Setor de Comunicação Integrada

imagem do site
Newsletter Newsletter RSS RSS

Escola de Inverno: Estudantes buscam conhecimento em inovação, pesquisa e extensão

Escola de Inverno: Estudantes buscam conhecimento em inovação, pesquisa e extensão
Evento ocorre até esta quinta-feira (Fotos: Leonardo Ferreira) Mais imagens

A Unesc proporciona momentos de aprendizado até nas férias. A Escola de Inverno em Pesquisa, Extensão e Inovação é um exemplo disso. Com mais de 130 pessoas pré-inscritas, as trocas de conhecimentos iniciaram na manhã desta terça-feira (25/7) e ocorrem até quinta-feira (27/7), com palestras sobre os mais diversos assuntos.

O evento proporciona aos alunos, funcionários, professores e a comunidade, encontros com professores e pesquisadores, mestres e doutores capacitados para debater temas como a Reforma do Ensino Médio, Diversidade Étnico Racial, Diversidade Sexual, Reforma Trabalhista e outros assuntos.

Aprimorar a formação

A aluna de Ciências Biológicas, Juliana Borghezan, veio explorar novos conhecimentos e agregar ainda mais conhecimento a sua formação acadêmica na Escola de Inverno. “Eu participo de projetos de extensão e sei o quão importante é buscar novos conhecimentos, principalmente para pessoas como eu, que gostam de aprender e explorar novas áreas, e isso a Escola oferece”, destacou.

Para o pró-reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, Oscar Montedo, momentos como este devem ser aproveitados ao máximo pelos acadêmicos. “Os encontros oferecem um leque de temas importantes na vida pessoal e acadêmica. Desejo que cada um saia daqui mais preparado e com novos aprendizados, aproveitando cada conhecimento oferecido”, comentou.

A abertura da Escola de Inverno teve ainda a participação do diretor da UNA CET (Unidade Acadêmica de Ciências, Engenharias e Tecnologias), Evanio Nicoleit e da diretora da UNA SAU (Unidade Acadêmica de Ciências da Saúde), Mira Dagostim.

A Escola de Inverno é um programa desenvolvido pela Propex (Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão) e está na sua segunda edição. Ela busca ampliar a compreensão sobre as possibilidades da pesquisa, extensão e inovação.

A inscrição para participar é gratuita e pode ser no link

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Postado por: Milena Spilere Nandi 25 de julho de 2017 às 19:07
Compartilhar Comente

Vice-prefeito recebe o diploma do curso de Direito na Unesc

Vice-prefeito recebe o diploma do curso de Direito na Unesc
Ricardo Fabris convidou amigos para o recebimento do certificado (Foto: Mayra Lima) Mais imagens

A tarde desta terça-feira (25/7) foi de comemoração no gabinete da Reitoria da Unesc. O vice-prefeito, Ricardo Fabris, recebeu o diploma de Bacharel em Direito pelas mãos da reitora, Luciane Ceretta, e do vice-reitor, Daniel Preve.

A pró-reitora de Ensino de Graduação, Indianara Becker, o pró-reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, Oscar Montedo, o procurar jurídico, João Carlos de Medeiros Junior, a professora da Unesc, Marja Feuser, o diretor do Procon, Gilberto Santos, o secretário da Fazenda de Criciúma, Robson Gotuso, o jornalista Adelor Lessa, o engenheiro da Prefeitura de Criciúma, Levi Garcia, a assessora parlamentar Silvana Daros e o empresário Mauro Sonego.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Postado por: Mayra Antonio De Lima 25 de julho de 2017 às 19:07
Compartilhar Comente

FIES: Inscrições encerram nesta sexta-feira

FIES: Inscrições encerram nesta sexta-feira
Financiamento também é uma das formas de ingresso na Universidade (Foto: Arquivo) Mais imagens

As inscrições para o FIES (Fundo de Financiamento Estudantil) já estão abertas para acadêmicos e interessados em ingressar na Unesc. O FIES é um programa do Ministério da Educação que concede financiamento do curso de acordo com o comprometimento da renda familiar mensal bruta per capita do estudante. Os interessados devem se inscrever até esta sexta-feira (28/7) no site do FIES (clique aqui). O resultado da pré-seleção na chamada única e lista de espera será divulgado em 31 de julho.

