Pedagogia

Sobre um tempo para brincar

Nesta última quarta-feira, dia 29 de maio, a turma de Pedagogia, primeira fase, acompanhada pela Professora Fernanda Paim, estiveram mobilizadas em uma aula brincante. A ação deu-se por inspiração na Semana Mundial do Brincar, que este ano está acontecendo entre 25 de maio e 02 de junho. Esse é um movimento pelo respeito à essência da criança e ao tempo da infância. Por isso, acreditamos que é uma causa de toda sociedade, assegurar as nossas crianças uma infância digna e saudável. O espaço da Universidade, sobretudo os cursos de licenciatura, é terreno fértil para essa e tantas outras discussões urgentes e necessárias. Nós acreditamos que brincar é coisa séria, que não é só demanda de criança. Há que se continuar sustentando um espírito lúdico, ao longo da nossa vida, quando fazemos o que gostamos e acreditamos, tudo isso cabe na nossa discussão sobre “Pedagogia e Profissão Docente".

Por: Maiara Brehm Justin 31 de maio de 2019 às 13:36
Compartilhar Comente

Professor André Cechinel conversa com acadêmicas sobre a Escrita Acadêmica

A escrita acadêmica não é uma tarefa fácil, é preciso exercitar. Aprende-se a escrever de forma solta e fragmentada. Primeiro o alfabeto, depois as sílabas, frases e por último o texto. Após o domínio desta “tecnologia”, vai sendo incorporado pouco a pouco as nomenclaturas gramaticais. Mas quando tudo isso se junta? Quando realmente se escreve autoralmente? Essas são algumas das questões que o Prof. Dr. André Cechinel, professor do Programa de Pós-Graduação em Educação da UNESC, abordou com as acadêmicas da 7ª fase de Pedagogia da Unesc, na disciplina de Pesquisa em Educação, ministrada pelas professoras Samira Casagrande e Zélia Medeiros Silveira.

A escrita acadêmica exige rigor investigativo. É necessário ser convincente. Não basta que os argumentos sejam verdadeiros, é necessário que sejam bem apresentados, diz o professor André.

E neste processo a leitura é fundamental. As falas do prof. contribuíram significativamente para compreensão do processo de pesquisa, objeto da disciplina.

Texto escrito por: Samira Casagrande e Zélia Medeiros Silveira

Por: Maiara Brehm Justin 07 de maio de 2019 às 15:38
Compartilhar Comente

Acadêmicos participam de palestra sobre Industria Cultural, Educação e Trabalho Docente

Acadêmicos participam de palestra sobre Industria Cultural, Educação e Trabalho Docente
Mais imagens

Turma da sétima fase do curso de Pedagogia participou de palestra com a professora doutora Marta Regina Furlan de Oliveira (UEL). O tema da palestra foi "Industria Cultural, Educação e Trabalho Docente: da semiformação a emancipação humana". A palestra ocorreu na aula da professora doutora Graziela Fatima Giacomazzo Nicoleit, e foi organizada pelo Grupo de Estudos e Pesquisas Educação, Formação Cultural e Sociedade, coordenado pelo professor doutor Alex Sander da Silva.

Por: Maiara Brehm Justin 23 de abril de 2019 às 16:16
Compartilhar Comente

Ação leva informações sobre saúde para pacientes das Clínicas Integradas

Ação leva informações sobre saúde para pacientes das Clínicas Integradas
Acadêmicos e residentes interagiram com pacientes das Clínicas Integradas (Fotos: Milena Nandi) Mais imagens

Quem passou pelas Clínicas Integradas da Unesc na manhã desta sexta-feira (12/4) pôde saber mais sobre alimentação saudável e saúde mental, e os pequenos, participar de atividades recreativas. Os cursos de Nutrição e de Pedagogia e o Programa de Residência Multiprofissional em Saúde Mental, da Universidade, desenvolveram uma ação alusiva ao Dia Mundial da Saúde (7/4), que envolveu estudantes e profissionais da área.

Os pacientes das Clínicas Integradas foram estimulados pela Residência em Saúde Mental a visualizarem pontos positivos de sua vida e refletirem sobre o que é felicidade. “Cada pessoa pôde tirar um ‘bilhete da felicidade’ e a partir do que estava escrito, pensar sobre o assunto e escrever o que o faz feliz. Muitas vezes nós temos a tendência a ver apenas que deu errado e não enxergar tudo de bom que nos acontece. E a atividade de hoje trabalhou os fatores de proteção e promoção da saúde mental”, afirma a residente Cássia Tasca.

E quem quis saber mais sobre nutrição, pôde ter informações sobre alimentos ricos em fibras e comuns na geladeira dos brasileiros. “A intenção foi mostrar que é possível ingerir fibras sem ter a necessidade gastar muito para isso. É possível consumir alimentos fáceis de encontrar, com preços acessíveis e sem a necessidade de grandes mudanças alimentares”, afirma a estudante da sétima fase de Nutrição, Mariana Cardoso. Ela e a colega da disciplina de Saúde Coletiva, Joici Gonçalves, levaram frutas como banana e maçã e farinhas como de aveia, além de chia para demonstrar isso. Os pacientes ainda receberam um pacote com granola sem açúcar, frutas e receitas.

Para as crianças que esperavam atendimento ou estavam acompanhando os pais, o curso de Pedagogia realizou atividades que estimularam a imaginação e a criatividade.

A ação foi organizada pela Diretoria de Extensão, Cultura e Ações Comunitárias da Unesc.  

Milena Nandi - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing 

Mais informações: ^^^^Ô

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Milena Spilere Nandi 12 de abril de 2019 às 14:31
Compartilhar Comente

Acadêmicos(as) participam de roda de conversa sobre o espaço de literatura infantil na Universiade

Na última terça-feira, a segunda fase do curso de Pedagogia (vespertino) esteve na Biblioteca Eurico Back para uma roda de conversa com a bibliotecária responsável Elisangela Just Steiner e parte da equipe para falar sobre o espaço de leitura infantil na Universidade, bem como ações comunitárias de incentivo à leitura. 
A atividade, organizada pela professora Eloisa da Rosa, fez parte da disciplina Literatura Infantil e Juvenil. Momento importante para repensar a importância de espaços pensados especialmente para a formação de leitores desde a infância e também para prestigiar este espaço construído com tanto carinho pela equipe.
 

Por: Maiara Brehm Justin 09 de abril de 2019 às 19:09
Compartilhar Comente