Colégio Unesc

Enxadrista do Colégio Unesc disputa o Festival Panamericano de Xadrez

Enxadrista do Colégio Unesc disputa o Festival Panamericano de Xadrez
Maria Clara busca o título da competição contra 26 atletas de vários países(Foto: Arquivo pessoal) Mais imagens

A aluna e atleta do Colégio Unesc, Maria Clara Silveira Senger, segue sua maratona pelos campeonatos de xadrez Brasil afora. A partir deste sábado (4/9) e até sexta-feira (10/9), a enxadrista vai estar no Praia Brava Hotel, em Florianópolis, participando da sede Sul do 21º Festival Panamericano de Xadrez da Juventude.

O evento acontecerá simultaneamente em Florianópolis, São Paulo, São José dos Campos (SP) e Recife. O jogador ou jogadora escolhe a sede onde jogará a competição. Participam das disputas, além dos brasileiros, enxadristas dos seguintes países: Barbados, Bolívia, Chile, República Dominicana, El Salvador, Guatemala, México, Panamá, Paraguai, Peru, Trinidad e Tobago, Uruguai, Estados Unidos e Venezuela. A organização é das Confederação de Xadrez de América (CCA) e Confederação Brasileira de Xadrez (CBX).

Maria Clara integra a categoria sub-16 e vai disputar o título com mais 26 enxadristas. A disputa será híbrida, pelo sistema suíço, em nove rodadas no programa Swiss Manager e cada partida terá duração de 90 minutos com acréscimo de 30 segundos por lance desde o lance 1. Os campeões de cada categoria têm vagas asseguradas para o Festival Panamericano de Xadrez da Juventude de 2022.

A aluna do Colégio Unesc se diz preparada para mais este campeonato. “Jogar uma competição híbrida, sul-americana, vai ser uma experiência nova. Estou entusiasmada para jogar este Pan e fazer uma boa competição”, enfatizou a aluna.

Atualmente a atleta é orientada pelo próprio pai e treinada por Claudionor Pirola, de Içara. Com vários títulos em sua história, Maria Clara é um destaque no esporte. Suas maiores conquistas foram o título de campeã no Brasileiro de Xadrez Escolar Blitz, em Blumenau, em setembro de 2017, e o Estadual sub-14, em abril de 2019, em Lages. Em dezembro do mesmo ano ela participou do Sul-Americano em Luque, no Paraguai.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

03 de setembro de 2021 às 18:17
Compartilhar Comente

Projeto do curso de Teatro trabalha técnicas de comunicação com alunos do Colégio Unesc

Projeto do curso de Teatro trabalha técnicas de comunicação com alunos do Colégio Unesc
Iniciativa será desenvolvida com estudantes do Ensino Médio ao longo de oito encontros híbridos (Fotos: Milena Nandi) Mais imagens

Nem todas as pessoas se sentem à vontade para falar e interagir em público. Transportando isso para a realidade da sala de aula, foi criado pelo curso de Teatro da Unesc, o projeto de extensão “A linguagem teatral como formadora na comunicação verbal e corporal dos estudantes”. A iniciativa levará aos alunos do Ensino Médio do Colégio Unesc, técnicas para que se sintam mais seguros para apresentarem trabalhos e suas ideias, já pensando no futuro deles no ensino superior e no mercado de trabalho.

O projeto será desenvolvido em oito encontros quinzenais e híbridos (com alunos de forma presencial e virtual) envolvendo turmas da primeira a terceira série do Ensino Médio. O primeiro ocorreu na manhã desta terça-feira (31/8), na Sala de Dança 1 do Complexo Esportivo da Universidade. 

O professor do curso de Teatro Luiz Gustavo Bieberbach Engroff, a coordenadora do curso, Aurélia Honorato e as acadêmicas Dariane Montovani (segunda fase) e Victória de Souza João (quarto semestre), vão oferecer aos alunos exercícios relacionados a técnicas de consciência e expressão corporal e de improvisação teatral, além de auxiliar os estudantes a exercitarem o ato de respirar corretamente e mostrar o comportamento adequado para os diversos tipos de situação.

Conforme Engroff, o objetivo é colaborar na construção de um sujeito mais consciente e adepto às mudanças e situações que se encontram no desenvolvimento escolar. Segundo ele, com a pandemia e o período de ensino remoto, os estudantes que já tinham algum receio em interagir em sala de aula, encontraram no ato de não abrir a câmera durante as aulas, uma maneira de não ser percebido. “Todo mundo quer ser visto e lembrado. A gente quer deixar um legado, mas é difícil se expor. Vamos trabalhar com eles e juntos, procurar onde estão os entraves”, comenta o coordenador. “O projeto pretende levar os alunos a reorganizarem a respiração para que aliado aos exercícios e técnicas teatrais de desinibição, possam controlar as tensões corporais e consigam uma performance mais tranquila”, complementa. 

Para a coordenadora pedagógica do Ensino Médio do Colégio Unesc, Mainara Figueiredo Cascaes, a parceria com o curso de Teatro irá auxiliar os estudantes não apenas nesta fase, mas para o futuro acadêmico e profissional. “Saber se comportar perante uma plateia e em diversas ocasiões enquanto estudantes ou profissionais vai fazer a diferença para a vida deles”, reforça.

Milena Nandi – Agência de Comunicação da Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

01 de setembro de 2021 às 09:13
Compartilhar Comente