Pedagogia

Personagens infantis unidos no espetáculo “O Vale Encantado”

Personagens infantis unidos no espetáculo “O Vale Encantado”
Iniciativa faz parte do projeto Teatrando do curso de Pedagogia da Unesc (Fotos: Vitor Netto) Mais imagens

Já imaginou uma peça teatral que juntasse a Branca de Neve, Os Três Porquinhos, o Papai Noel e mais um monte de personagens infantis? Assim foi a 5ª edição do projeto Teatrando, que apresentou o espetáculo infantil “O Vale Encantado”. Organizado e apresentado pelos acadêmicos do curso de Pedagogia da Unesc, o evento reuniu escolas e a comunidade em geral em duas sessões no Auditório Ruy Hülse, nesta sexta-feira (11/10).

A peça que junta diversos personalidades de contos infantis é uma adaptação do livro homônimo de Oswaldo Montenegro e apresenta a história de um vale onde os personagens poderiam entrar na vida e no sonho das pessoas. O principal ensinamento deixado pelo enredo é sobre o respeito e a lição de que qualquer criança pode ser o que ela quiser, desde que viva no seu mundo encantado.

Os olhos e ouvidos atentos do estudante da educação infantil da Escola Padre Carlos Wecki, Isaque Rabelo de Oliveira, perceberam o ensinamento. “Tem que respeitar as pessoas, com amor, para um mundo melhor”, explica. A mesma lição foi percebida pela também pela colega de Isaque, Beatriz da Silva Madeira, que, mesmo tendo aprendido a lição, teve como personagem preferido o lobo mau.

De acordo com a professora do Ensino Infantil da Satc, Josiane da Silveira Santos, atividades como essa colaboram para a formação dos alunos. “As crianças de hoje em dia não têm muito acesso a ações como esta e isso é fundamental, pois colabora para o desenvolvimento deles e dos seus valores para os anos futuros”, enfatiza.

A iniciativa faz parte do projeto Teatrando e é promovido pelo curso de Pedagogia da Unesc. Nele, acadêmicos de todas as fases se juntam para além de aprender, se divertir. “Estamos trabalhando com a formação de pedagogos, para todas as linguagens. Aqui eles têm o contato com o público e com as crianças, além de se divertir e alegrar a tarde”, coloca a coordenadora do curso de Pedagogia e coordenadora do espetáculo, Gislene Camargo.  

A direção e roteiro são do acadêmico da 7ª fase do curso, Denis Moraes, que participa desde o início do projeto. “O Vale Encantado” é a mesma peça apresentada na primeira edição em 2016. De acordo com ele, o sentimento é de dever cumprido e de resgate das fábulas. “Hoje em dia as crianças estão perdendo os valores e com esses espetáculos nós temos trazido esses valores novamente, além de mostrar que qualquer criança pode ser o que ela quiser”, explica.  

O projeto é vinculado à Brinquedoteca do curso. Na primeira sessão, no período da tarde, o espetáculo recebeu alunos do Colégio Unesc, Satc, Balão Mágico, Pequeno Mundo, Escola Padre Carlos Wecki e crianças que participam de projetos de extensão do Programa Território Paulo Freire. A segunda sessão, à noite, foi aberta ao público em geral.

Vitor Netto - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Vitor Netto Henrique 11 de outubro de 2019 às 20:40
Compartilhar Comente

Curso de Pedagogia apresenta espetáculo infantil “O Vale Encantado”

Curso de Pedagogia apresenta espetáculo infantil “O Vale Encantado”
Peça é uma adaptação do livro homônimo de Oswaldo Montenegro (Foto: Divulgação) Mais imagens

A magia do teatro tomará conta da Unesc nesta sexta-feira (11/10), quando ocorrem duas apresentações do espetáculo infantil “O Vale Encantado”. Realizada pelo projeto Teatrando, do curso de Pedagogia da Universidade, a peça é uma adaptação do livro homônimo de Oswaldo Montenegro e conta a história de um vale onde moram personagens dos contos de fada, que ficam atentos aos chamados dos alto-falantes, para a qualquer momento entrar na vida e nos sonhos das pessoas.

As apresentações são gratuitas e ocorrerão em duas sessões, no Auditório Ruy Hülse: às 14h30 e às 19h30. A primeira sessão já está lotada e receberá 350 alunos do Colégio Unesc, Satc, Balão Mágico, Pequeno Mundo, Escola Padre Carlos Wecki e crianças que participam de projetos de extensão do Programa Território Paulo Freire. A segunda sessão está aberta ao público em geral.

