Setor de Comunicação Integrada

imagem do site
Newsletter Newsletter RSS RSS

Egresso do Mestrado em Ciências Ambientais dialoga com trabalhadores rurais em Içara

Egresso do Mestrado em Ciências Ambientais dialoga com trabalhadores rurais em Içara
Encontro ocorreu nesta quinta-feira (Foto: Divulgação) Mais imagens

No contexto do processo de inserção social do PPGCA (Programa de Pós-graduação em Ciências Ambientais) da Unesc, e também com o objetivo de devolver para a comunidade os resultados de uma pesquisa de dissertação, nesta quinta-feira (22/2), o egresso do Mestrado em Ciências Ambientais Daniel Pazini Pezente, juntamente com seu orientador, o professor doutor Carlyle Torres Bezerra de Menezes, participaram de uma reunião do Grupo Agroecológico Frutos da Terra, em Içara.

Durante o encontro, Pezente pode expor os resultados alcançados em sua pesquisa de Mestrado e responder a questionamentos dos produtores rurais. O trabalho de pesquisa de dissertação teve como título "Estudos de Indicadores de Sustentabilidade em Propriedades Familiares Agroecológicas na Região Sul do Estado de Santa Catarina”.

“Uma cópia impressa da dissertação foi entregue para lideranças do grupo, para servir de base de estudos e contribuir para a adoção de melhorias dos processos produtivos e o fortalecimento das atividades desenvolvidas pelas propriedades rurais de base agroecológica, na perspectiva do da obtenção da certificação da produção orgânica, conforme a proposta da pesquisa”, comenta Carlyle.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Milena Spilere Nandi 23 de fevereiro de 2018 às 17:58
Compartilhar Comente

Representantes do Sintresc visitam Universidade e dialogam sobre possíveis parcerias

Representantes do Sintresc visitam Universidade e dialogam sobre possíveis parcerias
Encontro ocorreu na tarde desta sexta-feira na Unesc (Fotos: Leonardo Ferreira) Mais imagens

A Unesc recebeu, na tarde desta sexta-feira (23/2), a visita de representantes do Sintresc (Sindicato dos Trabalhadores Indústria de Energia Elétrica do Sul de Santa Catarina), com sede em Capivari de Baixo. Durante a reunião, o gerente do Escritório de Negócios da Universidade, Henrique Vargas e o coordenador do Sindicato, Luiz Antônio Barbosa dialogaram sobre possíveis parcerias entre a Instituição e a entidade.

“Está ocorrendo uma mudança muito grande no mercado. Então nossa ideia é buscar na Unesc a oportunidade de capacitar nossos profissionais, entender a nova geração que está chegando e oferecer aos nossos associados, novas oportunidades de crescer profissionalmente”, afirmou o coordenador do Sintresc.

Segundo o gerente do Escritório de Negócios, o momento da Unesc é de chegar mais perto do mercado. “Estamos começando um trabalho de reaproximação com o mercado. Queremos saber o que ele precisa e oferecer ainda mais. Caso não possamos atender estas demandas, iremos buscar meios para possibilitá-las”, salientou.

A reunião teve ainda a presença do diretor Jurídico do Sindicato, Cleber Borges da Silva e do diretor Financeiro da entidade, José Paulo dos Reis e da consultora comercial do Escritório de Negócios da Universidade, Monique Romancini.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Milena Spilere Nandi 23 de fevereiro de 2018 às 17:39
Compartilhar Comente

Primeiro Quintas Culturais de 2018 recebe Coral Unesc

Primeiro Quintas Culturais de 2018 recebe Coral Unesc
Integrantes realizaram um ensaio aberto (Foto: Divulgação) Mais imagens

O Coral Unesc abrilhantou o primeiro Quintas Culturais de 2018. Os integrantes subiram ao palco localizado nos blocos XXI para um ensaio aberto, nesta quinta-feira (22/2), como forma de preparação para as atividades do semestre.

Participe do Quintas Culturais

O Quintas Culturais é um espaço para os artistas da Universidade mostrarem seus talentos. O projeto ocorre todas as quintas-feiras, no palco dos blocos XXI, e traz atrações em grupos ou individuais, com apresentações musicais, de teatro, dança, poesia e diversas outras expressões artísticas.

O projeto é uma iniciativa do Setor Arte e Cultura e está vinculado à Diretoria de Extensão, Cultura e Ações Comunitárias.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

23 de fevereiro de 2018 às 17:10
Compartilhar Comente

Professora da Unesc desenvolve pesquisas nos Estados Unidos

Professora da Unesc desenvolve pesquisas nos Estados Unidos
Tatiana Barichello faz estudos em parceria com equipes de Criciúma e Houston (Fotos: Milena Nandi) Mais imagens

A professora doutora da Unesc, Tatiana Barichello é um dos pesquisadores que tem levado o nome do Brasil para o exterior. Membro do Departamento de Psiquiatria da Universidade do Texas, em Houston, ela desenvolve estudos nos Estados Unidos em parceria com professores e alunos do PPGCS (Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde) da Unesc, que é a única instituição brasileira com a qual a Universidade do Texas, possui parceria.

