Colégio Unesc

Colégio Unesc se destaca em concurso da Academia Criciumense de Letras

Colégio Unesc se destaca em concurso da Academia Criciumense de Letras
Alunas e professoras inscreveram suas produções que serão publicadas (Fotos: Décio Batista) Mais imagens

Quando juntamos as letras, construímos uma palavra. Quando conectamos as palavras, criamos um texto e com o texto revelamos nossos pensamentos, expressamos desejos, pontuamos pontos de vista.Foi com essa construção, levada a efeito em forma de poesia, que duas professoras e três alunas do Colégio Unesc conseguiram se destacar e terem suas obras publicadas no livro do 20º Concurso Literário da Academia Criciumense de Letras (ACLe).

A divulgação do resultado do concurso ocorreu na última terça-feira (28/9) via perfil da ACLe nas redes sociais. A estudante Maria Luzia Machado Moraes, do 1º ano do Ensino Médio, foi a terceira colocada na modalidade de poesia juvenil. As professoras Katiana Possamai Costa e Beatris Pizzoni de Freitas e as ex-alunas Giulia Cunha Backes e Helena Nuernberg Colombo foram contempladas com menção honrosa nas categorias de crônicas e contos, respectivamente.

A poesia de Maria Luzia

Com a poesia “Caminhos da Pressa”, a aluna Maria Luzia retrata a ansiedade por ela vivida no ano passado. “A pandemia de Covid-19 foi um período que nos deixou muito ansiosos. Uma situação diferente que todos passaram e que me levou a pensar e expor na poesia aquele momento complicado”, relatou. Com relação à premiação, ela destacou a importância do concurso. “Foi uma boa oportunidade para eu me descobrir como escritora. E ter uma poesia reconhecida por membros de uma Academia é maravilhoso”, declarou.

Em busca do exemplo

As duas professoras premiadas com menções honrosas por suas obras buscam, com as produções, servirem de exemplo aos seus alunos do Ensino Médio. Para a professora Katiana Costa, é muito importante participar de concursos literários. “Somos exemplos aos nossos alunos, eles também acabam participando e tendo a possibilidade de terem seus textos selecionados” destacou.

Na crônica “Calçados que marcam a nossa existência”, a professora Katiana, que responde pelas aulas de Produção Textual, reproduz a repetição da sua existência. "Reflito um pouco sobre o caminhar humano, ou seja, o que vai acontecendo nas nossas vidas e que estão colaborando com o nosso caminhar. Eu trago a analogia dos sapatos para dentro da crônica. O primeiro sapato foi colocado em mim pela minha mãe, e essa mesma atitude que ela teve comigo, hoje eu tenho com a minha filha”, explicou.

Conforme a professora Beatris Pizzoni de Freitas, que ministra Língua Portuguesa no Ensino Médio do Colégio Unesc, foi muito importante fazer essa movimentação como forma de incentivo para os estudantes.

“Isto é para eles entenderem que a literatura não se restringe ao espaço escolar, ela vai muito além da escola, ela movimenta nossa vida”, apontou. Em seu conto, Beatris apresenta um retrato da melancolia durante a quarentena, devido a pandemia. “Quando nos olhamos no espelho, não reconhecemos mais aquela pessoa que existia naquele momento. Você não vai trazer um pouco dessa sensação, dessa melancolia, e também sobre esse espaço de renascer” concluiu.

