Editora

Livro lançado com contribuição da Editora Unesc aponta processos e mecanismos tributários brasileiros que causam desigualdades

Livro lançado com contribuição da Editora Unesc aponta processos e mecanismos tributários brasileiros que causam desigualdades
Obra foi escrita pelo doutor em Desenvolvimento Econômico Juliano Giassi Goularti Mais imagens

Desigualdades tributária, social, de renda e outros mecanismos transformaram o Brasil em um paraíso fiscal para os mais ricos. Este é o pensamento trazido pelo doutor em Desenvolvimento Econômico Juliano Giassi Goularti, na obra “Política fiscal e desoneração tributária no Brasil”, com lançamento marcado para sexta-feira (7/8). Com os carimbos da Editora Insular e da Editora Unesc, o trabalho será apresentado online.

Conforme o autor, donos de grande capital e a elite de profissionais de alta renda são favorecidos quando o assunto são os impostos sobre bens e serviços, deixando a maior parte da contribuição para aqueles menos favorecidos.

Ao longo da obra, Goularti destaca aspectos como o pobre consumir o que ganha para sobreviver, e pagar proporcionalmente mais impostos do que o rico. A explicação fica ainda evidente quando é analisado o Imposto de Renda desses indivíduos, dos assalariados, de 5 mil reais e donos de fortunas milionárias. O proprietário do maior capital logo leva vantagens sobre lucros e dividendos, assim como os profissionais que vendem serviços como pessoas jurídicas. O mesmo ocorre com as isenções fiscais e tributárias.

Para participar do lançamento e dialogar com o autor, os interessados podem acessar o evento via Google Meet. Clique aqui

Conheça Goulart

Autor e coautor de diversas obras, Giassi Goularti é doutor em Desenvolvimento Econômico pelo Instituto de Economia da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), membro da APEC (Associação de Pesquisadores em Economia Catarinense), do CEDE (Centro de Estudos de Desenvolvimento Econômico) do Instituto de Economia da UNICAMP e da ABPHE (Associação Brasileira de Pesquisadores em História Econômica).

Leonardo Ferreira - Agência de Comunicação da Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

04 de agosto de 2020 às 13:13
Compartilhar Comente

Dicas para tempos de distanciamento no e-book Nossa rotina mudou

Dicas para tempos de distanciamento no e-book Nossa rotina mudou
Mais imagens

Apresentamos o e-book "Nossa rotina mudou: Um guia para tempos de distanciamento", que trata de demosntrar opções  para este período de isolamento social.

A obra, organizada pelo Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva (PPGSCol) da Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC) apresenta algumas estratégias que possam auxiliar neste período, como refletir sobre a vida que temos e vivemos, apresenta informações sobre alimentação, atividades físicas, jogos e brincadeiras para as crianças, bem como orienta sobre a organização do espaço de trabalho. Além disso, você poderá aproveitar para conhecer museus da UNESC e espaços que permitem passeios virtuais voltados a conhecimentos gerais; estabelecer ou reestabelecer contatos com amigos e familiares; e fazer novas conexões, aumentando sua rede de contatos, nossas vidas estão passando por um processo de transformação, e lidar com essa mudança é algo de grande complexidade para todos.

De forma muito abrupta, passamos de um período de relações coletivas presenciais no ambiente de trabalho ou em nossa vida social para uma realidade em que levamos todo o trabalho, ou grande parte dele, para nossa casa. Cada um de nós tem uma rotina diferente, por isso, alinhar todas as exigências diárias aos componentes familiares, as quais possuem objetivos, dinâmicas e logísticas diferentes, em um mesmo espaço físico, em muitos casos bem limitado, é um desafio. O ambiente doméstico passou a agregar um conjunto de atividades, sejam elas relacionadas ao trabalho, à escola, à atividade física, sejam elas relacionadas às informações sobre o cenário que nos mantém em isolamento. Gostaríamos de ter uma receita, um guia, que pudéssemos seguir para resolver todas as nossas necessidades. Mas, na verdade, não temos um direcionamento preciso do que fazer. 

Acesse a obra no link: http://www.unesc.net/portal/capa/index/300/12673

03 de agosto de 2020 às 10:37
Compartilhar Comente