Reitoria

PPGD ganhará nova sala

PPGD ganhará nova sala
Reitora e vice comunicaram o colegiado sobre o novo espaço (Foto: Vitor Netto) Mais imagens

Em busca do aprimoramento dos programas oferecidos pela Universidade, o PPGD (Programa de Pós-Graduação em Direito) da Unesc, reuniu-se na tarde desta terça-feira (20/2) para alinhar o planejamento do programa para este ano. Durante a reunião, foi apresentado ao grupo do colegiado o projeto da nova sala para o programa. 

“A nova sala será sediada no Bloco P e comportará os grupos de pesquisa e o corpo docente. O espaço oferecerá melhores condições para o grupo de pesquisa e mestrandos. A sala dará uma nova cara ao programa, com perspectivas diferentes, ampliando a interlocuções com os outros setores”, afirmoi a reitora Luciane Ceretta.

Outros pontos tratados na reunião, foram os planejamentos do colegiado para 2018.

A reunião teve a ainda a participação do vice-reitor, Daniel Preve.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Assessoria de imprensa 20 de fevereiro de 2018 às 17:05
Compartilhar Comente

Qualidade dos Mestrados e Doutorados da Unesc é reconhecida nacionalmente

Qualidade dos Mestrados e Doutorados da Unesc é reconhecida nacionalmente
Três Programas de Pós-Graduação aumentaram suas notas na Capes (Foto: Arquivo) Mais imagens

A Unesc vem colhendo os frutos do trabalho nas áreas de ensino, pesquisa, extensão e inovação e recebeu mais um resultado positivo de avaliações em âmbito nacional. Desta vez foram seus PPGs (Programas de Pós-Graduação), que tiveram as notas aumentadas na avaliação da Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior). O resultado foi divulgado na última semana de setembro e revelou que a Unesc figura no seleto grupo formado por 22% das 4.175 IES (Instituições de Ensino Superior) brasileiras que obtiveram aumento no conceito de qualidade de seus PPGs.

A Capes realiza uma avaliação quadrienal dos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu (Mestrado e Doutorado) de todo o Brasil. A última análise, feita de 2013 a 2016 apontou que a Unesc teve três de seus PPGs, o conceito de qualidade maior que no comparativo com a avaliação anterior.

Para a reitora da Unesc, Luciane Ceretta, o resultado é reflexo do trabalho sério realizado pelos professores, pesquisadores e alunos dos PPGs e do investimento que a Instituição tem feito em seus cursos. “A avaliação positiva da Capes avaliza os esforços feitos há anos no sentido de buscar a excelência dos nossos cursos de pós-graduação stricto sensu. É um orgulho para a Universidade ser referência nacional também nesta área”, afirma Luciane. “O resultado também é positivo para a região, que se beneficia com a pesquisa desenvolvida e com profissionais ainda mais capacitados e que vão fazer a diferença na sociedade”, complementa.

Conceitos maiores

Após esta última avaliação da Capes, o PPGE (Programa de Pós-Graduação em Educação), o PPGDS (Programa de Desenvolvimento Socioeconômico) e o PPGCEM (Programa de Pós-Graduação em Ciências e Engenharias de Materiais) passaram do conceito 3 para 4 - quando o PPG possui Mestrado, como no caso do PPGE, PPGDS e PPGCEM o conceito máximo que pode alcançar é 5. Desse modo, estão credenciados a submeterem à Capes programas de doutorado para o ano que vem, se assim a Instituição avaliar como pertinente.

“A Unesc tem sete programas atualmente. Dois são muito jovens e não completaram o período de avaliação e, portanto, mantiveram a sua nota. Considerando apenas os cinco que poderiam aumentar o conceito, três deles passaram de 3 para 4. Essa é uma conquista importante para a Unesc porque consolida todo o trabalho e investimento feito pela Instituição nos últimos anos”, afirma o pró-reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, Oscar Montedo.

