Diretoria de Extensão

Semana de Ciência e Tecnologia da Unesc abre inscrições segunda-feira

Semana de Ciência e Tecnologia da Unesc abre inscrições segunda-feira
Evento ocorre de 19 a 23 de outubro, em diversos locais da Universidade (Foto: Divulgação) Mais imagens

Foi dada a largada para a 6ª Semana de Ciência e Tecnologia da Unesc, que ocorre de 19 a 23 de outubro, em diversos pontos do campus. O evento terá como tema “Luz, Ciência e Vida” e trará novidades aos participantes, que podem fazer a inscrição de trabalhos ou para participar dos cursos, palestras e oficinas a partir de segunda-feira (10/8), no site (clique aqui).

O evento comemora a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, promovida pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação. O tema do evento é baseado na decisão da Assembleia Geral das Nações Unidas, que proclamou 2015 como o “Ano Internacional da Luz”, com objetivo de celebrar a luz como matéria da ciência e do desenvolvimento tecnológico.

Durante a Semana de Ciência e Tecnologia serão realizados o 15º Seminário de Iniciação Científica, o 7º Salão de Extensão, o 5º Salão de Ensino, o 1º Salão de Pós-Graduação, a 2º Feira de Inovação, o 2º Talento Musical e a 1º Feira de Ciências com abrangência para o Mercosul. No evento, haverá apresentações de trabalhos (orais e pôsteres) de iniciação científica e de extensão resultantes de projetos de pesquisa e de extensão da Universidade. A programação conta ainda com palestras, minicursos, workshops, oficinas e atrações culturais.

A Semana de Ciência e Tecnologia está com uma programação que envolverá diferentes públicos. Teremos programações paralelas e eventos como a 2ª Feira de Inovação tem a proposta de divulgar soluções inovadoras em produtos, processos ou serviços. Estamos otimistas com a participação dos quatro públicos para a Feira da Inovação: comunidade em geral, escolas de Ensino Médio e Técnico, as empresas e as universidades. Temos a certeza que será um evento muito gratificante para todos.”, afirma a assessora acadêmica da Propex (Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da Unesc), uma das organizadoras da Semana, Gisele Coelho Lopes.

Período de inscrições:

Submissão de trabalhos: 10/8 a 7/9.
Avaliação dos trabalhos: 8/9 a 25/9.
Divulgação dos trabalhos selecionados: 2/10 Inscrições para participação dos cursos, palestras e oficinas: 10/8 até o dia do evento.

Programação

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Milena Spilere Nandi 07 de agosto de 2015 às 18:21
Compartilhar Comente

Unesc realiza 2º Seminário do Direito da Criança e do Adolescente

Unesc realiza 2º Seminário do Direito da Criança e do Adolescente
Evento trata dos 25 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente (Foto: Divulgação) Mais imagens

Em Santa Catarina há mais de 180 mil casos de situação de trabalho infantil. Os dados são do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) e dão conta ainda que dos 100 municípios brasileiros com maior índice de trabalho infantil de crianças com idade entre dez e 14 anos, 32 são de Santa Catarina. Dados como estes, e os avanços e desafios das políticas públicas destinadas à criança e ao adolescente serão debatidos nesta quinta e sexta-feira (11 e 12/6) na Unesc, durante o 2º Seminário do Direito da Criança e do Adolescente.

O evento é gratuito e aberto aos profissionais que atuam na área da Infância e Adolescência e aos estudantes dos cursos de Direito, Psicologia, Enfermagem e cursos de Licenciatura.

Segundo o professor da Unesc e coordenador do Seminário, Ismael Francisco de Souza, o evento trata dos 25 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente, comemorado em 13 de julho, e do Dia Internacional de Combate ao Trabalho Infantil, lembrado em 12 de junho. “Mesmo havendo uma lei específica no Brasil, os direitos das crianças e adolescentes continuam sendo violados”, afirma Souza. “Além disso, vamos debater questões relacionadas ao direito à Educação Infantil, em especial o problema das creches que não atendem a todas as famílias que precisam de vagas”, complementa.

Programação

O Seminário inicia quinta-feira, às 19h15, com a palestra “Estatuto da Criança e do Adolescente – 25 anos: Entre Avanços e Desafios”, da professora doutora da UFSC e coordenadora do Nejusca (Núcleo de Estudos Jurídicos e Sociais da Criança e do Adolescente) Josiane Rose Petry Veronese. A noite segue com a palestra “O Direito da Criança e do Adolescente: Perspectivas para Século 21”, às 20h30, com a professora doutora da Unisc (Universidade de Santa Cruz do Sul) e coordenadora do Grupo de Pesquisa Políticas Públicas de Inclusão Social. Os debates serão mediados por Souza.

