Newsletter Newsletter RSS RSS

Princesas e vilãs unidas para levar a importância da leitura às crianças em “Encantadas”

Princesas e vilãs unidas para levar a importância da leitura às crianças em “Encantadas”
Peça de teatro foi encenada por estudantes e professores da Unesc (Fotos: Mayra Lima) Mais imagens

Os sorrisos e os olhinhos atentos dos pequenos mostravam o amor pelas histórias dos contos de fada. E a peça “Encantadas” teve exatamente este objetivo, o de fortalecer a importância dos livros infantis. Com a influência da mídia carregada entre as crianças, os estudantes do curso de Pedagogia e Artes Visuais da Unesc prepararam uma encenação divertira, que arrancou gargalhadas ao levar uma mensagem importante.

A história começa com a Fada Azul do Reino do Vale Encantada, que convoca uma reunião com as princesas dos contos infantis. A ideia é bolar um plano para dissolver a interferência das tecnologias sobre as crianças, já que elas não querem mais ler. Essa falta de amor pela leitura pode fazer as histórias desaparecerem e, consequentemente as princesas e as vilãs também.  

A peça foi criada e escrita pelo estudante do terceiro semestre de Pedagogia, Denis Morais. Segundo ele o objetivo é estimular o amor pelos livros. “Precisamos sempre deixar viva a luz da magia que esses contos trazem em nossas vidas. As tecnologias são importantes, e eles estão a nossa volta, porem o mundo encantado precisa estar presente também”, comentou.

A professora do curso de Pedagogia, Gislene Cargo, também coordenadora da peça, comentou que basta pegar um livro para viajar pelo mundo. “As crianças precisam criar, sentir, imaginar. Nós professores precisamos pensar em como trabalhar a imaginação das crianças em sala de aula, se colocando no lugar delas e prestando atenção como elas sentem”, comentou.

Participaram do encontro, alunos do curso de Pedagogia, de Artes Visuais e Letras, além dos projetos Teatrando e Brinquedoteca.  

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Postado por: Mayra Antonio De Lima 08 de novembro de 2017 às 22:04
Compartilhar Comente (1)

Peça “Encantadas” leva a importância da leitura às crianças

Peça “Encantadas” leva a importância da leitura às crianças
Encontro ocorre nesta quarta-feira e é aberto ao público (Foto: Divulgação) Mais imagens

A Fada Azul do Reino do Vale Encantada convoca uma reunião com as princesas dos contos infantis. A ideia é acabar com a influência das mídias sobre as crianças, já que elas não querem mais ler. A falta de amor pela leitura pode fazer as histórias desaparecerem. É desta forma que os estudantes do curso de Pedagogia da Unesc vão levar crianças de Criciúma e região ao mundo do teatro nesta quarta-feira (8/11), a partir das 20 horas, no Auditório Ruy Hülse.

A peça 'Encantadas' foi criada e escrita pelo estudante do terceiro semestre de Pedagogia, Denis Morais. Segundo ele o objetivo é fortalecer a importância da leitura na vida das crianças. “Precisamos sempre deixar viva a luz da magia que esses contos trazem em nossas vidas. As tecnologias são importantes, e eles estão a nossa volta, porem o mundo encantado precisa estar presente também”, comentou.

Participam do encontro, alunos do curso de Pedagogia e dos projetos Teatrando e Brinquedoteca. O evento é gratuito e aberto ao público em geral.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Postado por: Mayra Antonio De Lima 06 de novembro de 2017 às 20:24
Compartilhar Comente

Atividades lúdicas para um aprendizado divertido na Semana de Ciência e Tecnologia

Atividades lúdicas para um aprendizado divertido na Semana de Ciência e Tecnologia
Minicurso visa estimular acadêmicos de Pedagogia a criarem metodologias interativas (Foto: Stephanie Barbosa) Mais imagens

Ensinar é um verdadeiro dom. E a profissão em que mais percebemos essa virtude sendo aplicada é a de professor. Mas, muito antes de compartilharem seus conhecimentos, eles “sentam do outro lado da carteira” e tornam-se alunos. Durante a 8ª SCT (Semana de Ciência e Tecnologia) da Unesc, é possível ver muito deste compartilhamento. Exemplo disso foi uma oficina realizada nesta quinta-feira (19/10) com uma turma do curso de Pedagogia, que aprofundou seus conhecimentos sobre atividades lúdicas.

