Design

Colégio de Criciúma em busca do recorde de tampinhas plásticas

O curso de Engenharia de Agrimensura e Cartográfica da Unesc, colaborou com o Colégio Michel que pretende quebrar o recorde de 323.103 mil tampinhas da escola BISJ (SAU) de Jeddah na Arábia Saudita e entrar para o registro do Guinness Book. A escola construiu uma corrente de 2738,5m no dia 04 de dezembro de 2019. A ideia surgiu no Colégio Michel, após a constatação de que a quantidade arrecadada era bem maior do que o recorde registrado no livro. O evento foi realizado no dia 08 de novembro de 2022 na quadra de esportes do Colégio, onde foi realizada a medição do comprimento da corrente e a quantidade de tampas de plástico, para isto foi utilizado uma estação total da marca Topcon, com medidor de distância a laser e um bastão com um mini prisma, foi possível medir o comprimento de cada linha, destas distribuídas de forma longitudinal e paralelamente. Portanto 212 linhas num comprimento médio de 16,88m, o que resultou 3.578,56m, mais uma linha de 5,67m, totalizando 3.584,24m, para determinar a quantidade de tampas, foram feitas amostragens, de um metro e contado a quantidade de tampas neste intervalo, a média encontrada foi de 96 tampas, que multiplicado pelo comprimento, resultou em 344.087 tampas.

23 de novembro de 2022 às 15:09
Compartilhar Comente

Curso de Design apresenta atualização de matriz curricular e novas parcerias com empresas da região

Curso de Design apresenta atualização de matriz curricular e novas parcerias com empresas da região
Durante graduação, alunos participam de projetos que trabalham criatividade e conhecimento técnico (Fotos: Arquivo) Mais imagens

O curso de Design – ênfase em Projeto de Produtos da Unesc inicia 2020 repaginado. Os acadêmicos poderão vivenciar novas experiências e agregar ainda mais conhecimento em seu processo de formação. As novidades giram em torno da atualização da matriz curricular, que ganhou novas disciplinas para a aproximação cada vez maior com o mercado e com cursos de áreas afins da Universidade. Além disso, o Design ampliará as parcerias com o setor produtivo, dando ainda mais oportunidades de projetos que trabalham a criatividade e o conhecimento técnico.

A partir do primeiro semestre de 2020, os calouros e veteranos do curso vão participar do núcleo Indústria Criativa, que tem como objetivo conciliar a flexibilidade com a excelência na formação profissional. Por meio de ações e aulas diferenciadas, ela irá trabalhar a capacidade criativa para propor soluções inovadoras, utilizando domínio de técnicas e de processo de criação; o conhecimento do setor produtivo, visão do mercado, materiais, processos produtivos e tecnologias abrangendo mobiliário, confecção, calçados, joias, cerâmicas, embalagens, artefatos de qualquer natureza, traços culturais da sociedade, softwares e outras manifestações regionais.

Além disso, na Indústria Criativa, os acadêmicos irão desenvolver pesquisa científica e tecnológica objetivando a criação, a compreensão, a difusão e o desenvolvimento da cultura visual. A nova matriz curricular agregou disciplinas como “História e Estética do Design”, “Composição Gráfica”, “Imagens Digitais”, “Arte, Design e Sociedade”, “Criatividade e Fundamentos da Comunicação Visual”, “Biônica e Ecodesign”, “Branding”, “UX Experiência do Usuário” e “Design Social”. E traz ainda outra novidade: a interação dos cursos de Design – ênfase em Projeto de Produtos e de Artes Visuais, com os acadêmicos e professores dos dois cursos interagindo em espaços como salas de aula e laboratórios.

O curso, com oito anos de vida, já havia passado por adequações em sua matriz em 2015 e 2017. Em 2018, o processo de criação da nova matriz teve início e contou com a participação de estudantes e professores. Com a atualização, a partir de 2020, o curso se tornou mais atrativo economicamente. Segundo o coordenador do curso de Design, João Rieth, o novo projeto parte da observação das mudanças do mercado e das carreiras e do feedback das empresas, incluindo as que o curso tem parceria na realização de projetos e desafios aos acadêmicos.

“Percebemos a ampliação da área de atuação do profissional e construímos coletivamente, uma matriz curricular mais flexível e atual, propondo uma integração entre os cursos de Design e Artes Visuais e com disciplinas nas áreas de artes e gráfica. O foco continuará sendo design de produtos, mas o profissional formado pela Unesc terá uma abordagem mais ampla, incluindo a comunicação visual e os recursos digitais”, afirma Rieth.

