Direito

Parceria em Araranguá

Parceria em Araranguá
Mais imagens

No início do mês de outubro, representantes da Unesc estiveram reunidos com o prefeito de Araranguá, Mariano Mazzuco Neto, para tratar sobre a instalação do Cejusc (Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania) no município, com previsão de inauguração ainda em 2019.

O local prestará serviços de atendimentos jurídicos para todos os cidadãos, sem custos. No local, serão realizadas audiências de conciliação e mediação na tentativa de compor litígios sem a necessidade de ajuizar a ação no Poder Judiciário. “O objetivo é a composição amigável dos conflitos e a rápida prestação jurisdicional. Todos os acordos serão homologados pelo Judiciário e têm força de lei”, afirma a coordenadora adjunta do curso de Direito da Unesc, Márcia Piazza.

O encontro teve a participação do diretor de Pesquisa e Pós-Graduação da Unesc Oscar Montedo, a desembargadora Janice Goulart, o juiz da 2ª Vara Cível de Araranguá, Gustavo Motola, a assessora jurídica, Ana Carolina Cândido Ricardo e o procurador-geral do Município, Dik Robert Daniel. 

Por: Milena Spilere Nandi 10 de outubro de 2019 às 17:50
Compartilhar Comente

Comissão de Educação Jurídica da OAB é acolhida na reitoria da Universidade

Comissão de Educação Jurídica da OAB é acolhida na reitoria da Universidade
Encontro precedeu evento a nível estadual proposto em Criciúma (Fotos: Leonardo Ferreira) Mais imagens

A Unesc recebeu, na noite desta segunda-feira (7/10), membros da Cejur (Comissão de Educação Jurídica) da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil). Eles foram acolhidos na reitoria da Universidade, pela reitora, Luciane Bisognin Ceretta, e pelo vice-reitor, Daniel Preve. O propósito do encontro foi apresentar a Instituição, o curso de Direito e o PPGD (Programa de Pós-Graduação em Direito).

A visita à Universidade precedeu o 1º Encontro Regional de Educação Jurídica de Santa Catarina, o qual Preve foi um dos palestrantes. “É um momento significativo para a Universidade, que abre suas portas para parcerias em educação do Direito, com o objetivo de elevar a excelência da atuação profissional em nosso estado”, destaca o vice-reitor, que abordou “Desafios da carreira docente frente as inovações do ensino jurídico”.

A presidente da Comissão, Iôni Heiderscheidt, explica que a proposta, com a temática “Valorização da docência e do professor advogado”, passará por todas as regiões catarinenses. “O movimento inicia no Sul, em um evento que abordará muito mais que as novas diretrizes de ensino. Queremos entender como construir um novo projeto de educação em direito, e para isso é necessário conhecer em detalhes as demandas de cada região”, explica.   

Durante o evento foram ministradas quatro palestras, com foco na atuação do advogado, sua carreira e a educação na área jurídica. Após as conversas, o público teve a oportunidade de dialogar com os palestrantes, em um espaço aberto para perguntas e respostas. “O encontro tem uma proposta rica, com interlocuções de muito conhecimento por pessoas que são referências em suas áreas de atuação”, ressalta a reitora da Universidade.

O diálogo na reitoria contou com a presença dos professores do Direito, Mauricio Filó e Reginaldo Vieira; do coordenador, João Carlos Medeiros Rodrigues Junior; da coordenadora adjunta, Márcia Andréia Schutz Lírio Piazza, e da pró-reitora Acadêmica, Indianara Reynaud Toreti.

Representando a OAB, estiveram na Universidade a doutora Helena Nastassya Paschoal Pitsica e a mestre Solange Büchele Thiago, que juntamente com Iôni também ministraram diálogos no evento.

Leonardo Ferreira - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Vitor Netto Henrique 08 de outubro de 2019 às 17:44
Compartilhar Comente

Acadêmicos do curso de Direito visitam Brasília

Acadêmicos do curso de Direito visitam Brasília
Órgãos da Capital Federal foram conhecido de perto pelos estudantes (Fotos: Divulgação) Mais imagens

Aproximadamente 20 alunos do curso de Direito da Unesc estiveram em Brasília nos últimos dias em busca de conhecimento. Por meio de uma iniciativa do Centro Acadêmico, os estudantes visitaram as principais instituições localizadas na Capital Federal entre quinta-feira (3/10) e domingo (6/10). Esta foi a terceira oportunidade em que o Centro Acadêmico viabilizou a viagem de estudos.

Conforme o coordenador do curso, João Carlos Medeiros Rodrigues Júnior, a ação é uma excelente oportunidade de os estudantes de todas as fases conhecerem de perto os órgãos sobre os quais estudam ao longo da graduação. “Essa experiência é importantíssima para que eles entendam os processos. Tivemos a oportunidade de, por exemplo, assistir a um julgamento no Supremo Tribunal Federal, isso é um aprendizado muito bom”, completou.

A iniciativa de promover a viagem, de acordo com a presidente do CA, Amanda Costamilan, surgiu a partir da demanda levantada pelos próprios estudantes. “Há alguns anos as turmas se organizavam para ir. Percebendo a necessidade de melhorar essa logística e até proporcionar um preço mais acessível, o CA abraçou e agora fica responsável por toda a organização e definição do cronograma. Procuramos fazer a cada ano uma experiência melhor para os colegas”, destacou.

Mayara Cardoso - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Mayara Cardoso 08 de outubro de 2019 às 17:11
Compartilhar Comente