Já na sexta-feira, às 8h30, “O Reordenamento do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil no Brasil” estará em pauta com o professor doutor da Unisc e coordenador do Grupo de Estudos em Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes, André Viana Custódio. “Trabalho Infantil nos meios de Comunicação” será tratado às 9h30 pela professora do curso de Direito da Unisc e coordenadora Adjunta do Grupo de Estudos em Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes, Suzéte da Silva Reis. Os debates serão mediados pela professora do curso de Direito da Unesc, Fernanda da Silva Lima.

O Seminário é realizado pela Unesc através da Propex (Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da Unesc), UNA CSA (Unidade Acadêmica de Ciências Sociais Aplicadas), Laboratório de Direito Sanitário e Saúde Coletiva), Nuped (Núcleo de Estudos em Estado, Política e Direito) e curso de Direito.

Fonte: Secom

Por: Milena Spilere Nandi 09 de junho de 2015 às 22:04
Compartilhar Comente

Autores de trabalhos premiados na Semana de Ciência e Tecnologia recebem certificado

Autores de trabalhos premiados na Semana de Ciência e Tecnologia recebem certificado
Evento ocorreu na tarde desta segunda-feira (Fotos: Milena Nandi) Mais imagens

Os participantes da 5ª Semana de Ciência e Tecnologia da Unesc, que ocorreu em outubro de 2014, se reuniram novamente na tarde desta segunda-feira (4/5). Desta vez, o encontro foi para a entrega dos certificados aos autores dos trabalhos premiados durante o evento que abrigou o 14º Seminário de Iniciação Cientifica, 6º Salão de Extensão, 4º Salão de Ensino e a 1ª Feira da Economia Solidária.

Na edição de 2014 da Semana foram inscritos 545 trabalhos entre comunicações orais de pesquisa e de extensão, painéis de pesquisa e extensão e relatórios de ensino. Dos trabalhos selecionados e apresentados, 64 foram premiados.

A edição de 2015 da Semana de Ciência e Tecnologia ocorre de 19 a 23 de outubro. Segundo o assessor de pesquisa da Propex (Pó-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão), Adriano Bernardin, as inscrições de trabalhos para o evento serão abertas em breve. “O tema deste ano será “Ciência, Luz e Vida” e iremos consultar os alunos e professores para saber quais minicursos e palestras vocês querem ver na Semana”, comenta.

Para o assessor de extensão da Propex, Reginaldo Vieira, a Semana de Ciência e Tecnologia é um espaço de troca de conhecimento e que tem permitido cada vez mais o diálogo das atividades comunitárias com o ensino e a pesquisa, tripé da Universidade. A assessora acadêmica da Propex, Gisele Coelho Lopes, ressaltou a importância da participação de cada colaborador e estudante da Universidade para a realização e sucesso da Semana. “A Semana de Ciência e Tecnologia é um momento importante para a Universidade e que não é possível sem a participação de toda a comunidade acadêmica”, comenta.

Confira os premiados

Fonte: Secom

Por: Milena Spilere Nandi 04 de maio de 2015 às 19:40
Compartilhar Comente

Crianças de escolas públicas participam da 1ª. Semana de Ciência e Tecnologia

Crianças de escolas públicas participam da 1ª. Semana de Ciência e Tecnologia
Janete Triches Mais imagens

Crianças do sexto ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental Érico Nonemmacher e do sétimo, oitavo e nono ano da Escola Municipal de Ensino Infantil e Fundamental Oswaldo Hülse, participaram hoje à tarde (21/10) da 1ª. Semana da Ciência e Tecnologia da Unesc. A apresentação artística no ginásio de esportes iniciou com as meninas Natyele Gonçalves e Larissa Serafim declamando a poesia Você sonha em ser alguém na vida?, de autoria própria. Na seqüência, os estudantes fizeram uma performance e a dança teatro Malandragem, de Cássia Eller.    

Fonte: Comunicação Social:comunicacao@unesc.net

Por: Janete Trichês:jat@unesc.net 21 de outubro de 2010 às 15:58
Compartilhar

Projetos de Pesquisa e Extensão estarão em exposição na 5ª feira

Dos 66 grupos de pesquisa e extensão atualmente em atividade na Unesc, 51 estarão expondo seus projetos no ginásio de exportes do campus da universidade nesta quinta-feira (21/10), nos períodos da manhã, tarde e noite. Professores e estudantes que visitarem o local terão a oportunidade de ver um panorama do que seus colegas tem produzido, do ponto de vista prático, de trabalhos de pesquisa e extensão das mais variadas áreas, além do crescimento deste setor na instituição.

 

Segundo a assessora acadêmica de pesquisa e pós-graduação da Propex (Pró-reitoria de Pós-graduação, Pesquisa e Extensão), professora doutora Ângela Back, a comissão organizadora teve que reduzir o número das inscrições por problema de espaço, tendo em vista a grande procura. Ela diz que será uma grande oportunidade para os pesquisadores e extensionistas mostrarem à comunidade interna e externa o resultado de anos de trabalho e dedicação.

Fonte: Comunicação Social:comunicacao@unesc.net

Por: Janete Trichês:jat@unesc.net 20 de outubro de 2010 às 16:43
Compartilhar Comente