Colégio Unesc

Alunos do Colégio Unesc recebem diploma de participação no Projeto Câmara Mirim

Alunos do Colégio Unesc recebem diploma de participação no Projeto Câmara Mirim
A partir de agora eles poderão participar das sessões do legislativo (Fotos: Gustavo Colle) Mais imagens

A noite de quinta-feira (25/6) foi de realização para os participantes do projeto Câmara Mirim, da Câmara de Vereadores de Criciúma. Eles receberam o diploma de participação no projeto e, a partir de agora, poderão estar presente durante um ano nas sessões e aprovações de leis junto aos vereadores.

O Colégio Unesc conquistou duas cadeiras no projeto, com Esther Maria Pacheco Rocha do oitavo ano e Pedro Lucas Barbosa de Oliveira do sexto ano. Além deles, o aluno Nando Casagrande Monteiro, do sexto ano, está como suplente (assumindo caso necessário). 

A vereadora Camila Nascimento, coordenadora do projeto, enalteceu a participação de todos. “As ideias apresentadas por cada um foram muito boas e tenham certeza que agora é que o processo efetivamente vai começar. Esse projeto vai, com certeza, melhorar a vida de vocês, tanto na escola, quanto em casa e na sociedade”, comentou a parlamentar.

O presidente da Câmara de Vereadores, Ricardo Fabris, ressaltou que o Vereador Mirim é cidadania e a construção de novos líderes. “A campanha saiu da sala de aula, foi para a família, para a rua e contagiou a cidade. O resultado foi muito maior do que esperávamos e todos os familiares se envolveram muito. A primeira coisa, e mais importante para ser candidato, é a coragem. Parabéns a todos vocês”, falou.

*Com informações da Assessoria de Imprensa da Câmara de Vereadores de Criciúma.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

26 de junho de 2015 às 17:06
Compartilhar Comente

Colégio Unesc tem maior comparecimento no Câmara Mirim e conquista 17ª cadeira

Colégio Unesc tem maior comparecimento no Câmara Mirim e conquista 17ª cadeira
Vaga é destinada a um aluno com deficiência (Foto: Divulgação) Mais imagens

Como a escola com maior índice de comparecimento durante o processo de eleição do projeto Câmara Mirim, da Câmara de Vereadores de Criciúma, o Colégio Unesc conquistou a 17ª vaga entre os vereadores mirins, destinada a um aluno com deficiência. Quem vai ocupar a cadeira é o Pedro Lucas Barbosa de Oliveira, estudante do 7º ano.

O papel do vereador mirim será levar até a Câmara a realidade da escola, promovendo discussões, indicações e requerimentos, que inclusive serão votados e encaminhados ao executivo. “A participação do Pedro Lucas tem sido importante para provar pra ele mesmo que a deficiência não o impede de exercer qualquer atividade normal. Ele está super entusiasmado por poder contribuir com a opinião dele nesse novo universo, e eu não poderia ficar mais feliz ao ver meu filho tão motivado”, comentou Rakel Barbosa de Oliveira, mãe do adolescente.

Todos os 114 participantes do projeto Câmara Mirim receberão, nesta quinta-feira (25/6), Diplomas de Participação. O evento, que contará com a presença de pais e de professores das escolas colaboradoras, será às 19h, na ACIC. Nos dias 2 e 3 julho ocorrerá a capacitação dos eleitos, e dia 8 de julho, a posse.

 *Com colaboração da Câmara de Vereadores de Criciúma/Daniela Savi

 

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Mayra Lima 24 de junho de 2015 às 16:57
Compartilhar Comente

Unesc conquista duas cadeiras no Projeto Câmara Mirim

O projeto Câmara Mirim, da Câmara de Vereadores de Criciúma, já tem os nomes dos 17 vereadores mirins que poderão exercer o papel legislativo, com direito a sessão na Câmara e aprovações de projetos, durante um ano. E o Colégio Unesc conquistou duas cadeiras entre as 24 escolas participantes, o resultado da votação saiu nesta sexta-feira (19/6).

