Reitoria

Professores da Unesc participam de qualificação para continuidade das aulas mediadas por tecnologia

Professores da Unesc participam de qualificação para continuidade das aulas mediadas por tecnologia
Encontro será realizado com todos os cursos da Universidade (Imagem: Leonardo Ferreira) Mais imagens

Os professores da Unesc seguem em constante capacitação e atualização para atuar em aulas mediadas por tecnologia. Na noite desta terça-feira (12/5), via Google Meet,  mais de 50 docentes participaram da “Reunião com professoras e professores”, momento recorrente na Instituição desde o início do distanciamento social e que seguirá ao longo do mês. 

O diálogo da noite, ministrado pela Assessoria Pedagógica, apresentou resultados da atuação acadêmica no formato virtual, iniciada no dia 1º de abril, incentivou ações para a permanência estudantil e propôs uma escuta qualificada aos docentes, do mesmo modo realizado com os estudantes a cada semana. “Quanto mais distantes da Unesc, mais buscamos a aproximação por meio da tecnologia. Para uma  primeira mensagem nesta noite, nosso sentimento é de gratidão, pelo empenho e superação de cada um de nossos professores na condução de nossa Instituição neste momento de desafio”, agradeceu a reitora, Luciane Bisognin Ceretta. 

O sentimento também foi compartilhado pelo vice-reitor, Daniel Ribeiro Preve, que ressaltou a preocupação da Instituição com seus alunos, estudantes e colaboradores.“É um momento difícil, excepcional, que passaremos juntos, vencendo todas as dificuldades. Logo estaremos novamente na nossa Unesc”, afirma. 

Qualificação do ensino 

Novas diretrizes de aprendizagem para as aulas virtuais também foram pauta na noite. Como resultado de pesquisas realizadas com os estudantes, nas redes sociais, as aulas síncronas, quando o professor se faz presente durante o período de aula, foi apontada como um método assertivo. Para qualificar estes momentos, a Assessoria Pedagógica propôs uma nova dinâmica de ensino.

O momento também teve a participação da diretora de Extensão, Cultura e Ações Comunitárias, Fernanda Sônego, e da assessora do Gabinete da Reitoria, Tatiane Macarini. 

Aulas mediadas por tecnologia proporcionam momentos especiais 


A criatividade tem pautado as aulas na Unesc. Neste momento de distanciamento, situações como a vivida pela professora do curso de Fisioterapia, Ariete Inês Minetto, ganham destaque na rotina acadêmica. A docente, que coloca no planejamento do semestre atividades na piscina da Instituição, encontrou uma solução inusitada. 

Ao se preparar para uma aula, ela recordou do hábito de filmar a troca de conhecimentos. Com um rápido contato a seus acadêmicos dos semestres anteriores, pediu auxílio para recuperar alguns materiais. “Me surpreendeu quando recebi mais de 50 vídeos dos anos anteriores. Foi uma construção coletiva muito rica e um experiência incrível de viver naquele momento. Isso faz com que, além de ensinar, possamos aprender junto aos alunos e relembrar momentos significativos de nossa trajetória até aqui”, enaltece.

Para a pró-reitora Acadêmica, Indianara Reynaud Toreti, os professores tem se reinventado e aproveitado as oportunidades para enriquecer os momentos de ensino e aprendizagem online. “Fomos desafiados, e muito aprendemos até aqui. Somos um grande time, com um olhar de criatividade e de carinho coletivo. Estamos crescendo juntos e a Instituição sairá fortalecida desta pandemia”, garante.

Conheça as principais ações de permanência estudantil da Unesc:

Flexibilização das mensalidades

Unesc Financia

Descontos nas mensalidades

A solicitação destas facilitações podem ser realizadas no ambiente Minha Unesc. Os campos de acesso estão posicionados na parte superior do site. Ao todo, a Unesc já pratica mais de 22 ações de permanência estudantil, que vão além do segmento financeiro. 

Saiba mais sobre o novo calendário acadêmico
 

Leonardo Ferreira - Agência de Comunicação 

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

13 de maio de 2020 às 09:38
Compartilhar Comente

Deixe um comentário