Editora

Capacitação para editores de revistas científicas

Os editores e membros das equipes editoriais das revistas científicas do Portal de Periódicos Unesc participaram de uma capacitação no dia 25 de julho. Em função da dificuldade que os editores relatam em utilizar a plataforma OJS - Open Journal System, a Editora da Unesc elaborou um material a fim de apresentar os papéis e funções dentro da plataforma, assim como as atividades na prática.

Nesse encontro os participantes tiveram a oportunidade de ver como cada papél utiliza a plataforma, além de esclarecer as dúvidas para ajudá-los nas atividades ligadas à OJS.

Por: Aline Demboski 30 de julho de 2018 às 10:39
Compartilhar Comente

Livros “esquecidos” no campus fazem conhecimento circular

Livros “esquecidos” no campus fazem conhecimento circular
Campanha ocorreu nesta quarta-feira (Fotos: Milena Nandi) Mais imagens

O projeto “Esqueça um livro”, promovido na Universidade pela Editora Unesc e pela Biblioteca Central Professor Eurico Back, com o apoio da Reitoria, contou com a ajuda de colaboradores da Instituição, que deixaram obras no hall do Bloco Administrativo nesta quarta-feira (25/7) para possibilitar que outras pessoas possam ampliar o seu conhecimento por meio da leitura.

O objetivo do projeto é incentivar a leitura e disseminar o conhecimento e ocorreu pela segunda vez na Universidade. O projeto é desenvolvido em âmbito nacional e surgiu em 2007. Ele já contribuiu para a distribuição de mais de dez mil livros e a montagem de duas bibliotecas na cidade de São Paulo.

“Quando adquirimos um livro, fazemos a leitura e muitas vezes ele fica em nossa estante sem ser lido por outras pessoas. A ideia é fazer circular esses livros e dar a oportunidade para os que nem sempre têm condições de fazer esse tipo de investimento. Dar de presente, porque é um presente encontrar um livro e poder ficar com ele, seja um passo para contribuir para uma sociedade mais informada. Sem contar que este livro pode circular no próximo ano”, afirma a coordenadora da Biblioteca da Unesc, Elisângela Just Steiner.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Milena Spilere Nandi 25 de julho de 2018 às 17:09
Compartilhar Comente

Congresso Ibero-Americano de Estudos Rurais

O professor Dimas de Oliveira Estevão participou do 12º Congresso Ibero-Americano de Estudos Rurais, na Universidade de Valladolid, em Segovia, na Espanha. O evento ocorreu no início do mês e nele, o professor da Unesc apresentou o artigo “Programas de compras institucionais da agricultura familiar: um estudo do município de Criciúma - Santa Catarina – Brasil (2010-2015)”.

O lema da 12ª edição do congresso foi "Territórios Globais, Ruralidades Diversas", e ele procurou abranger o grande desafio de manter a diversidade dos territórios e as dinâmicas locais num mundo cada vez mais globalizado.

Por: Milena Spilere Nandi 18 de julho de 2018 às 14:25
Compartilhar Comente

Ediunesc e Editora de Univali lançam parceria em obra sobre a literatura na educação de crianças pequenas

Ediunesc e Editora de Univali lançam parceria em obra sobre a literatura na educação de crianças pequenas
Mais imagens

Este livro nos conta uma interessante experiência de pesquisa sobre a literatura na educação de crianças pequenas. Experiência que se deu numa cidade italiana – situada no coração da Toscana, San Miniato. Com uma narrativa que se desenha em alguns momentos em metáforas e em outros por situações e/ou dados produzidos pela pesquisa, as autoras nos envolvem na educação infantil de San Miniato. A obra apresenta a concepção do literário que norteia as práticas educativas na educação infantil e San Miniato e nos revela estratégias e mediações que levam crianças a manterem um vínculo afetivo e estético com o livro. Esta foi mais uma parceria de publicação com Editora Univali, e encontra-se disponível para compra na Livraria Unesc.

Por: Aline Demboski 20 de julho de 2018 às 08:10
Compartilhar Comente

Congresso na Espanha contou com a apresentação do professor doutor da Unesc

O Editor-chefe da Editora Unesc, Professor Doutor, Dimas de Oliveira Estevam, esteve na Espanha de 4 a 6 de julho para apresentação do artigo "Programas de compras institucionais da agricultura familiar: um estudo do município de Criciúma - Santa Catarina – Brasil (2010-2015)" no XII Congresso Ibero-Americano de Estudos Rurais (CIER), realizado em Segóvia, na Universidad de Valladolid. O tema da edição do congresso foi "Territórios Globais, Ruralidades Diversas", buscando atender o desafio de manter a diversidade dos territórios e as dinâmicas locais num mundo cada vez mais globalizado. "O Congresso também incidiu na análise das realidades dos territórios rurais, incluindo as dinâmicas agroalimentares, a diversidade dos canais comerciais atuais, o surgimento de novos desafios e oportunidades em torno da alimentação e as ameaças sobre os territórios mais frágeis. Esses temas foram debatidos, levando em consideração os desequilíbrios sociais e territoriais, a situação das populações rurais e as suas estratégias de adaptação em momentos de aceleradas mudanças econômicas e sociais", comentou Estevam.

Por: Aline Demboski 18 de julho de 2018 às 08:41
Compartilhar Comente