Newsletter Newsletter RSS RSS

Unesc participa de Fórum Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão da Acafe

Unesc participa de Fórum Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão da Acafe
Universidade é representada por docentes e funcionários (Foto: Arquivo) Mais imagens

A Universidade participa até esta terça-feira (19/9), do 6º Fórum Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão da Acafe – Fiepe, que ocorre no campus da Furb, em Blumenau. O evento receberá as instituições vinculadas ao Sistema Acafe como forma de integrar estudantes e docentes destas instituições. O Fórum trará palestras com renomados professores brasileiros, além de apresentações orais e de painéis de resultados de projetos de pesquisa e extensão e de atividades de ensino.

O pró-reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da Unesc, Oscar Montedo, participará da abertura oficial do evento nesta segunda-feira (18/9). A Universidade também está sendo representada por docentes e funcionários, além da Editora Unesc, que expõe seu trabalho em um espaço destinado às editoras das instituições do Sistema Acafe.

O Fórum tem como objetivos: incentivar a integração entre ensino, pesquisa e extensão; socializar a produção científica da pesquisa e da extensão das IES participantes; socializar experiências com impacto positivo para a formação dos acadêmicos; estimular o desenvolvimento da cultura de pesquisa e extensão e estimular o desenvolvimento de práticas pedagógicas inovadoras e diferenciadas no processo ensino aprendizagem.

A Unesc participa com a apresentação de 12 trabalhos, três de cada UNA (Unidade Acadêmica):

CET - 1 Oral (Inovação), 1 Pôster (Inovação), 1 Pôster (Pesquisa)
CSA - 1 Oral (Extensão), 1 Pôster (Extensão), 1 Pôster (Ensino)
HCE - 1 Oral (Ensino), 1 Pôster (Pesquisa), 1 Pôster (Inovação)
SAU - 1 Oral (Pesquisa), 1 Pôster (Ensino), 1 Pôster (Extensão)

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Milena Spilere Nandi 18 de setembro de 2017 às 15:46
Compartilhar Comente

Artigos apresentados em Seminário de Gestão Territorial viram e-book

Artigos apresentados em Seminário de Gestão Territorial viram e-book
Livro digital foi lançado nesta quinta-feira pela Editora Unesc (Fotos: Divulgação) Mais imagens

O Seminário de Pesquisa em Planejamento e Gestão Territorial, que ocorreu de terça a quinta-feira (12 a 14/9) na Unesc, teve uma programação com debates, reflexões e lançamento de e-book. Na manhã desta quinta-feira, a Editora Unesc e a organização do Seminário lançaram o livro digital com artigos da edição de 2016 do evento.

Entre os artigos apresentados, os 15 melhores são utilizados como parte da publicação de um e-book, que é lançado todos os anos. A obra é organizada pelos professores Nilzo Ivo Ladwig e Hugo Schwalm.

Segundo Ladwig, coordenador da comissão organizadora, a ação fortalece o desenvolvimento da pesquisa. “É uma forma de amadurecer as metodologias empregadas e divulgar seus resultados.  Além disso, o evento conta com uma premiação destinada aos melhores trabalhos”, comentou. 

O Seminário de Pesquisa em Planejamento e Gestão Territorial da Unesc tem o objetivo de fortalecer a discussão dos princípios e bases da adoção de uma perspectiva ecológica, atribuindo ao meio urbano uma noção de ecossistema na construção de políticas públicas e soluções sustentáveis que possam melhorar o ambiente nas cidades.

Em 2017, o evento teve como temática central: “Sustentabilidade dos Ecossistemas Urbanos”.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Milena Spilere Nandi 14 de setembro de 2017 às 20:25
Compartilhar Comente

Experiências vividas em projetos de extensão da área das engenharias vira e-book

Experiências vividas em projetos de extensão da área das engenharias vira e-book
Obra foi lançada na tarde desta terça-feira na Unesc (Foto: Milena Nandi) Mais imagens

As experiências vividas por professores e alunos dos cursos da UNA CET (Unidade Acadêmica de Ciências, Engenharias e Tecnologias) viraram o e-book “Práticas e Saberes de Extensão – volume 6”, lançado nesta terça-feira (16/5), na Universidade. A publicação, da Editora Unesc, traz artigos escritos por participantes de nove projetos de extensão desenvolvidos em diferentes Bairros de Criciúma.

Segundo a coordenadora de Extensão da UNA CET, Miquele Padula, o livro digital é o resultado de um trabalho feito a muitas mãos. “Professores, alunos extensionistas, Editora Unesc e organizadores. Cada um teve uma contribuição muito importante neste projeto, que retrata um pouco deste trabalho tão bonito desenvolvido com a comunidade”, comentou.

Para o editor da Editora Unesc, Dimas de Oliveira Estevão, publicações como o e-book reforçam a diversidade de temas abordados pela Editora e possibilitam que um número cada vez maior de pessoas tenha acesso aos saberes acadêmicos. Já o diretor da UNA CET, Evanio Nicoleit, ressaltou que o e-book é um dos resultados das ações desenvolvidas pelos cursos da Unidade Acadêmica, que trazem benefícios tanto para a comunidade quanto para professores e estudantes.

