Setor de Comunicação Integrada

imagem do site
Newsletter Newsletter RSS RSS

Artistas de três estados são selecionados para o Espaço Toque de Arte

Artistas de três estados são selecionados para o Espaço Toque de Arte
Em 2016 foram recebidas pinturas, fotografias e esculturas (Foto: Arquivo) Mais imagens

Concepção da paz, processos criativos e ressignificação de objetos descartados serão os temas das obras de artistas que foram selecionados para expor na Unesc em 2017. Serão pinturas, fotografias e objetos, desenvolvidos na sensibilidade de artistas de três estados diferentes: Eugênia França, de Minas Gerais, Sarah Uriarte e Kim Coimbra, de Santa Catarina e Yann Ziegler, do Rio Grande do Sul.

O Espaço Cultural é destinado à realização de exposições temporárias de produções artísticas, nas modalidades de pintura, escultura, desenho e fotografia, possibilitando também apresentações musicais, danças, performances, lançamentos de livros e outros.

Sobre as exposições

As obras de Eugênia França, “Do lado de cá, do lado de lá”, trazem o desejo da artista de explorar e resignificar matérias e objetos descartados. Suas pinturas têm como suporte lonas de caminhão que foram descartadas, e sem nenhum tratamento, mantém preservadas suas marcas, cargas e histórias que passam a compor o trabalho.

Já a exposição “Exercícios”, de Sarah Uriarte e Kim Coimbra, apresenta e aproxima propostas individuais das duas artistas, que se relacionam em seus processos de criação envolvidos em coletas e coleções.

As obras de Yann Ziegler, na exposição “Sistema Operacional da Existência”, fala sobre a busca da paz: onde encontra-la no meio de tantos desencontros do nosso tempo? Junto a reflexão, o artista traz a própria concepção do sistema capaz de operacionalizar uma existência de paz: a inclusão.

Saiba mais

Em 2016 foram realizadas três exposições na Unesc: “Visto Livre”, de Rosangela Becker, de Criciúma; “Distopia SP”, de Rafael Ramos, de São Paulo e “Flora – Experiência Direta”, de Zenchô, do Rio de Janeiro.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Postado por: Mayra Antonio De Lima 20 de fevereiro de 2017 às 21:06
Compartilhar Comente

Unesc é única no sul do Estado a ter um Túnel de Vento

Unesc é única no sul do Estado a ter um Túnel de Vento
Equipamento é similar a esse modelo da Aerolab (Foto:Aerolab) Mais imagens

Observar, simular e pesquisar o comportamento do ar agora é possível na Unesc. Nesta quarta-feira (22/2), às 16h30, será lançado um Túnel de Vento no Iparque (Parque Cientifico e Tecnológico). A instalação, desenvolvida por pesquisadores da Universidade, permite analisar o movimento do ar ao redor dos itens inseridos dentro dele. Com isso, é possível entender os efeitos da passagem do ar através de diversos modelos, como veículos, prédios, hélices, asas de avião, torres, entre outros.

“Os modelos são instrumentados com sensores, que podem medir pressões, forças, torques, velocidades, acelerações e ruídos. A disponibilidade de um equipamento deste porte na região vai trazer inúmeros benefícios para instituições de ensino e empresas, pois diferentes estudos e desenvolvimentos poderão ser realizados com ele”, comentou o gerente do IDT (Instituto de Engenharia e Tecnologia) da Unesc, Ramon Silveira.

Com uma dimensão de 7,5 metros de comprimento, o Túnel de Vento traz uma velocidade máxima de até 60 km/h, com auxílio de simulações via softwares. Segundo Silveira, o ele é único no sul de Santa Catarina. “Considerando a escala do equipamento e as possibilidades de sua expansão e instrumentação, o Túnel pode ser considerado único no sul do Estado e poderá proporcionar inúmeros projetos inovadores”, comenta.

Para os estudantes da Unesc o equipamento servirá como um instrumento de aprendizado prático na verificação de efeitos geométricos, cinemáticos e dinâmicos sendo utilizado nas áreas de Engenharia Mecânica, Civil e Ambiental, além de Arquitetura e Design.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Postado por: Mayra Antonio De Lima 20 de fevereiro de 2017 às 16:16
Compartilhar Comente

Carol foi inspirada pelo pai e escolheu o caminho da Arquitetura

Carol foi inspirada pelo pai e escolheu o caminho da Arquitetura
Ela é um dos 1,5 mil novos alunos que tiveram seu primeiro dia de aula nesta segunda Mais imagens

O primeiro dia de aula, nesta segunda-feira (20/2), vai trazer mais de 11 mil alunos de graduação para o campus e, desses, cerca de 1,5 mil calouros. Um deles é a Caroline Correa Bagio, de 17 anos, de Urussanga, que vai seguir seu dom e trilhar o caminho da Arquitetura e Urbanismo. A caloura Carol foi inspirada pelo pai e seguiu o seu caminho na Unesc.

A escolha do curso não foi difícil. Ela cresceu dentro deste universo, até chegar na Universidade e fazer sua escolha. “Sempre acompanhei meu pai em seus trabalhos. Comecei cedo a conhecer e até ajudar, criei meu dom para a área e escolhi estar aqui”, contou Caroline.

