Artes Visuais - Bacharelado

Estudantes de Artes Visuais revivem a Semana de Arte Moderna

Estudantes de Artes Visuais revivem a Semana de Arte Moderna
Licenciatura e Bacharelado reproduziram manifestações de 1922 (Fotos: Milena Nandi) Mais imagens

Roupas, maquiagem, cabelo, gestos, atitudes e manifestações artísticas dos anos 20 foram reproduzidas por alunos de Licenciatura e Bacharelado do curso de Artes Visuais da Unesc, durante a 2ª Festa da Semana de Arte Moderna, na noite de hoje (24/4), na sede da Associação Unesc.

Divididos em grupos, mais de 50 estudantes pesquisaram sobre o evento que revolucionou a cultura brasileira, realizado em 1922, em São Paulo, e montaram, durante três semanas, as apresentações. “A intenção é que se estude de maneira diferente da Semana de Arte Moderna de 1922. Os alunos pesquisaram sobre o movimento, os artistas participantes e o que o Brasil vivia na época. A partir daí, cada grupo escolheu uma manifestação artística para apresentar aos colegas. Temos dança, escultura, pintura, poesia, arquitetura e filmes”, conta a professora da disciplina de Arte Brasileira, Silemar Medeiros da Silva, responsável pela iniciativa. Segundo ela, cada aluno pode optar pela manifestação com a qual mais se identifica.

A Festa da Semana de Arte Moderna integra acadêmicos de Licenciatura e Bacharelado e também de fases diferentes. Paula Oliveira, da 7ª fase de Licenciatura, posou para Roberta Moro, da 5ª fase de Licenciatura, reproduzir o quadro “A Estudante”, de Anita Malfatti. “A partir da obra “A Estudante”, pesquisamos sobre a Anita, sua história, seus esboços, desenhos. É um modo diferente de aprender”, comenta Paula. Roberta, que tem um gosto especial pela pintura, foi mais além, e pesquisou, inclusive, a maneira como Anita pintava. A intenção, segundo a estudante, foi ser o mais fiel possível ao trabalho da artista.

Fonte: Secom

Por: Milena Spilere Nandi 24 de abril de 2014 às 22:06
Compartilhar Comente (1)

Público pode conferir peças encenadas por alunos de Artes Visuais

Público pode conferir peças encenadas por alunos de Artes Visuais
Mostra de Teatro apresentará quatro espetáculos (Foto: Arte) Mais imagens

Quem gosta de teatro terá a opção de assistir, gratuitamente, a quatro peças produzidas por alunos de Artes Visuais da Unesc. Os espetáculos serão apresentados na 6ª Mostra de Teatro - Curso de Licenciatura -, hoje (27/6), a partir das 19h30, no Auditório Ruy Hülse, na Universidade.

“O intuito é possibilitar um momento de apreciação estética e socialização das experiências construídas ao longo do primeiro semestre de 2013 na disciplina de Linguagem Teatral e Educação”, explica o professor Marcelo Feldhaus.

Ele diz que a exibição das peças é a oportunidade de os estudantes da terceira fase do curso compartilharem suas experiências de atuação, direção e montagem teatral, “fortalecendo a ideia de criação em arte e potencializando aprendizagens que futuramente servirão de base para a prática docente”.

Feldhaus destaca que as mostras não tem caráter competitivo. “Elas resultam do processo de pesquisa, experimentação/laboratório e discussões teóricas realizadas na disciplina”, informa.

Os espetáculos são abertos ao público, mas os professores interessados em levar turmas precisam entrar em contato pelo telefone (48) 3431-2564 ou enviar e-mail para artesvisuais@unesc.net, indicando o curso, fase, número de alunos e professor responsável.

Programação:

As procuradas
Valentina Cia de Teatro
Direção: Débora Teixeira Maier
Sinopse: Em um cenário de faroeste, as destemidas procuradas unem mistério, ousadia e malandragem.

O que as mulheres querem
Cia Vênus de Teatro
Direção: Halbertina Roecker Wiggers
Sinopse: A peça conta a história de seis mulheres mediadas por uma terapia coletiva. Um drama com pitadas de comédia que promete proporcionar risadas e reflexões sobre o universo feminino.

As peripécias de Raimundo
Cia de Teatro Arte do Sertão
Direção: Leonardo Pinheiro
Sinopse: Raimundo é um homem de estilo peculiar, vendedor de rede, vivente do sertão nordestino, cheio de histórias para contar. Em sua vida, uma esposa, Rosicleide, que é cega de amores pelo marido. Uma mulher que vive para os afazeres do lar e o cuidado de seu companheiro, que vive viajando para o sul do Brasil. Mas o que ela não esperava é que seu amado fatalmente iria partir desta para uma melhor, num terrível acidente.

As sogras
Cia de Teatro Ferroviê
Direção: Franquilin Silveira Raupp
Sinopse: Roberto e Rita finalmente conseguem tirar as tão desejadas férias, juntos. Estão prestes a viajar para Paris com sua filha Juju, porém surge Esperança, a sogra de Roberto, de malas feitas, disposta a passar um tempo com a família.