Parcerias fortalecidas e ampliadas


Um dos diferenciais do curso de Design – ênfase em Projeto de Produtos da Unesc são as parcerias com empresas de diversos segmentos da indústria, o que possibilita novas experiências e aprendizados aos acadêmicos – além de oportunidades de estágio nas empresas.

A parceria mais antiga do curso começou há sete anos com a Ceusa Revestimentos Cerâmicos – hoje pertencente ao Grupo Duratex – para a realização do projeto Talentos. Nele, os acadêmicos da Unesc são desafiados a criarem um projeto inovador na área de cerâmica. Além desta área, ao longo dos oito anos de vida, o curso da Unesc já deu oportunidade aos seus alunos de participarem de concursos nacionais e internacionais e desafios propostos por empresas que desenvolvem produtos como embalagem, calçados e móveis, além de cooperativas de agricultura familiar e serviços de saúde.

Para 2020, a coordenação do curso já alinhavou novas parcerias com fabricantes de chocolates e de calçados especiais, além da participação das fornecedoras de insumos para o setor cerâmico, Icon e Esmalglass no projeto Talentos. “A participação nos desafios ajuda os acadêmicos a olharem o mercado sob outra ótica e terem uma importante experiência prática. As parcerias geram inovação”, comenta Rieth.

O professor do curso de Design da Unesc, Maico Carlos Vieira é prova do quanto a interlocução entre Universidade e setor produtivo têm benefícios para os envolvidos. Egresso do curso de Artes Visuais da Instituição, Vieira conseguiu uma oportunidade na multinacional Esmalglass, fornecedora de matérias-primas para o setor cerâmico, a partir de uma visita que o seu curso fez à empresa.

Vieira é colaborador da Esmalglass há nove anos e afirma que o contato dos estudantes com empresas de diversos ramos auxilia os acadêmicos a conhecerem a realidade do mercado e a saberem mais sobre as diferentes áreas de atuação do designer de produtos. Além disso, o professor salienta que a possibilidade de os alunos participarem de desafios e realizarem estágios é um diferencial importante para a formação profissional. E profissionais bem preparados e diferenciados é o que o mercado quer.

Experiências internacionais


Na Unesc, os alunos do Design – ênfase em Projeto de Produtos podem ter experiências internacionais, e, inclusive, a dupla titulação. A partir do convênio firmado com a Universidade Nacional de Avellaneda, em 2015, os alunos do curso poderão ter o diploma da universidade brasileira e da instituição argentina. Design é o primeiro curso da Unesc a oferecer a dupla titulação. Dessa maneira, os alunos do curso de Design da Unesc podem cursar dois semestres em Avellaneda e os acadêmicos da instituição da Argentina também podem fazer parte do curso na Unesc. Na universidade argentina, o curso oferecido segue os conceitos básicos das escolas alemãs de Design, de objetividade e de funcionalidade.

Lançamento de livro internacional

O curso de Design vai promover no dia 19 de março, a Aula Inaugural do primeiro semestre de 2020 de uma maneira especial. O evento, que também será aberto a estudantes e profissionais de áreas afins, vai contar com o lançamento do livro “Biônica e Design”. A obra produzida na Itália, conta com a participação de designers e arquitetos de todo o mundo e a Unesc irá abrigar o seu primeiro lançamento no Brasil.

A obra em italiano, conta com 30 relatos de profissionais sobre experiências e estudos relacionados a biônica no design, no Centro de Pesquisas do Instituto Europeu de Design de Milão. Entre os autores do livro, está o coordenador do curso de Design da Unesc, João Rieth.

Gostou das novidades do Design? Venha fazer parte do curso em 2020. Saiba como  

Milena Nandi – Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

07 de fevereiro de 2020 às 14:02
Compartilhar Comente

Palestra sobre design promove interação e criação em sala de aula

Palestra sobre design promove interação e criação em sala de aula
Mais imagens

Acadêmicos do curso de Design da Unesc, tiveram a oportunidade de acompanhar a palestra, interagir e criar com uma das referências na área, o designer e professor da Faculdade de Aveiro, em Portugal, Paulo Dago D`Uva.