Serão cinco anos compartilhando conhecimentos e muito estudo, e Caroline está no curso certo para ela. “Conheci um pouco na Feira das Profissões e me identifiquei. Gosto de desenhar, amo ler. Ainda não sou uma grande desenhista, mas isso a gente vai aprendendo durante as aulas, pelo menos foi o que os professores falaram”, contou ela com um sorriso.

Primeiro dia de aula

A primeira atividade em aula de Caroline foi uma conversa de integração com os veteranos e coordenadores do curso, que, para ela, é uma parte bem interessante. “Tivemos nosso primeiro contato com o curso por meio deles, que se colocaram à disposição para ajudar no que foi necessário. Isso deixa quem está começando mais à vontade e tira aquela pequena ansiedade”.

Escolha certa

E Carol pode esperar grandes coisas do curso. Recentemente, em 2016, dois ex-alunos tiveram seus esforços reconhecidos nacionalmente e internacionalmente. Entre os 10 finalistas do Prêmio Saint-Gobain de Arquitetura – Habitat Sustentável está Tatiany Frölich. Já Vinícius Silva dos Santos, foi selecionado pelo Archdaily, considerado o site de arquitetura mais visitado no mundo, como um dos melhores trabalhos de conclusão de curso do Brasil e Portugal.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

20 de fevereiro de 2017 às 11:59
Compartilhar Comente

9 dicas para você tirar de letra o primeiro dia de aula

9 dicas para você tirar de letra o primeiro dia de aula
A Unesc te ajuda a lidar com a ansiedade por esta nova caminhada (Foto: Arquivo) Mais imagens

Se existe algo que traz mais ansiedade do que o primeiro dia de aula na escola é o primeiro dia de aula na Universidade. Mas não precisa pirar! A gente te ajuda a se encontrar pelo campus com 9 dicas para facilitar o primeiro passo desta nova caminhada:

1 - Chegue mais cedo no primeiro dia

Já que é um ambiente totalmente novo, é importante você chegar um pouco mais cedo. Assim você conhece os lugares mais importantes, como secretaria do curso, onde fica o xerox (muiiito importante), banheiros, cantinas (ver o preço do assado...) e Biblioteca.

2 - Os mapas das salas estarão espalhados pelo campus

Para você encontrar a sua sala de aula temos um mapa em cada bloco, é só você saber o semestre e curso que já vai se achar.

3 - Na dúvida procure os minions

Temos uma equipe que pode te ajudar a qualquer momento. Todos estarão vestidos de minions (brincadeira, eles estarão com coletes amarelos) e qualquer dúvida é só perguntar.

4 - Se precisar, pode ir no banheiro

Na escola você tinha que pedir para ir no banheiro ou tomar água, mas aqui não existe isso. Se precisar sair da sala por algum motivo é só sair.

5 – Aproveite a Praça do Estudante

Nos intervalos, a Praça do Estudante é um bom lugar para relaxar e bater um papo. Além disso, aqui você pode pisar na grama, então aproveite!

6 – Conheça o seu Centro Acadêmico

Os veteranos dos Centros Acadêmicos estão lá para te ajudar em qualquer situação! E claro, já aproveite para conhecer novos colegas.

7 – Faça amizades sem neuras, muitos estão no mesmo barco que você!

Se tiver aquele medo de puxar papo com alguém, desapegue. Muitos também estão na mesma situação. Na Unesc temos uma diversidade de pessoas, que vem de cidades, culturas e países diferentes.

8 – A Unesc tem um Restaurante Universitário

Se você vai almoçar na Universidade uma dica é ir até o Restaurante Universitário, que fica em frente ao Bloco R. Lá o preço é acessível e a comida é uma delícia.

9 – Seja um #UnescLovers

As nossas redes sociais trazem informações super legais pra você que é da família Unesc. Corre lá, curte e acompanhe tudo que rola na Universidade. Não sabe os endereços:

Facebook 
Instagram
Linkedin
Snapchat: unesc_criciuma

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Postado por: Mayra Antonio De Lima 20 de fevereiro de 2017 às 08:00
Compartilhar Comente

Oportunidade: Unesc lança programa de bolsas de estudo

Oportunidade: Unesc lança programa de bolsas de estudo
Processo seletivo é destinado a novos estudantes (Foto: Arquivo) Mais imagens

A Unesc trouxe mais uma oportunidade para você que tem o sonho de entrar no Ensino Superior, mas tem medo do custo que isso pode trazer. É o ProUnesc, um sistema de ingresso com bolsa de estudos que está com inscrições abertas até o dia 10 de março.

O processo seletivo ocorre por meio do histórico escolar. O candidato poderá ser beneficiado com bolsa de estudo de 50%. O critério de avaliação exige que a renda per capita (por membro da família) seja de até três salários mínimos. São vagas para cursos em diversas fases.

Confira o edital

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Postado por: Mayra Antonio De Lima 17 de fevereiro de 2017 às 21:11
Compartilhar Comente