Fonte: Secom

Por: Assessoria de imprensa:imprensa@unesc.net 27 de junho de 2013 às 15:45
Compartilhar Comente

Artista participa de bate-papo na Unesc

Artista participa de bate-papo na Unesc
Claudia Zimmer falou sobre pesquisa que está desenvolvendo (Foto: Divulgação) Mais imagens

O curso de Artes Visuais (Bacharelado) iniciou ontem (13/6) à noite, uma programação especial abordando “A Pesquisa em Arte e os Artistas”. A primeira convidada foi a artista e pesquisadora Claudia Zimmer, de Florianópolis.

A artista participou de um bate-papo com os alunos, que puderam conhecer um pouco do trabalho desenvolvido por ela. Claudia também apresentou seu processo artístico e a pesquisa que vem desenvolvendo no doutorado em Poéticas Visuais da UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul), com o tema “(Des) localização do meio e outras rotas”.

Fonte: Secom

Por: Assessoria de imprensa:imprensa@unesc.net 14 de junho de 2013 às 15:59
Compartilhar Comente

Público pode conferir curtas produzidos por alunos de Artes Visuais

Público pode conferir curtas produzidos por alunos de Artes Visuais
Apresentação dos trabalhos será amanhã (24/5) (Foto: Divulgação) Mais imagens

Estudantes da sétima fase do curso de Artes Visuais (Licenciatura) da Unesc vão apresentar amanhã (24/5), os curtas produzidos como encerramento da disciplina Linguagem de Cinema e Educação. Os trabalhos serão exibidos no Auditório Ruy Hülse, no campus da Universidade, das 21 às 22 horas, com acesso livre ao público em geral.

A professora da disciplina, Silemar Silva, conta que os alunos passaram por todas as etapas da produção. “Desde a criação dos personagens, sinopse, roteiro, captação de imagem, até a divulgação dos curtas”, comenta a professora.

O tema para os filmes foram livres e os roteiros, aprovados em sala de aula. “São oito curtas e há bastante variação no tema, assim como no gênero. Tem desde terror com um pouco de humor, uso de fantoches, e os próprios alunos são os atores. Algo que ficou evidente foi que eles acabaram se surpreendendo com a própria atuação”, afirma.

Segundo Silemar, um dos critérios adotados foi a utilização do espaço da Universidade para a produção dos curtas. “Também foi proposto que eles usassem recursos que as escolas possam oferecer, para trabalharem futuramente com seus alunos”.

A disciplina de Linguagem de Cinema e Educação tem como objetivo refletir sobre o cinema como linguagem da arte, evidenciando seus aspectos teórico-práticos, assim como seus pressupostos artísticos, históricos e estéticos e sua relação com o contexto.

Fonte: Secom

Por: Assessoria de imprensa:imprensa@unesc.net 23 de maio de 2013 às 16:38
Compartilhar Comente (1)

Arte feita pelos estudantes exposta ao público

Arte feita pelos estudantes exposta ao público
Milena Spilere Nandi Mais imagens

A arte exposta no local onde foi feita. É assim a Mostra nos Ateliês, uma iniciativa do curso de Artes Visuais da Unesc, em parceria com o curso de Tecnologia em Cerâmica e Vidro. Até quarta-feira (28/11), os ateliês de Pintura, Cerâmica e Escultura e de Gravura e Serigrafia – localizados no Bloco Z, respectivamente nas salas 4, 5 e 8 – estarão abertos ao público em geral, que poderá conferir os trabalhos desenvolvidos durante este semestre pelos estudantes de Bacharelado e Licenciatura de Artes Visuais.

A Mostra, que abriu na noite de hoje (26/11), ocorre das 19h30 às 22h. Paralelamente ao evento, ocorre a apresentação dos TCCs (Trabalhos de Conclusão de Curso) de estudantes da oitava fase de Licenciatura do curso de Artes Visuais.

Segundo a professora das disciplinas de Cerâmica Artesanal e Cerâmica e Pesquisa, Odete Calderan, a Mostra ocorre todos os semestres e envolve alunos de várias fases do curso. “A arte tem que ser compartilhada e a Mostra possibilita que os estudantes conheçam o trabalho dos colegas e mostrem o seu talento não apenas para a comunidade interna”.

A professora da disciplina de Desenho Contemporâneo, Izabel Cristina Marcílio Duarte, afirmou que exposição faz os alunos se sentirem valorizados e os ajudará quando saírem da Universidade. “Aqui eles estão sujeitos a críticas e podem ter um retorno de como o público vê o seu trabalho. É uma experiência muito interessante”.

Fonte: Secom:imprensa@unesc.net

Por: Milena Spilere Nandi:milena.nandi@unesc.net 26 de novembro de 2012 às 21:39
Compartilhar Comente (2)