Nesta semana, Tatiana esteve em Criciúma para conversar com os pesquisadores do Laboratório de Fisiopatologia Experimental da Unesc, incluindo o professor doutor Felipe Dal Pizzol, com o qual a professora desenvolve pesquisa na área da Doença de Alzheimer, e foi recebida pela reitora Luciane Ceretta. Além disso, a professora apresentou suas pesquisas nesta sexta-feira (23/2), em um seminário com professores e alunos do PPGCS.

Tatiana realiza estudos com infecção e inflamação, incluindo pesquisas envolvendo os temas em doenças psiquiátricas. Segundo a professora da Unesc, o foco do estudo agora será meningite e sepse e a avaliação de inflamações no dano cognitivo em longo prazo. O trabalho está sendo desenvolvido em parceria entre a Universidade do Texas e a Unesc e segundo a professora doutora, a troca de conhecimento em decorrência desta parceria é importante para a formação acadêmica e o desenvolvimento da ciência. “Faz parte da Unesc esta preocupação com a pesquisa aliada ao ensino e a extensão e isso ocasiona mais oportunidades de conhecimento. Os professores e alunos daqui têm essa característica de se interessar bastante por ir além da sala de aula. E o pesquisador brasileiro é reconhecido pela disposição para o trabalho”.

Atualmente, Tatiana desenvolve as seguintes pesquisas: “Avaliação dos efeitos da N-acetilcisteína e da Deferoxamina no dano cognitivo e neuroquímico de ratos adultos induzidos a meningite pneumocócica”; “Identificação dos parâmetros bioquímicos do liquido cefalorraquidiano de neonatos com meningite asséptica e bacteriana”; “Avaliação das citocinas em estruturas cerebrais de ratos neonatos, jovens e adultos induzidos a meningite pneumocócica” e “Avaliação comportamental e neuroquímica de ratos Wistar adultos submetidos a meningite pneumocócica”.

Tatiana Barichello


Graduada em Farmácia Bioquímica pela UFSC, possui especialização em Microbiologia Clínica pela Universidade Católica do Paraná, mestrado em Ciências Biológicas: Bioquímica, pela UFRGS e doutorado em Ciências Biológicas: Bioquímica, pela UFRGS. Atualmente é professora de Microbiologia Clínica, Parasitologia Clínica e do PPGCS (Programa de Pós-graduação em Ciências da Saúde) da Unesc. Atuando em pesquisa na área de Microbiologia Experimental e Fisiopatologia das doenças infecciosas.

Em 2011, Tatiana foi a única pesquisadora de Universidade Comunitária do Brasil na lista de vencedoras do Prêmio ABC/L'Oreal/Unesco. A honraria é uma forma da Academia Brasileira de Ciências, da L’Oreal e da Unesco reconhecerem e estimularem a continuidade das brilhantes carreiras científicas. A conquista foi assegurada com a pesquisa “Avaliação comportamental, neuroquímica e a integridade da barreira hematoencefálica em cérebro de ratos jovens induzidos a meningite pneumocócica”. O trabalho premiado de Tatiana teve como objetivo pesquisar o funcionamento do organismo durante as doenças infecciosas que acometem o sistema nervoso central.

Atuação na Unesc:

Membro do Comitê de Bem-estar dos Animais - AWC, 2016 - 2019. A Faculdade de Medicina da Universidade do Texas em Houston UTHealth, EUA.
Coordenadora do Curso de Farmácia, 2000-2007.
Coordenadora de Ensino da antiga UNA SAU (Unidade Acadêmica de Ciências da Saúde), 2007-2009.
Diretora do Laboratório de Microbiologia Experimental, 2009-2014, PPGCS (Programa de Pós-Graduação em Ciências), Unesc.
Coordenadora dos laboratórios de graduação, 2009-2014.
Professora de Microbiologia e Parasitologia do curso de Farmácia, 2003 – 2014.
Membro do Comitê de Ética em Pesquisa, 2004-2014, Unesc.
Professora do PPGCS, 2007-2014, Unesc.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Milena Spilere Nandi 23 de fevereiro de 2018 às 15:16
Compartilhar Comente

Unesc leva sete alunos e funcionários ao clássico Criciúma e Figueirense

Unesc leva sete alunos e funcionários ao clássico Criciúma e Figueirense
Jogo ocorre às 17 horas deste domingo (Foto: Divulgação) Mais imagens

A Unesc vai levar sete colaboradores ao Estádio Heriberto Hülse para empurrar o Criciúma no clássico diante do Figueirense. Os sorteados da promoção Predestinado Tricolor, que vão ter o nome na lista do portão 3, foram Rodrigo Ribeiro de Freitas, Richard Nazário Vieira, Jeysiéle Ramos Prudêncio, Jackson Ferreira Machado Joaquim e Luciano Antunes. Já as torcedoras Luana Mendes Citadin e Aline Dias Demboski vão receber ingressos físicos. A bola rola às 17 horas deste domingo (25/2).

Os ganhadores participaram da promoção enviando um e-mail para sorteiosecom@unesc.net, com nome completo, curso ou setor, CPF e uma mensagem demonstrando à vontade de torcer pelo Tigre. O sorteio ocorre regularmente quando o Criciúma joga em casa.

As torcedoras que vão receber o ingresso físico podem ingressar no estádio pelo portão 2. Já os outros cinco torcedores, com nome em lista, devem anunciar seus nomes no portão 3, portando um documento com foto.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

23 de fevereiro de 2018 às 14:56
Compartilhar Comente