Comente

Primeira dissertação do Mestrado em Direito é aprovada com nota máxima

Primeira dissertação do Mestrado em Direito é aprovada com nota máxima
Com nota máxima, projeto foi sugerido para publicação em livro (Fotos: Vitor Netto) Mais imagens

Os Direitos das Crianças foi o tema da primeira dissertação de Mestrado do PPGD (Programa de Pós-Graduação em Direito) da Unesc. A defesa ocorreu na tarde desta terça-feira (23/10) e contou com a participação do corpo docente, membros da reitoria, mestrandos e familiares. Renata Napoli Vieira Serafim, a mais nova mestra em Direito, teve sua dissertação, com o título “As recomendações do Comitê para os Direitos da Criança, da Convenção das Nações Unidas sobre os Direitos da Criança de 1989: uma análise da sua aplicação nas Políticas Públicas brasileiras”, aprovada com nota máxima.

O problema de pesquisa delimitou-se a de que maneira as recomendações formuladas pelo Comitê para os Direitos da Criança, da Convenção da ONU, foram recepcionadas e consideradas como substrato na elaboração das políticas públicas nacionais de atendimento, proteção e justiça dos direitos das crianças, tendo em vista a incorporação do paradigma da proteção integral pelo texto constitucional de 1988.

“Ano que vem a Convenção Internacional sobre os Direitos das Crianças completa 30 anos e, apesar de todo esse tempo, aumentaram e surgiram novas violações aos direitos infanto-adolescentes. O Brasil ratificou a Convenção em 1990, assumindo todos os compromissos nela estabelecidos. Entretanto, esses compromissos não têm sido cumpridos, uma vez que as políticas públicas não têm sido elaboradas considerando os princípios basilares da Convenção reafirmados no ordenamento jurídico nacional pelo Estatuto da Criança e do Adolescente", explica Renata.

Outro ponto abordado por Renata, é que as recomendações demonstram que as crianças e adolescentes brasileiros ainda são vítimas de discriminação, abuso, exploração sexual, trabalho infantil e violência física e psicológica. Dentro dessas vítimas, grupos como crianças negras, indígenas, com deficiências e as que vivem em áreas urbanas marginalizadas ou em zonas rurais remotas se destacam.

O trabalhou se dividiu em três capítulos: A proteção Internacional dos Direitos de Crianças; Paradigma da Proteção Integral frente às políticas públicas à criança e aos adolescentes; As recomendações do CDC (Comitê de Direitos da Criança).

Portas para o futuro

A primeira dissertação do programa teve a orientação do professor Dr. Ismael Francisco de Souza, e a banca avaliadora composta pela professora da Unesc, Dra. Fernanda da Silva Lima, a professora da Faculdade Avantis, Dra. Mônica Duarte.

De acordo com o vice-reitor, Daniel Preve, o dia marca um momento especial para a Universidade. “O programa vem há muitos anos sendo pensado e com a ajuda de muitas mãos, cérebros e corações para que chegasse nesse dia. É um dia de história para a Universidade”, comenta.

O coordenador adjunto do PPGD, Dr. Reginaldo de Souza Viera, destaca que é uma oportunidade de mostrar para a sociedade o que está sendo feito no programa. “Esse momento marca a construção do projeto e o resultado concreto. Mostra aquilo que o PPGD trouxe para a formação do mestrando”, afirma.

Renata iniciou seus estudos na Unesc no PPGDS (Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Socioeconômico) em uma disciplina isolada com o professor Dr. Reginaldo, porém quando abriram as inscrições para o Mestrado em Direito, se inscreveu. Agora, mestra através do Programa, sente-se honrada em defender a primeira dissertação. “Era um sonho ainda na graduação de Direito e sinto que isso abre portas para os outros mestrandos também concluírem o programa. É uma honra fazer parte da construção desse projeto”, explica.

A banca avaliadora ainda sugeriu para Renata a publicação do seu trabalho em forma de livro.

Vitor Netto - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Vitor Netto Henrique 24 de outubro de 2018 às 17:50
Compartilhar Comente (2)

Livro Ações que Mudam o Mundo traz casos de empresas sociais

Livro Ações que Mudam o Mundo traz casos de empresas sociais
Livro de professora e egressa da Unesc foi lançado no Bairro da Juventude (Fotos: Milena Nandi) Mais imagens

O empreendedorismo social entende que para a transformação do mundo em um lugar melhor ocorrer, basta a atuação de pessoas. E são iniciativas que têm mudando cenários e pessoas que o livro “Ações que Mudam o Mundo: Casos de Empreendimentos Sociais” traz. Lançada na manhã desta quarta-feira (23/5), a obra, escrita pela mestra em Desenvolvimento Econômico pela Unesc Carla Spillere Busarello e pela professora doutora da Unesc Melissa Watanabe, traz cinco casos de empresas sociais brasileiras e destaca um exemplo de sucesso na região: o Bairro da Juventude.