Além disso, dois programas que já possuem cursos de doutorado mantiveram seus conceitos. O PPGCA (Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais) manteve seu conceito 4, enquanto que o PPGCS (Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde) continua sendo um programa de excelência aos olhos da Capes, mantendo seu conceito 6.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Milena Spilere Nandi 08 de outubro de 2017 às 08:00
Compartilhar Comente

Associação dos Pós-Graduandos da Unesc é lançada

Associação dos Pós-Graduandos da Unesc é lançada
Universidade é primeira não estatal em SC a ter uma APG (Fotos: Milena Nandi) Mais imagens

A Unesc ganhou, na noite desta sexta-feira (30/9), uma APG (Associação de Pós-Graduandos) e, com isso, se tornou a primeira IES (Instituição de Ensino Superior) não estatal de Santa Catarina a possuir uma associação formada por estudantes dos cursos de especialização, MBA, mestrado e doutorado. A APG será um espaço de discussão de pautas de interesse dos alunos de pós-graduação, de defesa de seus interesses, de integração e de colaboração com a Unesc no sentido de ajudar a pensar maneiras para potencializar cada vez mais a área na Universidade.

A APG é uma iniciativa dos estudantes dos cursos de pós-graduação latu e stricto senso da Unesc com o apoio da Unesc, por meio da Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão. Os trabalhos da comissão iniciaram este ano e, em 5 e 12 de agosto, ocorrem assembleiaa com os estudantes de pós-graduação da Universidade, para elencar os objetivos da associação.

“Estamos vivenciando um momento histórico e é fantástico fazer parte disso. Temos o DCE, mas os alunos da pós têm características e necessidades diferentes das dos estudantes da graduação. Por isso, a importância de ter uma representatividade direcionada para nós”, afirmou a presidente da APG Unesc, Tatiane Belletini Moniari.

Para o reitor Gildo Volpato, criar uma associação é um desafio, mas os resultados serão benéficos tanto para estudantes quanto para a Universidade. “Vocês irão discutir políticas de defesa dos interesses dos estudantes de pós-graduação e também poderão nos ajudar a pensar maneiras para fortalecer os programas, difundir políticas de acompanhamento de egressos e muito mais”, comentou Volpato.

A pró-reitora de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, Luciane Ceretta, chamou a atenção de que a Unesc é, mais uma vez, protagonista de fatos, sendo a primeira IES não estatal catarinense a possuir uma APG e que isso só agregará para a história da Universidade. “Vamos pensar os cursos de pós-graduação a partir do olhar dos alunos. Essa organização foi um passo muito importante”, considerou.

O presidente do DCE Unesc, Franciel Tupã, participou do lançamento da associação e colocou o Diretório Central à disposição da APG. Segundo ele, a associação preenche um espaço importante na Instituição e representa uma conquista para todos os estudantes.

Também participaram do lançamento da associação os diretores das UNAs (Unidades Acadêmicas) CSA (Ciências Sociais Aplicadas), Daniel Preve, e SAU (Ciências da Saúde), Indianara Becker, e os membros da diretoria executiva da APG: Ismael Córdova (vice-presidente); Carla Simon (secretária); Tayse Sutili (Tesoureira) e Luciano Pacheco de Medeiros (Tesoureiro adjunto).

Para participar

Todo aluno de pós-graduação da Unesc está automaticamente associado e não há custo em adesão ou mensalidade. Caso o estudante não queira fazer parte, pode solicitar a desvinculação na própria APG, que funciona no período matutino na Sala do Comitê de Ética, localizada no Bloco S. Para mais informações, os estudantes podem entrar em contato com a associação pelo e-mail comissaoproapgunesc@gmail.com.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Milena Spilere Nandi 30 de setembro de 2016 às 21:46
Compartilhar Comente

Estudantes estrangeiros recebem boas-vindas da Reitoria

Estudantes estrangeiros recebem boas-vindas da Reitoria
Novos alunos vêm de Angola, Uruguai, Espanha e França (Fotos: Milena Nandi) Mais imagens

Todos os semestres, a Unesc recebe estudantes de outros países que vêm para passar um período de seis meses a um ano ou mesmo para fazer um curso superior ou de pós completos. Neste segundo semestre, a Universidade recebeu sete estudantes de Angola, Uruguai, Espanha e França, que nesta sexta-feira (9/9), receberam as boas-vindas da Reitoria da Universidade. Hoje a Instituição possui mais de 150 alunos estrangeiros.

