AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

imagem do site
Newsletter Newsletter RSS RSS

Trabalho é tema de roda de conversa na Unesc

Trabalho é tema de roda de conversa na Unesc
Atividade compõe a programação da semana do trabalhador (Fotos: Mayra Lima) Mais imagens

Trabalho feminino e infantil, direitos, saúde, trabalho docente e qualidade de vida foram as temáticas debatidas por especialistas na tarde desta terça-feira (24/4) na Unesc. O encontro, alusivo à semana do trabalhador, ocorreu no Bloco P, e contou com a participação aberta de colaboradores da Unesc.

Um dos participantes do debate foi o professor João Batanolli, coordenador do programa Ânima da Universidade, que ressaltou a importância da qualidade de vida. “Nós somos feitos de água, e a qualidade de vida começa pela qualidade desses elementos em nós. Na maneira em como a gente respira, se alimenta e trata as nossas águas interiores. Então como nós tratamos esse meio ambiente interno, que está intimamente relacionado com a nossa realidade bioquímica? ”, questiona o professor.

O professor Ismael Gonçalves, do PPGDS (Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Socioeconômico), dedicou seus estudos à história da maternidade, e junto a pesquisa, adentrou no trabalho feminino. “Historicamente as mulheres sempre trabalharam, mas foi no processo da Revolução Industrial que aconteceu alguma mudança. E nós temos uma característica em nossa sociedade muito forte que é a divisão sexual do trabalho. Como o trabalho se divide entre homens e mulheres. O assunto é importante para entender como as mulheres entram no trabalho, que é uma maneira muito diferente da oportunizada aos homens”, comentou.  

Diversos outros assuntos também foram debatidos, junto ao professor Ricardo Luiz de Bittencourt, do PPGE (Programa de Pós-Graduação em Educação), que falou sobre o trabalho docente. Também com o professor Rodrigo Goldschmit, do PPGD (Programa de Pós-Graduação em Direito), que falou sobre os direitos do trabalhador. A mestranda Maria Carolina dos Santos Costa, debateu com os presentes sobre trabalho infantil. Além do professor Willians Cassiano, do PPGDCol (Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva), que ressaltou a importância da saúde no dia a dia de trabalho.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Mayra Antonio De Lima 24 de abril de 2018 às 17:56
Compartilhar Comente

Unesc presente na Conferência Intermunicipal de Educação

Unesc presente na Conferência Intermunicipal de Educação
Evento serviu de preparação para a etapa estadual (Foto: Divulgação) Mais imagens

Os profissionais que são referências em educação no sul de Santa Catarina estiveram reunidos, nesta segunda-feira (23/4), durante a Conae (Conferência Intermunicipal de Educação), e a Unesc marcou presença mais uma vez. A Universidade foi representada pela professora Gislene Camargo e pela assessora pedagógica Michele Gonçalves Cardoso. O evento ocorreu na Acic (Associação Empresarial de Criciúma).

A troca de conhecimento foi promovida em duas partes. Durante a manhã as representantes da Unesc participaram do núcleo municipal e durante a tarde foi a vez do grupo regional, com participação dos 12 municípios da Amrec.

Gislene conta que o objetivo do encontro foi de propor melhorias na qualidade da educação e de preparar os participantes para os eventos estaduais e nacionais. “Conhecemos o diagnóstico da educação no município de Criciúma em diversos segmentos e também participamos de atividades de capacitação em grupos. Ao fim, escolhemos os representantes para a etapa estadual, onde tivemos a felicidade de ter nossa assessora pedagógica, Michele, escolhida como uma das delegadas de Criciúma”, afirma a professora.

A etapa estadual da Conferência ocorre nos dias 23 e 24 de julho, em Florianópolis. Já a etapa nacional vai ser realizada nos dias 21,22 e 23 de novembro, em Brasília.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Leonardo Ferreira Barbosa 24 de abril de 2018 às 16:49
Compartilhar Comente

Curso de Design em Moda participa das atividades do Movimento Fashion Revolution

Curso de Design em Moda participa das atividades do Movimento Fashion Revolution
Mais imagens

Nesta semana, o curso de Design em Moda Unesc/Senai está realizando atividades inseridas no Movimento Fashion Revolution. As ações desenvolvidas em Criciúma iniciaram nesta segunda-feira (23/4) com o hasteamento da bandeira de retalhos e a exibição do documentário “Unravel” e seguem até esta quinta-feira (26/4).

“O Movimento Fashion Revolution é um manifesto mundial para ‘desenvolver’ a consciência nas pessoas de como as nossas roupas são produzidas. Paralelo a este movimento, diversas instituições e pessoas desenvolvem ações e atividades para reforçar esta consciência. E nós contribuímos com o movimento por meio de atividades diferenciadas dentro da instituição de ensino”, explica a coordenadora do curso de Moda Unesc/Senai, Charlene Vicente Amâncio.

Nesta terça e quarta-feira (24 e 25/4) será realizada a campanha “Quem fez minhas roupas”. Na quinta-feira, as atividades terão início às 19h30 com a apresentação do Fashion Revolution e às 19h40, uma mesa redonda sobre o movimento Slow e a Moda. A atividade contará com a participação de Jacque Lodetti, do Studio Jacque Lodetti. Ainda na quinta-feira será realizada mais uma edição do Re(Bazar), no Senai de Criciúma, que possibilita a troca de uma peça sua por outra, estimulando assim a prática da sustentabilidade.

