Reitoria

Reitora da Unesc participa de diálogo virtual sobre cultura empreendedora e inovação no contexto universitário

Reitora da Unesc participa de diálogo virtual sobre cultura empreendedora e inovação no contexto universitário
Momento também trouxe um pouco do que pode ser esperado pela região do Extremo Sul com a chegada da Cidade Universitária (Fotos: Leonardo Ferreira) Mais imagens

A reitora da Unesc, Luciane Bisognin Ceretta, foi uma das mulheres protagonistas do diálogo virtual “Uma Cidade de Oportunidades para o Empreendedor: Cidade Universitária Araranguá”, ao lado de Camila Bardini, designer de produtos e mestre em Desenvolvimento Socioeconômico com especialidade em Economia Criativa, e Talita Matos, CEO do Impact Hub Floripa. O bate-papo, realizado na noite desta terça-feira (28/7), reuniu um público de empreendedores e futuros empreendedores, com olhos para todas as oportunidades da Cidade Universitária, um trabalho em conjunto entre Weber Empreendimentos e Unesc. 

No momento proposto pela Strive - braço de inovação, empreendedorismo e tecnologia da Weber, Luciane falou sobre as questões educacionais trazidas pelo público e pela organização, pincelando conhecimentos sobre empreendedorismo e inovação. “É importante referendar que o ensino e a aprendizagem do empreendedorismo tem sido reconhecido, para o desenvolvimento social e econômico, não só no Brasil, mas em todo o mundo. Neste contexto, uma educação diferenciada, com mentalidade empreendedora, vem crescendo com programas de formação e novos formatos de currículo”, explica a reitora.

Na Unesc, este conteúdo acompanha os estudantes desde as primeiras fases da formação, com um estrutura conceitual e teórica. São momentos que contém projetos empreendedores, e com estímulos a uma cultura de empreender e da inovar. “Este ato é muito mais do que abrir seu próprio negócio, ele transcende esse aspecto. Podemos percebê-lo como o desenvolvimento de competências diferenciadas para tornar este estudante pró-ativo e participativo no meio em que ele vive, com uma capacidade de olhar para situações, identificar potencialidades e executar suas ações”, afirma Luciane. 

O tema do evento foi pensado após uma pesquisa do Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresa) apontar que menos da metade dos estudantes universitários sabem como empreender, mas mesmo assim 57.9% pensam em abrir seu próprio negócio. O objetivo da noite foi fortalecer o viés educacional do empreendedorismo e da inovação dentro das universidades, conectando este universo à comunidade e trazendo um pouco do que pode ser esperado pela região do Extremo Sul, com a chegada  Cidade Universitária. “A Unesc chega na região com uma expertise de 52 anos, uma tradição ressignificada com os conceitos mais atuais e necessários nestes novos tempos. São 31 cursos de graduação, pensados para as tendências mais atuais da formação superior e condizente com o local onde estão inseridos”, evidenciou a reitora. 

Além da graduação, a Universidade oferecerá 12 cursos de pós-graduação e 11 cursos de formação técnica. O ensino da Unesc, que será oferecido neste novo espaço, é avaliado com nota máxima na avaliação do MEC (Ministério da Educação), garantindo a excelência da inserção na região. 

A parceria entre a Instituição de Ensino e Weber levará a experiência formativa para além da formação, possibilitando um novo ecossistema educacional e a transformação do Extremo Sul por meio da potencialização da economia, atração de novos investimentos e o desenvolvimento de novos negócios e dos já existentes, sempre com engajamento da sociedade local. “A região se desenvolverá com uma sinergia entre os envolvidos neste projeto, por meio de aprendizado mútuo e muitas trocas. Os principais espaços empreendedores têm na academia, ou seja na Universidade, sua referência para seguir se desenvolvendo”, destacou Camila.  

O evento foi gratuito e transmitido pelo canal da Strive no YouTube. Assista Aqui. 


Leonardo Ferreira - Agência de Comunicação da Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

28 de julho de 2020 às 21:05
Compartilhar Comente

Deixe um comentário