Editora

Lançamento online do livro Política fiscal e desoneração tributária no Brasil

Lançamento online do livro Política fiscal e desoneração tributária no Brasil
Mais imagens

Em parceria com a Editora Insular, a EdiUnesc terá o primeiro lançamento de livro de forma online. O evento ocorrerá no dia 07 de agosto (sexta-feira), a partir das 19h, de forma virtual, pelo google meet

O livro, de autoria de Juliano Giassi Goularti, é um estudo indispensável para quem quer entender e combater os privilégios no gasto público e seu financiamento. A obra demonstra que a distribuição regional das desonerações nega as condições de País subdesenvolvido e evidencia que no plano microeconômico e macroeconômico as desonerações bilionárias não chegaram ao conjunto da população brasileira.

De acordo com o professor do Instituto de Economia da Unicamp, Pedro Paulo Zahluth Bastos, o livro "disseca outro aspecto da injustiça tributária: o abuso nas isenções. Elas desviam recursos em especial da seguridade social, sem trazer os investimentos privados que as justificam. O Brasil é um paraíso fiscal para proprietários do capital e para a elite de profissionais de alta renda. Embutimos muitos impostos em bens e serviços e cobramos sem distinguir o consumidor miserável do endinheirado. Como o pobre consome o que ganha, paga proporcionalmente mais impostos que o rico".

Juliano Goularti constrói uma interpretação crítica das desonerações demonstrando que o Brasil é um dos países mais desiguais do mundo, onde quem ganha mais paga menos e quem ganha menos paga mais impostos, aprofundando assim as desigualdades sociais. Ao analisar a política fiscal de desoneração tributária no Brasil, o autor deixa claro que este instrumento de política econômica tem sido utilizado para a transferência de renda do setor público para o privado, sem contrapartida social, como geração de emprego, renda e desenvolvimento socioeconômico.

A obra, que estará a venda ao valor de R$ 49,00, é uma leitura obrigatória para aqueles que lutam por justiça fiscal e equidade social.
 

Por: Aline Demboski 27 de julho de 2020 às 10:22
Compartilhar Comente

Migrar é um direito humano

Migrar é um direito humano
Mais imagens

É de extrema importância a acolhida do/a aluno/a migrante no sistema educacional, tendo em vista que é fundamental para os/as alunos/as nativos/as o convívio com a diversidade, já que a escola é, na maioria das vezes, o ambiente de maior socialização desse indivíduo. Pensano nisto, os professores João Henrique Zanelatto e Michele Gonçalves Cardoso organizaram o guia Migrar é um direito humano: guia de acolhimento para migrantes.

Tendo o idioma como um dificultador para a socialização, é importante que se promova uma grande integração entre os/as alunos/as por meio de atividades diversas e que valorizem a vivência do/a aluno/a migrante.

Reconhecer as manifestações das mais diversas culturas torna-se um ponto essencial para um ensino de qualidade. Muitas formas de preconceito podem ser evitadas quando se conhece e se respeita a cultura do outro. A diversidade cultural dos povos está presente na sua língua, nas suas tradições, na sua arte e na sua crença.

É muito importante entender que essa “diversidade” significa que cada povo possui características diferentes. A formação de um cidadão integral perpassa pelo conhecimento dessa diversidade e pelo reconhecimento de sua importância.

A obra foi produzida em formato impresso para distribuição aos alunos e está disponível em formato de e-bokk no catálogo da Editora da Unesc. 

Por: Aline Demboski 16 de julho de 2020 às 08:00
Compartilhar Comente

Acadêmicos de medicina desenvolvem e-book

Acadêmicos de medicina desenvolvem e-book
Mais imagens

O e-book “Guia Prático de Hematologia” foi desenvolvido a partir de uma ideia de diversos acadêmicos do curso de Medicina para tornar fácil um assunto tão complexo, que é a área hematológica. Tendo como organizadores: Maria Júlia Cavaler De Maman e Vitor Hugo Parpinelli Ricci.

Baseado em etiologia, fisiopatologia e apresentação clínica, surgem protocolos diagnósticos e terapêuticos que, na prática, nem sempre são inteligíveis.

Dividido em 12 capítulos, a obra aborda os mais diversos assuntos dentro da hematologia, hemoterapia e doenças onco-hematológicas, trazendo de forma clara os conceitos mais importantes de cada patologia.

Por: Aline Demboski 13 de julho de 2020 às 08:00
Compartilhar Comente

Projeto transforma-se em livro

Projeto transforma-se em livro
Mais imagens

O programa Cooperjovem, promovido pela Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), está representado na obra “Uma escola que aprendeu a cooperar”, elaborada por Jucélia Tramontin Dalpiás. O livro apresenta a forma democrática que a comunidade educacional encontrou para superar os desafios existentes na escola e no processo de ensino e aprendizagem, por meio da qual o ato de educar pela cooperação modificou o seu cenário, tomando todo o processo mais significativo, comprometido e criativo, menos fragmentado e individualizado.

Com a utilização do programa, a comunidade escolar passou a assumir um papel ativo e participativo em todos os processos e decisões, não existindo mais um único responsável, mas uma equipe comprometida com o educar para formar cidadãos críticos, líderes ativos, comprometidos com o exercício da cooperação com o bem comum.

O projeto desenvolvido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (SESCOOP) desde 2000, busca inserir e promover a prática da cooperação incentivando a educação, formação e informação e o interesse pela comunidade.

A obra está disponível em formato de e-book no catálogo online da Editora da Unesc com download  gratuito no link http://www.unesc.net/portal/capa/index/300/12593, e em formato impresso, com distrbuição para as escolas.

Por: Aline Demboski 09 de julho de 2020 às 09:55
Compartilhar Comente

Curso de Arquitetura lança revista científica

Curso de Arquitetura lança revista científica
Mais imagens

A mais recebente revista científica do Portal de Periódicos da Unesc é a Revista Território, Espaço Construído e Meio Ambiente, elaborada pelo Curso de Arquitetura da Unesc, e coordenada pela professora Dra. Aline Eyng Savi.

As publicações possuem abordagens baseadas em metodologias qualitativas e/ou quantitativas frutos de pesquisa científica relacionadas às áreas de conhecimento denominadas: território, espaço construído e meio ambiente; associadas à Arquitetura e ao Urbanismo, além de áreas afins, com edições anuais.

A primeira edição está disponível no link http://periodicos.unesc.net/arquitetura

06 de julho de 2020 às 08:00
Compartilhar Comente