“Uma das maravilhas da nossa profissão é ver os olhinhos dos nossos alunos brilhando ao descobrirem o novo. E quando falamos de crianças, é preciso aguçar a curiosidade criando métodos que divirtam e ensinem eles”, comentou Zenaide Pais Topanotti responsável pelo Laboratório de Prática de Ensino de Ciências Professora Mári Stela Campos da Unesc.

Durante o minicurso, os acadêmicos tiveram diversas atividades práticas para aplicarem nas turmas de Educação Infantil e também de Ensino Fundamental I. “Sabemos o quanto esse tipo de trabalho é divertido e também muito bom de fazer. Mas não podemos perder o foco que é repassar o conteúdo aos alunos. Por isso, antes de aplicarem alguma atividade lúdica, pesquisem todas as possibilidades de conhecimento que vocês possam extrair dela. Esta é uma ótima maneira de compartilharem uma aprendizagem significativa, que com certeza será levada por toda a vida pelos seus alunos”, ressaltou a professora Miriam da Conceição Martins que também participou da atividade.

Um dos objetivos criados durante o minicurso foi um boneco ecológico feito com meia fina, alpiste e pó de serra. “Diferentes assuntos podem ser abordados a partir desse boneco, como germinação, tipos de semente, umidade, calor. Além disso, vocês também podem fazer uma abordagem mais reflexiva, relacionando com a origem da vida, por exemplo”, acrescentou Miriam.

Saiba mais


A Semana de Ciência e Tecnologia está com uma programação bem diversificada. O evento segue até esta sexta-feira (20/10). Confira no link 

Texto: Stephanie Barbosa / Ápice 360º

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Postado por: Assessoria de imprensa 19 de outubro de 2017 às 17:02
Compartilhar Comente

Professor do Curso de Pedagogia organiza ebooks e publica capítulos sobre o PIBID

Professor do Curso de Pedagogia organiza ebooks e publica capítulos sobre o PIBID
Mais imagens

O Coordenador adjunto do Curso de Pedagogia, Professor Doutor Ricardo Luiz de Bittencourt, organizou o ebook "PIBID como estratégia de formação de professores", da Editora Eulim.

Postado por: Maiara Brehm Justin 18 de outubro de 2017 às 20:58
Compartilhar Comente

Professores e alunos levam sorrisos para crianças do Bairro Mineira Velha

Professores e alunos levam sorrisos para crianças do Bairro Mineira Velha
Ação pelo Dia das Crianças envolveu diversos cursos (Fotos: Divulgação) Mais imagens

Estudantes e professores Unesc levaram sorrisos e diversão ao Bairro Mineira Velha neste Dia das Crianças (12/10). A ação proporcionou contação de histórias, caça ao tesouro, oficina geográfica, jogos, brinquedos e brincadeiras, pantomima, pintura de rosto, jogos biológicos, entre outras atividades voltadas ao público infantil e juvenil.

O encontro propôs, por meio das atividades, a valorização e o acesso das crianças a diferentes atividades de extensão, estimulando o conhecimento e a integração social. A ação teve o envolvimento de professores e alunos dos cursos de Ciências Biológicas, Geografia, Letras e Pedagogia e Teatro.

“Foi um dia de muitas atividades como O sorriso e a interação das crianças, jovens e adultos que por lá passaram, reafirmam e expressam as atividades de extensão comunitária da nossa Universidade”, afirmou a coordenadora do curso de Geografia, Andréa Rabelo.

O dia especial para as crianças foi promovido pela Associação de Moradores do Bairro Mineira Velha e Promorar I, em parceria com a Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da Unesc, da UNA HCE (Unidade Acadêmica de Humanidades, Ciências e Educação) e do Museu de Zoologia Professora Morgana Cirimbelli Gaidzinski.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Postado por: Milena Spilere Nandi 13 de outubro de 2017 às 11:59
Compartilhar Comente