Giulia Backes, hoje acadêmica de Direito da Unesc, se destacou com o conto “O dia do Terror”. Já Helena Colombo, agora residindo no Exterior, foi agraciada também com o conto “Coisas de Pai”. As obras foram inscritas no ano passado quando Giulia e Helena ainda cursavam o terceirão do Ensino Médio no Colégio Unesc.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

30 de setembro de 2021 às 16:52
Compartilhar Comente

Projeto de valorização do rádio passa pelo Colégio Unesc

Projeto de valorização do rádio passa pelo Colégio Unesc
Alunos do Terceirão interagiram com comunicadores da Rádio Som Maior(Fotos: Décio Batista) Mais imagens

Conhecer e sintonizar o rádio. Este é o objetivo da Semana Estadual do Rádio, promovida pela Associação Catarinense de Emissoras de Rádio e Televisão (Acaert). Com o slogan “Onde você estiver, o Rádio está lá”, emissoras afiliadas estão visitando e apresentando aos estudantes o meio de comunicação. Essas ações integram a campanha ligada ao Dia do Rádio, que é comemorado no próximo sábado (25/9).

Coube à Rádio Som Maior FM 100.7 o papel de divulgar a campanha no Colégio Unesc, propiciando aos alunos a experiência de ouvir, entrevistar e bater um papo com a apresentadora do Programa do Avesso, a jornalista Pity Búrigo, além dos seus convidados, o radialista Mário Lima e o também jornalista Vitor Netto, todos da equipe da emissora.

Em uma hora de programa os estudantes trocaram ideias sobre política, esporte, música, variedades e entretenimento. O aluno Nando Casagrande Monteiro questionou os apresentadores sobre o futuro do rádio na próxima década. “Gosto do rádio desde pequeno e já tenho mais de 40 anos de microfone. O Rádio é instantaneidade, agilidade e principalmente credibilidade”, comentou Mário Lima. “O rádio pega em todo lugar, é um meio de comunicação maravilhoso e que nunca vai morrer”, completou Pity Búrigo.

Além de enriquecedora para os estudantes, a experiência agradou os convidados da Som Maior. “Me senti muito legal, falar um pouco da minha carreira e desse veículo de comunicação apaixonante foi muito especial”, avaliou.

Para o Colégio Unesc, que investe constantemente em conteúdos amplos e diversificados para seus alunos, o projeto serviu e muito para oferecer informações que saem do cotidiano curricular. “É muito importante esse tipo de experiência para os nossos alunos”, confirmou a diretora Giselle dos Passos Vieira. “São experiências significativas e que eles carregam para toda a vida”, emendou.

Vários estudantes participaram do bate papo. “É uma oportunidade muito legal para nós”, contou a aluna Eduarda dos Santos Leite. Colega dela no Terceirão do Colégio Unesc, Patrícia Pereira Pagani também elogiou a iniciativa. “Legal conhecer o rádio assim. Eu ouço rádio no carro”, revelou. Eduarda aproveitou para compartilhar sua vivência no colégio da Universidade. “Estou aqui desde a 1ª série do Fundamental, entrei aqui com 6 anos. É muito lindo de ver como o colégio se construiu nesse tempo todo”, destacou.

A diretora do Colégio Unesc, satisfeita com a hora de programa compartilhada com os apresentadores da Som Maior, agradeceu o espaço e voltou a destacar o papel do rádio. “O rádio é um meio de comunicação pioneiro, é o que faz a informação chegar mais rápida, é mais acessível e democrático”, enfatizou.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

22 de setembro de 2021 às 21:06
Compartilhar Comente

Alunos do Colégio Unesc recebem medalhas dos JESC

Alunos do Colégio Unesc recebem medalhas dos JESC
Letícia, Tayná, Isabeli, Maria Laura, Lourenzo e Cauan foram destaques nos Jogos Escolares (Foto: Divulgação) Mais imagens

O Colégio Unesc acredita e aposta nos benefícios da parceria entre a educação e o esporte e, nesse sentido, a manhã desta quinta-feira (16/9) foi muito especial aos alunos que participaram da etapa municipal dos Jogos Escolares de Santa Catarina (JESC). As competições ocorreram em agosto, na pista de atletismo da Universidade, em uma promoção da Fundação Catarinense de Esportes (Fesporte) com o apoio da Fundação Municipal de Esportes (FME). O Colégio Unesc disputou os JESC em quatro modalidades: atletismo, tênis de mesa, xadrez e natação.

