Reitoria

Reitoria reúne Comitê Gestor do Plano de Desenvolvimento Institucional

Reitoria reúne Comitê Gestor do Plano de Desenvolvimento Institucional
Grupo formado por representantes de todas as áreas da Universidade discutiu a formulação do Planejamento (Fotos: Vitor Netto) Mais imagens

A reitoria da Unesc reuniu, na tarde desta quinta-feira (30/5), o Comitê Gestor do PDI (Plano de Desenvolvimento Institucional) da Universidade. O grupo é composto por representantes de todas as áreas de ensino, pesquisa e extensão da Instituição. Eles serão responsáveis por participar da realização do PDI dentro da Instituição.

O grupo será responsável por acompanhar as etapas de avaliação, auxiliar a aplicação e colaborar para a realização da terceira etapa, que será norteadora para as futuras ações da Universidade.

O Seplan (Setor de Planejamento Institucional) é o setor responsável pela formulação do PDI e, de acordo com a sua coordenadora, Almerinda Tereza Bianca Bez Batti Dias, o Plano é o principal documento norteador da Universidade. “Ele busca analisar as características do ‘hoje’ e pensar no ‘amanhã’, ou seja, entender as questões técnicas que hoje estão sendo evidenciadas na Universidade e assim realizar um planejamento para o futuro”, explicou.

Conforme a reitora da Unesc, Luciane Bisognin Ceretta, os resultados serão formulados a partir de uma ampla discussão, envolvendo diversos participantes. “É um processo amplo, intenso e que contará com o apoio de todos os docentes, acadêmicos, técnicos administrativos e também da comunidade externa”, comentou. Para a reitora, a sua importância representa o futuro da Universidade. “Serão propostas discutidas e que irão colaborar para as nossas decisões da Instituição”, completou.

A terceira etapa

A Universidade realizou, no ano passado, a primeira e segunda etapa. Nelas foram analisadas, respectivamente, um diagnóstico institucional que resultou em diversos eixos estruturantes do PDI, e a sistematização dos resultados, a partir de fóruns realizados na Universidade e os resultados da CPA (Comissão Própria de Avaliação), Pesquisa de Clima e Pesquisa de Egressos.

Todos esses resultados categorizados resultaram em aproximadamente 30 eixos, em que serão apontados, pelos docentes, técnicos administrativos, acadêmicos e até a comunidade externa, as fragilidades e fraquezas da instituição em cada eixo. Os encontros que permitirão esses levantamentos serão realizados na Universidade na próxima semana. “Será uma semana intensa, de imersão e de reflexão para o planejamento institucional”, explica Almerinda.

Os resultados obtidos na terceira etapa serão responsáveis por subsidiar os projetos da Universidade nos anos seguintes, correspondendo a quarta etapa.

Realização das atividades

As atividades de diagnóstico com os técnicos administrativos ocorrerão nos dias 3 e 4 de junho. Com os acadêmicos e docentes ocorrerão nos dias 5 e 6. Já em julho ocorrerão com os docentes e estudantes do Colégio Unesc e com a comunidade externa.

Os trabalhos ocorrerão de maneira colaborativa, em que os colaboradores serão divididos em grupos por eixos e equipes irão colaborar para a realização do projeto.

Vitor Netto - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

30 de maio de 2019 às 21:58
Compartilhar Comente

Deixe um comentário