O espetáculo tem a coordenação da professora da Unesc, Gislene Camargo, direção e roteiro adaptado pelo acadêmico do curso de Pedagogia, Denis Moraes e a participação de estudantes do curso como atores. Ao todo, o espetáculo está envolvendo 30 pessoas e tudo está sendo feito pelo grupo da Universidade. “Tudo está sendo organizado pela gente. Roteiro, figurino e cenário pensados na sustentabilidade. São futuros pedagogos vivenciando a linguagem teatral, que é muito trabalhada na escola. Queremos que seja um teatro brincado e que os pequenos e mais crescidinhos vivam esse momento conosco”, afirma Gislene.

Teatrando é um projeto vinculado à Brinquedoteca do curso de Pedagogia da Unesc e tem como objetivo que os acadêmicos do curso vivenciem a linguagem do teatro e possam utilizá-la no seu trabalho na educação.

Milena Nandi – Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Milena Spilere Nandi 10 de outubro de 2019 às 15:41
Compartilhar Comente

Unesc na comunidade

A atuação da Unesc na comunidade se dá também por meio de ações nos municípios. Nesta terça-feira (1º/10), a Universidade, em parceria com o Cras da Santa Luzia, realizou, na praça do bairro, atendimentos de Nutrição e Farmácia, com a participação de professores e estudantes. Orientações sobre o uso racional de medicamentos e avaliação e orientações nutricionais e IMC fizeram parte das atividades.

Já no dia 28 de setembro, profissionais do Setor de Relacionamento e acadêmicos e professores dos cursos de Pedagogia, Odontologia, Fisioterapia estiveram atendendo os moradores de Lauro Müller.

No mesmo dia, estiveram presentes na ação comunitária em Ermo, o Setor de Relacionamento e os cursos de Farmácia (orientações referentes ao uso racional de medicamentos), Biomedicina (tipagem sanguínea), Odontologia (orientações de saúde bucal e sobre atendimento nas Clínicas da Odontologia da Unec), Fisioterapia (terapia manual e auriculoterapia), Enfermagem (orientações sobre saúde e aferição de pressão), Nutrição (avaliação nutricional, IMC e orientações nutricionais) e Psicologia (avaliação do estresse, depressão, qualidade de vida e prevenção ao suicídio).

Por: Milena Spilere Nandi 02 de outubro de 2019 às 18:00
Compartilhar Comente

Tradições gaúchas são celebras em evento na Unesc

Tradições gaúchas são celebras em evento na Unesc
Atividades especiais serão realizadas até às 22h desta quarta-feira (18/9) no Espaço Quintas Culturais (Fotos: Mayara Cardoso) Mais imagens

A união de esforços dos Centros Acadêmicos dos cursos de Licenciatura da Unesc resultou em mais um evento cultural voltado à comunidade acadêmica. Acontece nesta quarta-feira (18/9) ao longo de todo o dia o primeiro Piquenique Campeiro, segundo Piquenique do Equinócio de Geografia e terceira Mateada Universitária. A ação está sendo realizada no Espaço Quintas Culturais, no Bloco XXI, e conta com a distribuição de erva mate e água quente aos participantes que quiserem compartilhar um chimarrão.

Duas das lideranças da organização do evento, os acadêmicos Douglas Santana, do curso de Geografia, e Paula Martins, do curso de Letras, acompanham a movimentação no espaço ao longo de todo o dia. Conforme Paula, a iniciativa busca celebrar a cultura, um dos focos dos cursos de Licenciatura. “Nós sempre buscamos promover eventos culturais na Universidade, pois acreditamos que cultura nunca é demais”, destacou.

De acordo com Douglas, além de terem feito o convite em todas as salas de aula dos cursos de Licenciatura, o grupo estendeu o chamado à toda a comunidade acadêmica e contou ainda com a participação de visitantes que estiveram no campus em visita no Unesc Profissões. “Muitos que estavam visitando a Unesc também se interessaram pela nossa iniciativa e passam por aqui para trocar uma ideia e participar. A resposta tem sido muito positiva desde as primeiras horas”, afirmou.

No período noturno, conforme Douglas, serão realizadas apresentações de dança e declamação de poemas no espaço.

Essa é mais uma das atividades realizadas pelo grupo de Centros Acadêmicos, que trabalha na Campanha de Valorização Docente.

Mayara Cardoso - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Mayara Cardoso 18 de setembro de 2019 às 17:21
Compartilhar Comente

Design na Pedagogia: Os brinquedos que nos unem!

Os estudantes da quarta fase do Curso de Design da Unesc, juntamente com o professor Giovani De Luca, desenvolveram Brinquedos como produto de um projeto. Os Brinquedos foram doados para a Brinquedoteca do Curso de Pedagogia, reunindo acadêmicos dos dois cursos num processo de interação. Os brinquedos serão utilizados em uma noite Brincante, em que crianças serão convidadas a vir brincar na Praça do Estudante, no dia 14/11, envolvendo os dois cursos. Parcerias fazendo parte da Inovação!

Por: Maiara Brehm Justin 02 de setembro de 2019 às 18:03
Compartilhar Comente