Em uma solenidade no Ginásio de Esportes José Antônio Carrilho, no campus da Unesc, os dirigentes da FME entregaram aos competidores finalistas do Colégio Unesc as suas respectivas medalhas, conforme a classificação geral na modalidade disputada.

Os premiados foram Leticia de Oliveira Savi com duas medalhas de ouro nos 80 metros rasos e salto em distância; Tayná Miguel Rodrigues, também com duas medalhas de ouro, no arremesso de peso e no lançamento de disco; Isabeli Caetano Porfirio, primeiro lugar no lançamento de dardo e prata no lançamento de disco; Maria Laura da Silva, bronze no arremesso de peso; Lorenzo Fernandes Cardoso da Silva, bronze nos 80 metros rasos; e Cauan Vieira Pereira, prata no salto em distância.

Para o aluno Lorenzo Fernandes Cardoso da Silva, bronze no atletismo, o esporte é tudo. “Eu gosto de correr, praticar esporte. Não fomos bem no futebol mas ganhei medalha no atletismo. O esporte é a minha vida”, declarou o atleta.

Já o medalhista Cauan Vieira Pereira era só alegria com a sua primeira conquista esportiva. “Esta é a minha primeira medalha, é muito significativa para mim e vou guardá-la no meu coração. Foi uma conquista muito especial para mim, e espero que no ano que vem possa melhorar a minha marca e ser campeão”, avisou o saltador.

A diretora do Colégio Unesc, Giselle dos Passos Vieira, destacou a importância do incentivo à prática esportiva aos alunos. “O esporte faz bem para o corpo, para a mente, além de ajudar na educação. Aqui sempre incentivamos os estudantes a praticarem esportes e competirem, pois sabemos dos benefícios que trazem aos praticantes. Temos orgulho desses alunos que representaram muito bem o nosso colégio”, finalizou.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

16 de setembro de 2021 às 21:51
Compartilhar Comente

Educação e esporte lado a lado no Colégio Unesc

Educação e esporte lado a lado no Colégio Unesc
Lucas e Maria Clara são destaques no xadrez, e Luísa foi convocada para Seleção Brasileira de Atletismo(Fotos: Divulgação) Mais imagens

O Colégio Unesc vem colecionando provas de que a união de esforços entre educação e esporte garante bons frutos. São vários atletas que, além da rotina de estudantes, dedicam-se às mais diversas modalidades e com resultados expressivos. No último fim de semana, o colégio comemorou três boas notícias sobre seus talentos esportivos.

Dois alunos fizeram bonito no 31º Festival Panamericano de Xadrez da Juventude, realizado em Florianópolis e disputado de forma híbrida. Lucas Emanuel Alves, do 1º ano do Ensino Médio do Colégio Unesc, competiu no formato online em duas categorias, os chamados ritmos. No Xadrez Rápido, ficou em terceiro lugar na classificação geral entre dez competidores. Ele venceu quatro partidas contra concorrentes da Jamaica, Chile, Paraguai e México, empatou duas vezes (contra um jamaicano e um mexicano) e perdeu apenas uma partida, para um adversário da Bolívia. Na categoria Blitz, Lucas terminou na sexta posição.

Maria Clara da Silveira Senger, colega de Lucas no 1º ano, disputou três ritmos: Xadrez Clássico, Xadrez Rápido e Blitz. No Clássico, Maria Clara encarou 30 jogadoras de 13 países, terminando em 17º lugar com três vitórias (contra El Salvador, Barbados e Guatemala), três empates diante de Paraguai, Brasil e Venezuela, sendo que a venezuelana é mestre pela Federação Internacional de Xadrez (FIDE), e perdeu duas vezes, para uma paraguaia e uma boliviana. Nesta etapa, a estudante do Colégio Unesc disputou suas partidas no formato híbrido, em espaço montado no Praia Brava Hotel, na capital catarinense.

