Artes Visuais - Bacharelado

Quadrinhus no Campus

Quadrinhus no Campus, é um projeto interdisciplinar concebido durante o segundo semestre de 2015 nas disciplinas de Ateliê de Ilustração e Imagens Digitais do curso de Artes Visuais da UNESC.

Atualmente na segunda edição, o projeto consiste no desenvolvimento de uma produção de arte sequencial no formato de tirinhas que no final do processo recebe um acabamento digital, é publicada em um blog e no formato de um livrinho em PDF.

Este trabalho objetiva apresentar aos acadêmicos o mercado de trabalho das ilustrações e quadrinhos, estabelecendo os primeiros contatos com as formas de publicação. Visa o desenvolvimento de materiais para o enriquecimento do portifólio acadêmico, por meio de uma metodologia que o aproxima da experiência profissional de trabalho.

Quadrinhus no Campus I
Quadrinhus no Campus II

Por: Rosilene Ricken 26 de outubro de 2017 às 15:50
Compartilhar Comente

As várias linguagens da arte em debate em seminário e semana acadêmica

As várias linguagens da arte em debate em seminário e semana acadêmica
Eventos do curso de Artes Visuais iniciaram nesta segunda-feira (Fotos: Milena Nandi) Mais imagens

Estudantes de Artes Visuais se reúnem até esta sexta-feira (17/9) para discutir as diversas linguagens da arte e a prática docente durante o 8º Seilac (Seminário Educação, Imaginação e Linguagens Artístico Culturais) e a 1ª Semana Acadêmica de Licenciatura. A programação iniciou na noite desta segunda-feira (14/9), com a apresentação do Coral Unesc e a palestra “Cinema, linguagem e o corpo em movimento, das professoras doutoras do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Linguagem da Unisul, Alessandra Soares Brandão e Ramayana Lira de Sousa.

Segundo o coordenador do curso de Artes Visuais da Unesc, Marcelo Feldhaus, o evento trabalha a articulação entre as diferentes linguagens das artes e permite uma movimentação dos alunos além da sala de aula, promovendo uma troca de reflexões a respeito de arte e de experiências estéticas entre estudantes, artistas e profissionais da educação.

Para a coordenadora de Pesquisa da UNA HCE (Unidade Acadêmica de Ciências, Humanidades e Educação), Viviane Kraieski Assunção, a formação dos estudantes do curso deve se dar não apenas na área de ensino, mas também da pesquisa e da extensão. “A Universidade é um espaço de reflexão, de pesquisa, de ir até a comunidade e aprender com ela”, comentou. Já para o assessor da Propex (Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da Unesc), Reginaldo Vieira, a articulação entre o aprendizado em sala de aula, em pesquisas e em projetos comunitários colabora na formação de profissionais mais humanizados.

O Seilac é realizado desde 2005 pelo Gedest (Grupo De Pesquisa, Ensino e Extensão em Educação Estética), coordenado pela professora Silemar de Medeiros da Silva.

Saiba mais sobre os eventos

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Milena Spilere Nandi 14 de setembro de 2015 às 22:25
Compartilhar Comente

COLETIVA DO CURSO DE ARTES VISUAIS

Saudações acadêmicas,

É com grande satisfação que o Curso de Artes Visuais Bacharelado e Licenciatura e o Setor Arte e Cultura, com o apoio da UNA HCE e da PROPEX, convidam para participar da segunda edição da COLETIVA DO CURSO DE ARTES VISUAIS DA UNESC, que acontecerá de 20 de outubro a 30 de novembro de 2015.

A II Coletiva tem como objetivo de incentivar a produção artística; oportunizar espaço de exposição para artistas em formação; provocar o pensar/exercitar produções artísticas a partir do currículo proposto no Curso de Artes Visuais e refletir sobre as concepções de arte e experiência artística em consonância com a contemporaneidade. 

Segue o Edital e Ficha de Inscrição, que deverão ser entregues no Bloco E - sala 02, das 13h30 às 22h no período de 18 de agosto a 18 de setembro 2015.

Participe! Inscreva sua produção!

Por: Eliana Ferreira Dos Santos 21 de agosto de 2015 às 16:48
Compartilhar Comente

Noite de teatro na Universidade

Noite de teatro na Universidade
Alunos de Artes Visuais apresentaram três peças (Fotos: Milena Nandi) Mais imagens

A noite de hoje (3/7) foi de gargalhadas e muitas emoções na Unesc. Tudo por conta da 7ª Mostra de Teatro de Artes Visuais – Licenciatura. No palco do Auditório Ruy Hülse estudantes da terceira fase do curso apresentaram três peças. Eles foram responsáveis por todo o processo, da concepção da história até a busca de parceiros para a viabilização das peças e a atuação. O evento foi aberto ao público em geral.