No encontro, Paulo D`Uva falou sobre as diversas maneiras para obter diferentes processos criativos destinados aos variados públicos, usando como exemplo alguns meios de transporte, como barcos e carros. Ele destacou que um só produto não consegue agradar a todos os tipos de clientes. “Foi uma palestra para expandir as nossas visões, para entender diferentes pontos de vista em meio a criação de um produto”, analisa a estudante Julia Bergmann Nunes.

Após a palestra, o professor promoveu uma atividade dinâmica, de modo que os próprios acadêmicos do curso de Design deveriam criar uma jarra com filtro que tivesse como inspiração o modelo de um carro, possibilitando conhecer o potencial criativo dos universitários.

“Para mim foi importante ter esta experiência de lidar com a criatividade em um curto período de tempo. Para conseguir gerar diferentes alternativas e criar um produto totalmente novo, é preciso muita concentração e dedicação, afinal, no mercado de trabalho não teremos todo o tempo do mundo para gerar alternativas ao mostrar um projeto para o cliente. Foi uma atividade bem desafiadora, que se constituía em criar um objeto utilizando como inspiração outro que não possuía nenhuma semelhança estética, ao mesmo tempo, foi muito empolgante e fez com que eu e meus colegas soltássemos nossa criatividade e conseguíssemos criar algo por meio de organização, planejamento, respeito pela equipe e não esquecendo de manter o foco no público alvo”, conta Júlia.

O designer Paulo D`Uva conta que a proposta foi promover uma atividade de modo que os alunos pudessem olhar para a evolução da linguagem de um determinado produto e a sua influência no design de outros segmentos, seja pelas linhas, formas, tendências, cores que estão surgindo e outras que acabam por sucumbir enquanto tendência.

O designer português é professor auxiliar convidado na Universidade de Aveiro. Foi vice-diretor fundador do Mestrado de Engenharia e Design de Produto desta mesma universidade, além de ser doutorando em Design na Faculdade de Arquitetura da Universidade Técnica de Lisboa, investigador do ID+ (Instituto de Investigação em Design, Mídia e Cultura) e atuar na Universidade Europeia – Laureate. Desde 1991, é professor de Projeto em Design de Produto, Design Management, Equipamento Urbano, Metodologia, Interface, Inovação pelo Desenho, Design e Tecnologia e Biônica, tendo passado por instituições de países europeus como Portugal e Itália.

https://www.youtube.com/watch?v=GIcDClxwr6I

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Ana Sofia Schuster 19 de outubro de 2018 às 22:00
Compartilhar Comente

Curso de Design amplia seus intercâmbios internacionais com outras instituições e empresas

Neste 2º semestre de 2017, o Curso de Design ampliará seus intercâmbios internacionais com outras instituições e empresas. O acadêmico da 4ª Fase, Caio Mroniski será o primeiro a participar da dupla titulação com a UNDAV de Avellaneda na Argentina, permanecendo até julho de 2018. Já o João Luiz Flores Gomes, vencedor do concurso interno para o projeto da caneca icônica, permanecerá 3 meses estagiando na empresa portuguesa Vista Alegre em Portugal, desenvolvendo o seu produto para a produção. João integrará o ID Pool, juntamente com outros 4 profissionais de vários países, em Aveiro. Para auxiliar nas despesas do João Luiz, o Curso de Design se mobilizou e promoveu a II Paella do Design, dia 20/08/2017, no Bairro da Juventude em Criciúma.

Por: Naiara Beatriz De Souza Da Silva 31 de agosto de 2017 às 19:27
Compartilhar Comente

Acadêmicos da 8ª fase do Design doam brinquedos e guloseimas no bairro Renascer

Em comemoração ao dia das crianças, os acadêmicos da oitava fase do Curso de Design, foram ao bairro Renascer em Criciúma, no dia 11 de outubro, fazer a doação de brinquedos e algumas guloseimas as crianças da comunidade. A iniciativa se deu, por meio, da disciplina de Sociologia, a qual faz parte de uma atividade de extensão do currículo da disciplina. O professor Marcilon de Souza responsável pela disciplina, relata que "essa atividade ocorre a muitos anos e o brilho no olhar das crianças é muito motivador, além do que os estudantes não são mais os mesmos em aula, pois, tiveram em contato com uma realidade oposto a sua".

 

Por: Naiara Beatriz De Souza Da Silva 13 de outubro de 2016 às 18:47
Compartilhar Comente