“Estou aqui também para aprender a falar Português. Por enquanto estou escrevendo melhor que falando. Nas aulas, os colegas me ajudam e os professores falam mais devagar para que eu acompanhe”, contou o francês Joseph Rouchier, aluno da Universidade de Rennes 1, que veio para o Brasil fazer parte da graduação em Ciências Econômicas na Unesc. Além dele, também farão intercâmbio na Universidade, o espanhol Felipe Alvarez Fernandez, da Universidade Carlos III de Madri (curso de Administração) e os angolanos José Fortuna da Silva e José Augusto Chamolehã, que fazem disciplina isolada no Mestrado em Ciências da Saúde.

Já a angolana Jaira Patrícia Francisco Simões, é caloura do curso de Administração e o seu conterrâneo Celestino Honeido Simão Cumba, de Engenharia Civil. Do Uruguai, Ramiro Doyenart Ferreira veio para a Unesc estudar no curso de Educação Física.

“Queremos desejar sucesso e dizer que estamos à disposição para o que vocês precisarem. Sabemos o quanto é difícil deixar a casa, a família, os amigos e vir morar em outro país. Mas essa atitude vai agregar muito para a vida acadêmica, pessoal e profissional de vocês. E os alunos brasileiros e os professores também ganham com a vinda de vocês. A troca de conhecimento e o contato com outras culturas é muito positivo. Todos ganham com essa dimensão multicultural da Universidade”, afirmou o reitor da Unesc, Gildo Volpato.

Também recepcionaram os estudantes estrangeiros a pró-reitora de Administração e Finanças, Kátia Sorato, e o coordenador da Coordenaria de Relações Internacionais da Unesc, Alexandre Possamai.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Milena Spilere Nandi 09 de setembro de 2016 às 18:39
Compartilhar Comente

Evento busca ampliar integração e fortalecimento dos PPGs

Evento busca ampliar integração e fortalecimento dos PPGs
Reitor aponta que programas precisam refletir na qualidade de vida das pessoas Mais imagens

Os pesquisadores e colaboradores dos PPGs (Programas de Pós-Graduação) da Unesc iniciaram nesta terça-feira (24/6) uma série de encontros para promover a expansão e consolidação dos mestrados e doutorados da Universidade, assim como compartilhar informações sobre as pesquisas desenvolvidas nos PPGs. “Temos que caminhar em uma perspectiva de que nossos programas reflitam na melhoria de qualidade de vida das pessoas”, destaca o reitor Gildo Volpato na abertura do evento..

Durante a manhã, no Miniauditório do Bloco P, ocorreu uma apresentação dos cinco Programas da Universidade aprovados pela Capes. À tarde o evento contará com a presença do professor doutor Jorge Audy, coordenador do PNPG (Plano Nacional de Pós-Graduação) da Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) e pró-reitor de Pós-Graduação e Pesquisa da PUC-RS. Ele apresentará as perspectivas dos programas de mestrado e doutorado no Brasil para os próximos anos.

A pró-reitora de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, Luciane Ceretta, destacou este encontro como o primeiro de muitos que virão para integrar e aproximar os pesquisadores e suas pesquisas. “A partir daqui será elaborado o Plano de Expansão da Pós-Graduação da Unesc para os próximos anos”, comenta Luciane.

A abertura do evento também contou com a presença dos diretores das UNAs (Unidades Acadêmicas) de Ciências Sociais Aplicadas, Daniel Preve; de Ciências da Saúde, Indianara Becker; das Ciências, Engenharias e Tecnologias, Ângela Piccinini, e de Humanidades, Ciências e Educação, Angela Back.

Fonte: Secom

Por: Davi Carrer 24 de junho de 2014 às 11:34
Compartilhar Comente