AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Tríplice Hélice de Inovação da Unesc Araranguá em evidência

Tríplice Hélice de Inovação da Unesc Araranguá em evidência
Diálogo foi proposto pela 7ª Feira de Inovação (Imagem: reprodução GoogleMeet) Mais imagens

Há pouco mais de um ano a Unesc se fez ainda mais presente no Extremo Sul. Desde então, a inovação tem marcado um trabalho em conjunto pelo desenvolvimento social e econômico da região. A Universidade, a Weber Empreendimentos e o poder público têm proposto ações de capacitação e empoderamento da sociedade local, potencializando empreendimentos e proporcionando novas competências às pessoas. 

Esta atuação pode ser entendida como a Tríplice Hélice de Inovação na Unesc Araranguá, assunto abordado e detalhado na 7ª Feira de Inovação. Em evento realizado nesta quarta-feira (28/10), a visão dos três atores que compõem a Tríplice foram compartilhadas:

Unesc - ensino e produção do conhecimento científico;

Weber Empreendimentos - Setor produtivo; 

Poder público - políticas públicas e articulação de propostas.


Conforme a diretora da Unidade no Extremo Sul, Izabel Regina de Souza, a inovação pauta cada ação desenvolvida para a região, ofertando a expertise presente na Universidade e potencializada pelas parceiras neste trabalho em conjunto. “A Universidade é detentora da construção do conhecimento. É uma Instituição com 52 anos anos de atuação comunitária. Toda a ciência aqui desenvolvida é colocada à disposição da região, e esta entrega tem sido engrandecida com a apoio, com o olhar e com o auxílio da Weber e do poder público”, destacou.

Trazendo sua visão desta parceria, o diretor executivo da Weber, Fernando Weber, reafirmou que esta conexão está mais forte do que nunca. Ao exemplificar o impacto da Tríplice na sociedade do Extremo Sul, trouxe à Cidade Universitária para o diálogo. “Não estamos apenas construindo uma obra de infraestrutura. Vamos ir além, proporcionando um local de fomento à inovação por parte da própria comunidade local. Onde a Cidade está inserida, e da maneira que foi pensada, transformou o lugar e certamente está transformando vidas”, enfatizou.

Completando a Tríplice Hélice, o poder público possibilita o protagonismo das instituições que se inserem cada vez mais no Extremo Sul. Segundo a assessora de políticas públicas da Associação dos Municípios do Extremo Sul Catarinense (Amesc), Rosangela Paulino Alexandrino, a união têm um único objetivo: a qualidade de vida e o desenvolvimento da região. “A Unesc e a Weber, sem dúvidas, vieram para fortalecer. Desde o primeiro diálogo já entendemos que teríamos grandes conquistas juntos. Além de todo o trabalho desenvolvido, também conseguimos desenvolver e discutir de forma mais ampla as políticas públicas de nossas cidades, em um trabalho em rede”, afirmou.



A abertura do evento foi mediada pelo coordenador do Núcleo de Empreendedorismo da Unesc Araranguá, Diogo Morais. Na oportunidade, também foram compartilhadas as iniciativas de fomento à educação e ao empreendedorismo desenvolvidos na Unesc Araranguá, com ênfase a projetos gratuitos do Núcleo de Empreendedorismo. Conheça tudo que a Universidade oferece ao Extremo Sul em unesc.net/portal/unesc-ararangua.

A Feira de Inovação está inserida na SCT (Semana de Ciência e Tecnologia). O evento realizado pela Unesc tem patrocínio do Crea/SC (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Santa Catarina); apoio do CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico), Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), Fapesc (Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina) e da empresa Biozenthi. 

Vinculados à Universidade, são parceiros a Itec.in, ADITT (Agência de Desenvolvimento, Inovação e Transferência de Tecnologia), Instituto de Idiomas, Núcleo de Empreendedorismo, NIT (Núcleo de Inovação e Tecnologia), Observatório de Desenvolvimento Socioeconômico e Inovação e Neab (Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas). A parceira externa ficou por conta da DRIN - Inovação e Negócios, Comitê de Implantação do Centro de Inovação de Criciúma, Prefeitura Municipal de Criciúma e a Câmara Municipal de Criciúma.


Leonardo Ferreira - Agência de Inovação da Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

28 de outubro de 2020 às 19:16
Compartilhar Comente

Deixe um comentário