A obra surgiu de uma pesquisa sobre empreendedorismo social que Carla fez durante o seu mestrado, com a orientação da professora Melissa. A pesquisa de Carla foi feita no Bairro da Juventude, mas para o livro, as autoras resolveram ampliar para outras empresas sociais do país. O projeto foi aprovado no Edital Público da Fapesc (Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina) de 2015 e no ano seguinte, após Carla terminar o mestrado, as duas começaram a produzir o livro, que apresenta casos do Bairro da Juventude (Criciúma); 100% Amazônia (Belém); Atados (São Paulo, Rio de Janeiro e Florianópolis); Terra Nova (Curitiba) e ponteAponte (São Paulo).

“Ao longo do nosso trabalho sempre procuramos o “para que” do livro. E ele foi feito para que a gente possa inspirar outras pessoas que empreendimentos sociais têm uma função extremamente importante e que são transformadores. A palavra é transformação social”, afirma Melissa. “A Unesc, como Universidade Comunitária, difunde o conhecimento. Ele não fica enclausurado, restrito. E esse livro representa a entrega para a sociedade do que a gente faz”, complementa.

Para Carla, o lançamento do livro é a realização de um sonho de infância e representa um fechamento concreto do mestrado. "Queríamos entregar algo para a sociedade. O objetivo com o livro não é trazer teorias, mas fazer algo para que qualquer pessoa possa ler estar se inspirando ou ver que dá sim de mudar o mundo”, comenta a autora, lembrando que o trabalho do Bairro da Juventude tem destaque por ser uma empresa social que está há mais de seis décadas no mercado gerando mudança na vida de famílias inteiras.

A reitora da Unesc, Luciane Ceretta, afirma que o resultado do estudo comprova a importância de um programa de mestrado como o de Desenvolvimento Socioeconômico da Universidade, que também tem a finalidade de multiplicar a produção do conhecimento por meio da pesquisa. “Mais que cumprimentar a Carla e a Melissa eu quero agradecer. Essa obra marca mais do que as histórias que estão postas, mas uma ruptura no modo de pensar e entender o empreendedorismo social. Marca uma nova concepção conceitual sobretudo na nossa Universidade. E trazer um parceiro tão importante, um projeto tão grandioso como o Bairro da Juventude é incrível”, afirma.

A diretora executiva do Bairro da Juventude, Sílvia Zanette, comentou sobre a parceria com a Unesc e agradeceu pelo trabalho desenvolvido e pelo livro. “Tudo isso enriquece muito o nosso trabalho. Que possamos estar sempre juntos. O Bairro está muito ligado à Unesc e a essência de ambos continua a mesma desde o início”.

Já o diretor de Projetos da entidade, Anézio Luiz de Souza, falou sobre como a atuação do Bairro na comunidade transforma vidas.

O evento ainda a teve a presença do professor da Unesc, Ricardo Pieri, que é conselheiro do Bairro da Juventude e da assessora do gabinete da Reitoria da Unesc, Tatiane Macarini.

O evento foi uma realização da Unesc, do PPGDS (Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Socioeconômico) da Universidade, do Giees (Grupo de Pesquisa em Inovação, Educação e Empreendedorismo Social) e do Bairro da Juventude, com apoio da Doistoque Marketing.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Milena Spilere Nandi 23 de maio de 2018 às 14:54
Compartilhar Comente

Pesquisadores na área de Saúde Coletiva são homenageados em Galeria de Mestres da Unesc

Pesquisadores na área de Saúde Coletiva são homenageados em Galeria de Mestres da Unesc
Inauguração do espaço ocorreu nesta sexta-feira (Fotos: Milena Nandi) Mais imagens

A Unesc lançou, nesta sexta-feira (16/3) o Núcleo de Saúde Coletiva e inaugurou a Galeria dos Mestres em Saúde Coletiva. O evento, realizado pelo PPGSCol (Programa de Pós-graduação em Saúde Coletiva) teve a presença de alunos, professores e funcionários da Instituição.

A Galeria dos Mestres homenageia 13 pesquisadores de relevância local, regional, estadual, nacional e internacional que contribuíram com seu trabalho da área da saúde. Entre eles, está a reitora da Unesc, Luciane Ceretta. A professora doutora foi escolhida por defender um SUS público, gratuito e de qualidade e ter sido, enquanto profissional de Enfermagem, uma das responsáveis pelo processo de implantação do Programa Saúde da Família em Criciúma. Além disso, as pesquisas realizadas e as iniciativas de integração de atividades práticas na comunidade ao ensino também foram levadas em consideração para a escolha.

“Muito me honra ter o meu nome referenciado por aqueles que constroem conosco o cotidiano da nossa Universidade à frente da Saúde Coletiva e das lutas empreendidas pelas políticas de saúde nesse país, nesse Estado, nesse município. Vivemos sim um momento muito difícil para o Sistema Único de Saúde no Brasil, talvez para o SUS nunca antes visto com a ameaça para a sua permanência. Sou defensora deles e sabemos que 100% da população brasileira usa e 80% só tem esse sistema para cuidar da sua saúde e da sua família. Precisamos de fato refletir que sistema é esse, que lugar ele ocupa hoje no contexto que nós temos”, afirmou Luciane, que também parabenizou o grupo formado por alunos e professores que atuam na área de Saúde Coletiva na Universidade.

