PPGE - Programa de Pós-Graduação em Educação

Aula Inaugural PPGE/UNESC

O Programa de Pós-Graduação em Educação realizou, no dia 20 de agosto, a aula inaugural dos cursos de Mestrado e Doutorado em Educação com o tema “Formação, pesquisa e compromisso das humanidades com a produção de conhecimentos: ainda havemos de ousar um mundo melhor para todos?”. O evento foi ministrado pela professora Dra. Maria Stephanou, e ocorreu na sala 001 do Bloco “O”.

Stephanou é Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul onde atua como professora titular no Programa de Pós-Graduação em Educação. Fez seu estágio pós-doutoral junto ao Service d'Histoire de l'Éducation do IFÉ - Institut Français de L'Éducation em Paris, na França. Bolsista Produtividade em Pesquisa do CNPq. Foi Presidente da Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação (2008 a 2011) e Vice-Presidente (nov. 2013 a nov. 2015). Associada à ARTHE - Association Transdisciplinaire pour eles Recherches Historiques sur l'Éducation desde outubro de 2012; da BIOGRAPH - Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica, onde atuou como Secretária na gestão 2010-2012 e integrou a Diretoria da Região Sul na gestão 2012-2014. Em 2009 e 2010 integrou a Comissão de Avaliação - Área de Educação da CAPES.

Por: Vanessa Morona Dias 23 de agosto de 2019 às 08:36
Compartilhar Comente

Docentes de Pós-Graduação participam do Plano de Desenvolvimento Institucional

Docentes de Pós-Graduação participam do Plano de Desenvolvimento Institucional
Encontro promoveu diálogos em grupos, dentro dos 26 eixos propostos (Fotos: Leonardo Ferreira) Mais imagens

O PDI (Plano de Desenvolvimento Institucional) promoveu mais um encontro para pensar na Unesc do amanhã. Na tarde desta segunda-feira (12/8) foi a vez dos docentes de Pós-Graduação da Universidade, na penúltima etapa da fase de Análise do Plano. A iniciativa foi idealizada pela Reitoria e está sendo desenvolvida pelo Seplan (Setor de Planejamento Institucional) desde 2018. “O Plano de Desenvolvimento é um espaço para quem vive o dia a dia da Instituição contribuir para o futuro em conjunto. Os primeiros momentos deste movimento estão sendo ricos, com uma ampla socialização de conhecimento e de experiências. Assim, começamos a ter um norte, para onde vamos e como seguiremos elevando a excelência de nossa Universidade”, afirma a reitora, Luciane Bisognin Ceretta.

A dinâmica dos encontros coloca os participantes em diálogos com grupos, com a liberdade de optar pels temas de maior afinidade entre os 26 eixos propostos. Assim, o PDI está criando uma rede colaborativa entre comunidade interna e externa, com foco na Unesc para os próximos cinco anos. 

“No primeiro diálogo, os participantes são instruídos a elencar as fortalezas da Universidade. Em seguida, os integrantes das mesas debaterem as fraquezas. Por fim, é a vez de socializar os resultados com os colegas de sala”, explica a coordenadora do Seplan, Almerinda Tereza Bianca Bez Batti Dias.

Na atividade desta segunda-feira os professores debateram temas pontuais para o público participante, como “inovação”, “internacionalização e mobilidade acadêmica” e “políticas públicas de pesquisa e Pós-Graduação Stricto Sensu”.

A atividade se repetirá nesta terça-feira (13/8), com estudantes do PPGE (Programa de Pós-Graduação em Educação) e PPGD (Programa de Pós-Graduação em Direito) na última etapa da análise. “São momentos democráticos e participativos, para pensar no futuro da Instituição. Este trabalho começou no início do ano passado e agora foi potencializado, com o único objetivo de unir quem vive a Universidade em busca da Unesc que queremos”, conta o pró-reitor de Planejamento e Desenvolvimento Institucional, Thiago Rocha Fabris.

O PDI já foi desenvolvido com estudantes do programas de Graduação, Pós-Graduação, colaboradores do campus e do Iparque (Parque Científico e Tecnológico) e comunidade externa.

Leonardo Ferreira – Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Leonardo Ferreira Barbosa 12 de agosto de 2019 às 17:07
Compartilhar Comente

Unesc presente nos debates sobre preservação das Bacias Hidrográficas da região

Na quarta-feira (7/8), representantes da indústria, agropecuária, educação e de abastecimento de água e tratamento de esgoto estiveram reunidos na sede da Acic (Associação Empresarial de Criciúma), para o 3º Diálogo Entre Bacias Hidrográficas do Extremo Sul Catarinense.

A Unesc esteve representada pela professora do curso de Geografia, Yasmine de Moura da Cunha, que ministrou um dos grupos setoriais que participaram do pacto em prol da preservação das Bacias Hidrográficas. Yasmine é secretária executiva do Comitê da Bacia do Rio Araranguá e Afluentes Catarinenses do Rio Mampituba e fez parte da comissão organizadora do evento. A Universidade esteve representada ainda pelo professor do PPGE, Carlos Renato Carola.