O assessor da Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da Universidade, Reginaldo Vieira, ressaltou que o e-book lançado nesta terça-feira é o sexto de um projeto que prevê 10 volumes de livros digitais com relatos do trabalho de extensão desenvolvido pelas quatro UNAs da Instituição, reunindo mais de 120 artigos escritos por professores e acadêmicos.

O lançamento da obra foi uma promoção da Editora Unesc, UNA CET e Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da Universidade e teve a presença dos participantes dos projetos de extensão e dos organizadores do e-book: professores Evanio Nicoleit, Luciane Ceretta, Marta Hoffman e Miquele Padula.

O e-book traz artigos sobre os projetos de extensão:

“Educação ambiental em escolas públicas com enfoque na qualidade do ar”;
“Qualificação de ambientes escolares inclusivos: extensão universitária na E.M.E.I.E. F”; “Casa de Passagem São José, Criciúma”;
“Contribuição com a qualificação dos ambientes da edificação a partir da extensão universitária”;
“Laboratório de sistemas construtivos sustentáveis: um modelo físico-educacional”;
 “Habitação social em Criciúma: levantamento de habitabilidade da produção do período de período 1985-2010”;
“Uma alternativa de qualificação para egressos e egressas do Presídio Santa Augusta de Criciúma, por meio da construção civil”;
“Informática para a melhor idade: relato de uma experiência”;
“Inclusão digital e os processos pedagógicos: o uso de tablets no Bairro da Juventude”;
“A informática como ferramenta de inclusão das pessoas com deficiência da APAE de Criciúma".

O e-book está disponível no blog da UNA CET (clique aqui)

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Milena Spilere Nandi 16 de maio de 2017 às 17:25
Compartilhar Comente

E-book traz experiências vividas em projetos de extensão da área das engenharias

E-book traz experiências vividas em projetos de extensão da área das engenharias
Atividades comunitárias da UNA CET foram reunidas em obra (Foto: Arquivo) Mais imagens

As experiências vividas e os conhecimentos adquiridos por professores e estudantes dos cursos da UNA CET (Unidade Acadêmica de Ciências, Engenharias e Tecnologias) foram reunidos no e-book “Práticas e Saberes de Extensão – volume 6”, que será lançado terça-feira (16/5), às 14 horas, na sala 1 do Bloco O.

O lançamento da obra é uma promoção da Editora Unesc, UNA CET e Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da Universidade.

Organizado pelos professores Evânio Nicoleit, Luciane Ceretta, Marta Hoffman e Miquele Padula o e-book traz o relato de professores e alunos que participam de nove projetos de extensão:
- “Educação ambiental em escolas públicas com enfoque na qualidade do ar”;
- “Qualificação de ambientes escolares inclusivos: extensão universitária na E.M.E.I.E. F”; “Casa de Passagem São José, Criciúma”;
- “Contribuição com a qualificação dos ambientes da edificação a partir da extensão universitária”;
- “Laboratório de sistemas construtivos sustentáveis: um modelo físico-educacional”;  “Habitação social em Criciúma: levantamento de habitabilidade da produção do período 1985-2010”;
- “Uma alternativa de qualificação para egressos e egressas do Presídio Santa Augusta de Criciúma, por meio da construção civil”;
- “Informática para a melhor idade: relato de uma experiência”;
- “Inclusão digital e os processos pedagógicos: o uso de tablets no Bairro da Juventude”;
- “A informática como ferramenta de inclusão das pessoas com deficiência da APAE de Criciúma”.

O e-book está disponível no blog da UNA CET (clique aqui)

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Milena Spilere Nandi 12 de maio de 2017 às 21:38
Compartilhar Comente

Lançamento da Cartilha de Extensão Unesc

A Editora da Unesc realiza o lançamento da Cartilha de Extensão (UNESC) hoje às 17h, no Auditório Edson Rodrigues, sala 19 do bloco P.

A cartilha foi elaborada e organizada por profissionais da instituição para demonstrar aos acadêmicos as práticas de Extensão realizadas pela universidade, por meio de projetos de ações comunitárias, culturais e de prestação de serviços desenvolvidos pela Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão – PROPEX, com o apoio das unidades acadêmicas de Ciências, Engenharias e Tecnologia – UNACET, de Humanidades, Ciências e Educação – UNAHCE, de Ciência da Saúde – UNASAU e de Ciências Sociais Aplicadas - UNACSA. O material servirá como um guia para orientar os estudantes e pesquisadores sobre o que é extensão em uma universidade comunitária, como fazer o elo com a comunidade e de que forma os projetos podem ser realizados.

Organizadores: Luciane Bisognin Ceretta, Gisele Silveira Coelho Lopes, Reginaldo de Souza Viera, Ana Lúcia Cardoso, Mágada Tessmann Schwalm, Milla Lúcia Ferreira Guimarães, Miquele Lazarin Pádula, Sheila Martinhago Saleh
Ano de publicação: 2016
Valor: Gratuito

Por: Aline Demboski 09 de março de 2017 às 10:47
Compartilhar Comente