“O caso da menina do vestido florido”, “Mega-Cena” e “Agora é que são elas” foram as peças apresentadas. Conforme o professor da disciplina Linguagem Teatral e Educação, responsável pela Mostra, Marcelo Feldhaus, o evento teve caráter não competitivo e foi resultado do processo de pesquisa, experimentação/laboratório e discussões teóricas realizadas na disciplina.

Programação:

“O caso da menina do vestido florido”
Grupo de Teatro Tarja Preta
Direção: Ewerton Costa do Carmo
Sinopse: Uma menina é assassinada misteriosamente. A detetive Olivia Nascimento (Daiane Paes) atende o caso, mas com poucas pistas a resolução fica cada vez mais difícil, até que ela descobre uma possível conspiração no caso.

“Mega-Cena”

Cia de Teatro Brasil
Direção: Adolfo Freitas Nuernberg
Sinopse: Uma família de baixa renda vive calmamente em uma casa simples no subúrbio de uma cidade do Sul catarinense. Sempre lutando por uma vida melhor, o inesperado acontece. Todos parecem presos a problemas intermináveis: desemprego, desamores, demissões. Até que em um dia, inesperadamente, um bilhete poderá mudar suas vidas para sempre.

“Agora é que são elas”

Grupo OváriOs
Direção: Kariane do Nascimento Pavan da Silva
Sinopse: A peça conta a história de Marcelo Armando Bracho, um homem que durante a vida teve várias mulheres e todas juraram amá-lo até a morte. E esse dia chegou. Mas, durante o velório, o inesperado acontece e cada uma delas tem um plano para resolver o problema. Descansar em paz talvez não seja possível para Bracho.

Parceiros da Mostra:  André Moro Fotografia; Attiva Filmes – eternizando sonhos; Antimonopólio; Aldeia Livre; Sunshine Make Up, Centro Educacional Raios de Sol, Nei Frangos Restaurante,  Vidrotur, Bonetti Artefatos de Cimento, Parco Design, Hidráulica Lumap, Yes Brasil, Tocca Imóveis, Programa Tocando o Coração de Deus, Bella Gram e Cumadres Doces.

Experiências de estágio foram compartilhadas durante a Mostra


Antes do início das apresentações, os estudantes da sétima fase de Artes Visuais – Licenciatura – expuseram, por meio de banners, o trabalho desenvolvido em escolas da região sob a supervisão de professores de Arte dos locais. O Seminário de Socialização das Experiências de Estágio ocorreu no hall do Auditório Ruy Hülse.

Fonte: Secom

Por: Milena Spilere Nandi 03 de julho de 2014 às 21:53
Compartilhar Comente

Profissional argentina fala sobre o processo criativo na fotografia

Profissional argentina fala sobre o processo criativo na fotografia
Virginia Yunes contou sobre suas diferentes fases de trabalho (Fotos: Milena Nandi) Mais imagens

“Fotografia é um encontro. É o encontro entre você e o objeto, que muitas vezes é desejado, provocado ou casual”. A definição é da fotógrafa argentina Virginia Maria Yunes, que esteve na Unesc na noite de hoje (19/5), para falar sobre “A Fotografia e o Processo Criativo”, para estudantes e professores do curso de Artes Visuais, e profissionais da área da região.

Virginia contou um pouco da sua experiência como fotógrafa internacional, relatava no livro “Cartas entre Marias: uma viagem a Guiné-Bissau”. Ela falou também das diversas fases de sua carreira, do trabalho da fotografia em narrar histórias, do papel social da foto e de como a fotografia pode ajudar na autoestima das pessoas.

Argentina e moradora de Florianópolis desde 1980, Virginia possui graduação em Educação Artística com habilitação em Artes Plásticas pela Udesc, graduação em Farmácia e Tecnologia de Alimentos pela UFSC. Já lecionou na UFSC, na Udesc e também foi professora da Unesc.

A palestra foi uma promoção do curso de Artes Visuais da Unesc e do Centro Acadêmico do curso.

Fonte: Secom

Por: Milena Spilere Nandi 19 de maio de 2014 às 21:29
Compartilhar Comente