“Envolvemos todos os acadêmicos, inclusive na atividade da confecção da bandeira que simboliza o movimento. Cada um participou com a confecção de um retalho e unimos todas na bandeira que foi hasteada”, comenta Charlene.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

24 de abril de 2018 às 15:53
Compartilhar Comente

Jornada de Odontologia da Unesc realiza debates sobre temas atuais da profissão

Jornada de Odontologia da Unesc realiza debates sobre temas atuais da profissão
Evento iniciou nesta terça-feira na Universidade (Fotos: Milena Nandi) Mais imagens

Estudantes, professores e profissionais de Odontologia estão reunidos até esta sexta-feira (27/4) na Unesc para debater assuntos relacionados à prática e ética profissional e tendências na área, durante a 7ª Jornada Acadêmica de Odontologia. A programação do evento engloba palestras científicas, cirurgia ao vivo, apresentação de trabalhos científicos e confraternização. As atividades iniciaram na manhã desta terça-feira (24/4), com a palestra sobre “Bases para a Prática da Odontologia Estética Adesiva”, com o professor doutor Tiago Spezia de Melo, de Santa Maria.

Melo é graduado em Odontologia e possui especialização, mestrado e doutorado em Dentística. É autor do renomado livro "Odontologia Restauradora: Fundamentos e Possibilidades".

A 7ª Jornada Acadêmica de Odontologia da Unesc traz outros palestrantes de renome nacional, como Mario Giorgi, mestre em Homeopatia e especialista em Dentística que vai falar sobre “Halitose”; Miguel Angelo Ribeiro Scheffer, doutorando em Cirurgia Bucomaxilofacial e ex-chefe dos Serviços de Cirurgia e Traumatologia Buco-Maxilo-Facial dos Hospitais e Policlínicas do Rio de Janeiro, Porto Alegre e Curitiba, que vai abordar as “Deformidades Dentofaciais e Cirurgia de ATM” e Rogério Zimmermann, doutor em Odontologia Legal que vai ministrar palestra sobre “Exercício Ético da Odontologia”.

A programação da Jornada prevê ainda a transmissão de uma cirurgia ao vivo de instalação de implante dentário, feita na quarta-feira (25/4), às 13h30 no Serviço de Odontologia das Clínicas Integradas da Unesc, pelo professor doutorando da Unesc, Leonardo Bez.

Abertura do evento
 

O presidente do CRO/SC (Conselho Regional de Odontologia de Santa Catarina), Murilo Rosa afirmou que o Conselho está aberto a todos. “O Conselho de Odontologia tem por finalidade fiscalizar o exercício profissional e proteger quem está iniciando a carreira. Quando mais atuante for o nosso Conselho, maior a probabilidade de todos vocês terem sucesso na profissão”.

Para o coordenador do curso da Unesc, Renan Ceretta, a Jornada é um momento de reflexão fora da grade curricular. “É um momento para nos perceber diante de outras ideias que não sejam as do nosso cotidiano. É um momento rico, com uma diversidade de informações fora da Universidade. Aproveitem para agregar conhecimento”. 

A diretora de Extensão, Cultura e Ações Comunitárias da Unesc, Fernanda Sônego, deu as boas-vindas aos participantes do evento e lembrou que a cada ano a Jornada de Odontologia aprimora os assuntos debatidos. “Temos um rol de palestras contemplando as várias áreas da Odontologia. Aproveitem o conhecimento e também para se integrar com colegas e profissionais e palestrantes”.

A abertura do evento teve ainda a participação da coordenadora do Setor de Pós-Graduação da Unesc, Elenice Padoin Engel, do delegado regional do CRO, Leandro Manentti Bittencourt, do presidente da Associação Brasileira de Odontologia de Criciúma, Júlio Manfredini, do coordenador da Saúde Bucal do Município de Criciúma, Ronaldo Lodare, da presidente do CA de Odontologia da Unesc, Rafaela Ferrari e presidente da Associação Atlética Dente de Sabre, Gabriel Mufatto.

Confira a programação

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Milena Spilere Nandi 24 de abril de 2018 às 10:58
Compartilhar Comente

Formandos conhecem programas de especialização

Formandos conhecem programas de especialização
Encontro de acolhida foi um até logo aos futuros profissionais (Fotos: Mayra Lima) Mais imagens

A conquista do diploma marca uma nova fase. E na noite desta segunda-feira (23/4), mais de 100 formandos da Unesc conheceram os programas de especialização. A ideia é que os futuros profissionais enxerguem dentro da Instituição possibilidades ainda maiores de alavancar a carreira.

A iniciativa parte do Setor de Pós-Graduação da Unesc. Segundo a coordenadora, Elenice Padoin, o encontro estreita o relacionamento do egresso com a Universidade e mostra a importância da continuidade aos estudos. “Nós vamos conversar com formandos de todos os cursos para que eles entendam quais são os diferenciais da pós-graduação Unesc, quais os cursos estão sendo ofertados, quais as condições, preços e maneiras de acesso. Além disso, nós fazemos uma pesquisa com os concluintes, com o intuito de subsidiar nossas ações no planejamento dos cursos”, comentou.

O encontro contou com a participação de formandos dos cursos de Engenharia Civil, Direito, Ciências Biológicas, Administração de Empresas e Comercio Exterior. Entre eles estava Fernanda Fernandes de Souza, da 8ª fase de Administração de Empresas. Para ela, o que mais despertou o interesse foi o MBA em Gestão de Negócios e Estratégia Competitiva.

“Sempre me identifiquei com a área de pessoas. Então logo no meu TCC (Trabalho de Conclusão de Curso) optei por entrar na área de Coaching. Me encantei por essa área pelo autoconhecimento, é a arte de treinar uma pessoa a partir do que ela já tem. Então quando procurei uma pós encontrei no MBA esse caminho, que não passasse necessariamente pelos Recursos Humanos, mas sim mais voltado para a área de negócios”, comentou.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Mayra Antonio De Lima 23 de abril de 2018 às 21:40
Compartilhar Comente