Nos ritmos Blitz e Xadrez Rápido, as disputas foram virtuais, com partidas realizadas através do computador, de casa. No Blitz, Maria Clara terminou em sexto lugar e no Rápido ela teve chance de pódio até a última rodada, mas acabou com a sexta colocação. Neste evento, o único realizado no Brasil com pontuação para o ranking da FIDE, ela ganhou 82,3 pontos. Para Maria Clara, a competição é uma oportunidade de adquirir experiência. “Foi um Festival muito acirrado com ótimas jogadoras, pretendo cada vez mais evoluir para alcançar resultados ainda melhores", declarou a enxadrista.

Atletismo da Unesc na Seleção

Outra boa notícia foi a convocação da aluna, pela Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt), para participar dos treinamentos em Bragança Paulista (SP), no salto em altura, visando os Jogos Sul-Americano Sub-18, que serão disputados nos dias 25 e 26 de setembro em Encarnación, no Paraguai. Luiza Lopes é atleta da Sociedade Recreativa Mampituba com o apoio do Colégio Unesc, para a sua formação escolar. Atualmente ela está cursando o 2º ano do Ensino Médio.

Segundo a coordenadora pedagógica do Colégio Unesc, Mainara Cascaes, é muito gratificante ter alunos construindo percurso formativo em uma escola inserida em uma Universidade. “Eles são grandes exemplos e motivadores nas práticas esportivas e tudo que vem alinhado ao esporte, que são as competências e habilidades que o mundo esportivo traz, como comprometimento, responsabilidade, trabalhos coletivos. Isso são premissas muito importantes para o esporte como para o Colégio Unesc”, destacou a coordenadora.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

13 de setembro de 2021 às 23:10
Compartilhar Comente

Secretário de Educação de Criciúma visita à Unesc

Secretário de Educação de Criciúma visita à Unesc
Miri Dagostim entregou exemplares das Diretrizes Curriculares do ensino infantil, elaboradas pela Universidade e secretaria (Fotos: Décio Batista) Mais imagens

A reitora Luciane Bisognin Ceretta, junto com a diretora de Extensão e pesquisa, Fernanda Sônego e a diretora do Colégio Unesc, Giselle dos Passos Vieira, receberam na tarde desta sexta-feira (10/9), a visita do secretário de Educação de Criciúma, Miri Dagostim. Com ele, estiveram as coordenadoras pedagógicas do Município, Silvana Alves Bento Marcineiro e Micheli Costa Bez Birolo. O encontro informal serviu para reafirmar laços de parcerias entre a Unesc e a Secretaria de Educação.

Dagostim entregou à reitora um kit contendo os exemplares das Diretrizes Curriculares do Ensino Fundamental, Diretrizes Curriculares do Ensino Infantil e o livro “Criciúma: Uma história de todos”, elaborado pelas duas coordenadoras pedagógicas.

Para o secretário, a parceria entre a Universidade e a Prefeitura é muito importante e positiva. “Toda a formação dos nossos alunos passa por aqui. Hoje nossos estagiários são da Unesc. O ciclo é muito interessante pois nossos alunos serão estagiários e quem sabe nossos futuros professores. Viemos mais uma vez reconhecer o trabalho, o atendimento, o carinho e a humanização que estamos recebendo a cada dia na formação dos nosso cidadão”, explicou.

Para a professora Luciane Ceretta, a visita vem reforçar a importância da parceria entre a Instituição e o Município. “As Diretrizes Curriculares são obras construídas em parceria com Universidades, por meio dos nossos professores e professoras das licenciaturas, que muito nos orgulha. O secretário também veio colocar à disposição sua pasta para novas parcerias e pensarmos juntos novos projetos para os próximos anos”, destacou a reitora.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

10 de setembro de 2021 às 20:01
Compartilhar Comente