Para participar do processo para obtenção do financiamento, o candidato deve preencher requisitos como: ter renda familiar mensal bruta, per capita, de até três salários mínimos e ter participado de alguma das edições do ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) a partir de 2010, e obtido nota mínima de 450 pontos na média das provas, e não ter zerado na redação.

Após a inscrição, o candidato deve entrar em contato com a CPAE (Coordenadoria de Políticas de Atenção ao Estudante), pelo telefone (48) 3431-2686 para agendamento de entrevista com entrega da documentação, validação das informações e emissão do DRI (Documento de Regularidade de Inscrição).

Mais informações

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Postado por: Milena Spilere Nandi 25 de julho de 2017 às 17:04
Compartilhar Comente

Festival Anjos do Futsal vai reunir mais de mil crianças e adolescentes

Festival Anjos do Futsal vai reunir mais de mil crianças e adolescentes
Competição ocorre nesta quinta e sexta-feira (Fotos: Divulgação) Mais imagens

O encanto do futebol vai invadir a Unesc nesta quinta e sexta-feira (27 e 28/7). É a 17ª edição do Festival Anjos do Futsal/Unesc, que vai contar com mais de mil crianças e adolescentes de 19 municípios da região. Eles irão disputar em três categorias, que são sub-11, sub-13 e sub-14. A competição inicia às 13h30, e vai contar com o desfile de atletas, o acendimento simbólico do fogo olímpico, entre outras atividades.

A competição se desenvolve por meio de 60 jogos, que serão disputados pelos garotos de 23 núcleos do Anjos do Futsal. “O projeto é dividido em várias etapas durante todo o ano para que os atletas se mantenham motivados a continuarem fazendo parte do Anjos do Futsal. A primeira foi o início dos treinos, seguida da entrega dos uniformes. Essa é a terceira etapa, onde começarão a competir”, explica o coordenador técnico Jean Reis.

Reis comenta ainda que não adianta apenas treinar, é preciso criar possibilidades de colocar em prática o que os atletas aprendem nos treinos. “Por isso todo ano são realizadas competições com os meninos. Nestes jogos é possível observar o desenvolvimento dos atletas nos primeiros meses. Além disso, eles têm a oportunidade de se deslocar para outras cidades e também de competir”, ressaltou.

O projeto


O Anjos do Futsal busca trazer os garotos desde cedo ao esporte e acompanhá-los até a idade máxima. O projeto é formado por meninos de 9 a 14 anos. Participam da ação, atletas dos municípios de Balneário Arroio do Silva, Balneário Gaivota, Balneário Rincão, Cocal do Sul, Criciúma, Ermo, Forquilhinha, Içara, Lauro Müller, Meleiro, Morro da Fumaça, Nova Veneza, Orleans, Praia Grande, São João do Sul, Sombrio, Treviso, Turvo e Urussanga.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Postado por: Mayra Antonio De Lima 25 de julho de 2017 às 16:49
Compartilhar Comente

Projeto realiza encontro com professores em Urussanga

Projeto realiza encontro com professores em Urussanga
Encontro ocorreu na última semana em Urussanga (Foto: Divulgação) Mais imagens

Representantes do Grupehme (Grupo de Pesquisa História e Memória da Educação) e do Cedoc (Centro de Memória e Documentação da Unesc) participaram na última semana de uma reunião pedagógica com professores da Escola Barão do Rio Branco, de Urussanga. O objetivo do encontro foi apresentar o andamento do projeto “Conservação e preservação do arquivo histórico da EEB Barão do Rio Branco”.

Segundo a professora Giani Rabelo, do Grupehme, o projeto teve início no momento em que representantes do Grupehme e do Cedoc apresentaram o Centro de Memória da Educação do Sul de Santa Catarina e seu funcionamento. “Na mesma ocasião foram demonstradas noções básicas de preservação e conservação de documentos. A partir desta iniciativa, a Escola Barão do Rio Branco demonstrou grande interesse em organizar seu arquivo histórico e desde então este trabalho vem acontecendo nas dependências da escola”, conta.

Foram mais de sete visitas e durante o andamento dos trabalhos, foi oferecida uma oficina de “Higienização e conservação preventiva em documentos” com alunos do Ensino Médio da escola, no Cedoc, com a finalidade de sensibilizá-los sobre o papel deles na preservação do patrimônio educativo.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Postado por: Milena Spilere Nandi 24 de julho de 2017 às 22:15
Compartilhar Comente