A aluna que fez maior votação no Colégio foi Esther Maria Pacheco Rocha, do 8º ano, mas a representação da Universidade na Câmara não para por aí. A Unesc pode participar com dois vereadores mirins por ter sido a escola com maior participação. A 17ª cadeira é destinada a um aluno deficiente, estudante da escola que ficasse em primeiro lugar nesse requisito.  Dentro desse contexto, a Câmara também contará com a presença do aluno Pedro Lucas Barbosa de Oliveira, do 6º ano. Além dessas duas cadeiras o aluno Nando Casagrande Monteiro, do 6º ano, está como suplente (assumindo caso necessário).  

O papel do vereador mirim será levar até a Câmara a realidade da escola, promovendo discussões, indicações e requerimentos, que inclusive serão votados e encaminhados ao executivo. “A votação envolveu todos, principalmente com a conscientização da responsabilidade e da parceria de cada um para com os colegas candidatos e para com a escola. Eles despertaram o interesse para o processo politico de escolha dos seus representantes, bem como a participação para o próximo pleito, que será no ano de 2016” ressaltou a coordenadora Pedagógica do Ensino Fundamental I (séries iniciais), Zulma Ferrazza.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Mayra Lima 22 de junho de 2015 às 20:29
Compartilhar Comente

Câmara Mirim: Alunos comparecem às urnas e escolhem seus candidatos

Câmara Mirim: Alunos comparecem às urnas e escolhem seus candidatos
Votação ocorreu nesta quarta-feira (Foto: Mayra Lima) Mais imagens

O projeto da Câmara de Vereadores de Criciúma Câmara Mirim movimentou o Colégio Unesc na tarde desta quarta-feira. O projeto envolve várias escolas de Criciúma, onde serão escolhidos 17 vereadores mirins, que poderão exercer o papel legislativo, com direito a sessão na Câmara e aprovações de projetos, durante quatro anos.

A apuração dos votos ocorre na sexta-feira (19/6), a partir das 18 horas, no SISERP (Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Criciúma). A coordenadora Pedagógica do Ensino Fundamental I (séries iniciais), Zulma Ferrazza, afirmou que o processo foi interessante. “Eles se interessaram em saber as propostas, saber sobre as votações, e houve um grande envolvimento dos alunos e empenho por parte dos candidatos para desenvolver suas propostas”.
 

 

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Mayra Lima 17 de junho de 2015 às 20:55
Compartilhar Comente

Estudantes participam do Curso Preparatório para o Enem na Unesc

Estudantes participam do Curso Preparatório para o Enem na Unesc
Estão inscritos no curso 900 alunos (Foto: Luana Mello) Mais imagens

Jovens, sonhadores e com um caminho longo pela frente. Pessoas de várias cidades da região se inscreveram para participar do Curso de Preparatório do Enem na Universidade, oportunidade de rever assuntos do Ensino Médio e aprender algumas dicas sobre a prova nos aulões, com os professores do Colégio Unesc.  

O reitor da Unesc, Gildo Volpato, e a diretora da UNA HCE (Unidade Acadêmica de Humanidades Ciências e Educação), Angela Back, deram as boas-vindas aos alunos na tarde desta segunda-feira (15/6). “Conheçam a nossa estrutura e os nossos cursos. Sempre somos bem avaliados pelo MEC e vocês fizeram uma boa escolha estando aqui. Aproveitem esse momento para aprender o máximo com os nossos professores”, afirmou o reitor.

Com os olhares atentos, os alunos captam todas as informações que os professores passam e a expectativa de ingressar no Ensino Superior é grande. A jovem Hemily Fidelis de Souza é uma das estudantes, desde pequena ela se inspira na mãe Adauana, que trabalha na área da saúde.

“Quero fazer Medicina. Estou me preparando há muito tempo para o Enem e acho que este ano vou realizar meu sonho, o Curso Preparatório está me ajudando muito”, explicou Hemily. Este ano, o curso recebeu 900 inscritos, que poderão participar de seis encontros.

 

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

15 de junho de 2015 às 17:36
Compartilhar Comente