A coordenadora do PPGSCol, Lisiane Tuon agradeceu pelo empenho de professores e estudantes para a criação do Núcleo de Saúde Coletiva. Ela explicou que ele tem o objetivo de viabilizar os meios institucionais, materiais e humanos para a realização e aprimoramento do ensino, da pesquisa, da extensão e de eventos e capacitações na área de Saúde Coletiva, de interesse acadêmico ou da comunidade. O Núcleo irá atuar nas áreas de Epidemiologia, Ambiente e Trabalho; Política, Planejamento e Gestão em Saúde; Saúde, Cultura e Cidadania; Bioética e Segurança do Paciente; Educação em Saúde e Direito a Saúde. “Na próxima semana iniciamos o trabalho e contamos com a participação de todos”, comentou Lisiane.

O Núcleo ainda disponibilizará o “Observatório de Saúde Coletiva”, com um site onde qualquer cidadão poderá ter acesso fácil a bancos de dados atuais sobre Saúde Coletiva, ter acesso a informações e participar da formação e sugestão de articulações das políticas regionais e nacionais na área.

O artista responsável pelas obras da Galeria de Mestres, César Pereira, é egresso do curso de Artes Visuais da Unesc e possui mais de 30 anos de experiência em cerâmica. “Fizemos retratos sobre placas de cerâmica, confeccionadas manualmente e a pintura utilizou argila, com corantes minerais para alterar a cor. Foi um desafio e fico feliz em ter sido lembrado e em poder ter uma obra em cerâmica dentro da Unesc”.

O lançamento do Núcleo e a inauguração da Galeria deve ainda a presença da pró-reitora Acadêmica, Indianara Becker e do professor do PPGSCol, Jacks Soratto, que foi o curador da galeria.

A montagem da Galeria dos Mestres teve o apoio técnico do Setor de Projetos e Obras da Unesc e financeiro do Ministério da Saúde.

Galeria dos Mestres


Doutor Antônio Sérgio da Silva Arouca – Médico
Foi militante do movimento de reforma sanitária brasileira e presidiu a 8ª Conferência Nacional de Saúde em 1986, marco principal da conquista do SUS.

Doutora Barbara Starfield – Médica
Foi co-fundadora e primeira presidente da Sociedade Internacional para a Equidade em Saúde. É considerada uma das investigadoras mais importantes na área dos cuidados de saúde primários.

Doutor Jairnilson Silva Paim – Médico
É um dos expoentes da Reforma Sanitária Brasileira, e tem contribuído significativamente para consolidação dos seus princípios nos cotidianos dos serviços de saúde.

Doutor Emerson Elias Merhy – Médico
É uma das referenciais nacionais sobre processos de Avaliação da Produção do Cuidado e o Trabalho em Saúde. Suas contribuições perpassam mudanças significativas que circulam pela academia e pelos cenários de práticas.

Doutor Gastão Wagner de Sousa Campos – Médico
Militante da reforma sanitária brasileira e atual presidente da Abrasco (Associação Brasileira de Saúde Coletiva). Seus posicionamentos enfatizam a luta pelo direito a saúde e a defesa de um SUS equânime.

Doutor Paulo Amarante – Médico
É um dos principais expoentes do Movimento Nacional da Luta Antimanicomial.

Doutor Josué Apolônio de Castro – Médico
Apesar de não ser geógrafo de formação, tornou-se um dos maiores pensadores da Geografia, em virtude, principalmente, das obras: Geografia da Fome e Geopolítica da Fome, conhecidas mundialmente como mapa da fome.

Mestre Clair Castilhos Coelho – Farmacêutica
Referência em políticas de saúde, assistência farmacêutica e políticas voltadas à saúde da mulher, controle social e feminismo.

Doutor José Patrício Bispo Júnior – Fisioterapeuta
É uma referência nacional na profissão de fisioterapia por produções intelectuais e construções assistências voltadas para a Saúde Coletiva.

Doutor João Carlos Caetano – Odontólogo
Atualmente é Sanitarista do Governo do Estado de Santa Catarina, com estudos voltados Vigilância da Fluoretação das águas do Abastecimento Público.

Doutor Bernardo Elias Correa Soares – Biomédico
É uma referência internacional na área da Patologia e Microbiologia Clínica, com ênfase no Diagnóstico e Epidemiologia das Doenças Infecto-Parasitárias.

Doutor Marco Aurélio Da Ros – Médico
Possui uma vasta contribuição no campo da saúde coletiva principalmente no tocante a construção de um entendimento mais integral sobre a concepção saúde-doença.

Doutora Luciane Bisognin Ceretta – Enfermeira
Defensora de um SUS público, gratuito e de qualidade. Enquanto profissional enfermeira foi uma das responsáveis pelo processo de implantação do Programa Saúde da Família no município em Criciúma. Enquanto docente foi responsável por diversas iniciativas exitosas que tiveram mudança substancial na integração ensino-serviço.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Milena Spilere Nandi 16 de março de 2018 às 16:10
Compartilhar Comente