Dentro os pontos levantados pelos participantes do evento e que foram pactuados pelos representantes dos setores presentes, estiveram: atividades que levem ao reaproveitamento de água e efluentes na indústria; ampliação do sistema de tratamento de esgoto e redução de perda de água nos municípios; desenvolvimento de ações para fortalecer a educação ambiental; estímulo a capacitações de agricultores para o uso eficiente da água.

Por: Milena Spilere Nandi 09 de agosto de 2019 às 12:15
Compartilhar Comente

Co-fundador e CEO da Leadership Development International faz palestras gratuitas na Unesc

Co-fundador e CEO da Leadership Development International faz palestras gratuitas na Unesc
Mais imagens

Com ênfase na liderança de processos produtivos resoluções de conflitos, a Unesc irá receber nos dias 13 e 14 de agosto a palestra “A Sabedoria na Liderança dos Negócios: As emergências das experiências chinesas do Dr.Chan Kei Thong”, ministrada pelo próprio Thong. Aberta a comunidade externa e a forma de acesso é por meio de 1 kg de alimento não perecível.

Entre as pautas abordadas estão “A sabedoria da Liderança” e “O negócio como missão”. A palestra do dia 13 o público alvo são os Gestores de Empresas e Entidades e Gestores  e professores da Unesc. Além disso, Thong também palestrará para a gestores de escolas e secretários de educação, no dia 14 de agosto. Professores e gestores da Universidade estarão participando de todas as etapas que compõem o evento. Este é um passo à frente no processo de envolvimento de Professores e Gestores da Unesc neste novo ciclo de Inovação tecnológica de processos, produtos na universidade.

Conheça o palestrante

Dr. Thong é membro da equipe da Singapore Cru há 40 anos e co-fundador e CEO da LDi (Leadership Development International). Sob sua liderança na LDi, o empreendimento se tornou um dos sistemas mais influentes na educação internacional, com escolas espalhadas pela China e no Oriente Médio. O orçamento anual da empresa chega aos 35 milhões de dólares, empregando mais de 800 funcionários.

O palestrante possui Diploma Técnico da Singapore Polytechnic, Bacharel em Ciências em Administra pela Universidade de Nova York, Mestrado em Artes em Estudos Bíblicos pela Escola Internacional de Teologia, Mestrado em Administração de Empresas pela Universidade Estadual da Califórnia e doutorado honorário da Trinity Western University. Atualmente ele ministra cursos on-line de liderança, por meio do programa de Mestrado em Artes em Liderança da Trinity Western University, além de orientar líderes da China e do Oriente Médio.

Veja a programação completa

13 de agosto - Para gestores de empresas e entidades e gestores e professores da Unesc

- 15 às 18 horas – A sabedoria da Liderança

- 19h30 às 21h30 – O negócio como missão

14 de agosto - Para gestores de escolas e secretários de educação, gestores e professores da Unesc

- 9 às 12 horas – A liderança nos processos educativos e a resolução de conflitos

- 14 às 17 horas – Princípios de liderança para a construção de comunidades

Vitor Netto - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Ana Sofia Schuster 09 de agosto de 2019 às 09:04
Compartilhar Comente

Últimos dias para matrículas em disciplinas isoladas do Mestrado e do Doutorado em Educação

Últimos dias para matrículas em disciplinas isoladas do Mestrado e do Doutorado em Educação
PPGE oferece três linhas de pesquisa (Foto: Arquivo) Mais imagens

Os interessados em iniciar ainda no segundo semestre de 2019 os estudos no Mestrado ou no Doutorado em Educação da Unesc podem optar por cursar disciplinas isoladas. As matrículas para o ingresso nestas disciplinas podem ser feitas até esta quinta-feira (8/8). O PPGE (Programa de Pós-Graduação em Educação) oferece dez opções, com início das aulas em 12 de agosto.

O PPGE oferta as seguintes disciplinas isoladas: Introdução aos Estudos de Pierre Bourdieu; Gestão Democrática na Educação Básica; Educação e Cultura Digital; Educação, Escrita de Si e Identidade; História da Educação e Preservação do Patrimônio Educativo; Teoria da Atividade e Proposta de Ensino; Educação e Teoria Crítica; Universidade e Formação de Professores; Formação Humana na Sociedade do Espetáculo I; e Escola, Democracia e Pensamento Pedagógico Latino-Americano.

Para se matricular, o aluno deve preencher o formulário de inscrição disponível na página do PPGE, apresentar fotocópias do documento de identidade, do CPF e do histórico e diploma de curso superior, além de uma foto 3x4 recente.

O Mestrado e o Doutorado em Educação da Unesc trabalham com as linhas de pesquisa “Educação, Linguagem e Memória”; “Educação e Produção do Conhecimento nos Processos Pedagógicos” e “Formação e Gestão em Processos Educativos”.

Mais informações no site do PPGE, pelo telefone (48) 3431-2594 ou pelo e-mail ppge@unesc.net. 

Milena Nandi - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing 

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Milena Spilere Nandi 06 de agosto de 2019 às 14:23
Compartilhar Comente