Reitoria

Unesc solicita apoio de candidato ao governo do Estado em pautas relacionadas às Universidades Comunitárias

Unesc solicita apoio de candidato ao governo do Estado em pautas relacionadas às Universidades Comunitárias
Encontro entre gestores da Unesc com Décio Lima ocorreu nesta segunda-feira (Fotos: Milena Nandi) Mais imagens

A Unesc recebeu, na manhã desta segunda-feira (3/9), os candidatos ao governo do Estado, Décio Lima, e ao senado, Lédio Rosa, para um encontro com gestores da Universidade. Ao longo da conversa, os candidatos falaram sobre os objetivos de defesa à Educação e Décio Lima recebeu, da reitora, Luciane Ceretta, e do vice, Daniel Preve, um documento com pautas consideradas prioridades pela Instituição. O presidente do DCE (Diretório Central dos Estudantes), Alexandre Bristot, também entregou uma pauta ao candidato.

No documento, a Reitoria da Unesc solicita o apoio do candidato e correligionários à priorização das pautas: apoio às Universidades Comunitárias, que não têm fins lucrativos e reinvestem todos os resultados nas suas atividades de ensino, pesquisa e extensão. São universidades criadas e mantidas pela sociedade civil, que também colaboram para o desenvolvimento local e regional; Artigo 170 – uma conquista pleiteada pelas Universidades Comunitárias e que estão correndo o risco de perder, por meio da PEC/005.3/2017 que reduz significativamente o repasse dos recursos para as Instituições de Ensino Superior Comunitárias, com vistas a distribuir os valores para as faculdades particulares; retorno do FIES a sua proposta inicial; acompanhamento das discussões do Ensino a Distância no Brasil e a permanência e o retorno dos investimentos em ciência e tecnologia.

Já o DCE solicitou atenção para a criação da moradia estudantil; criação da Creche Universitária; incentivo governamental para o Restaurante Universitário da Unesc; defesa do Artigo 170; respeito à diversidade; fortalecimento do Sistema Único de Saúde e compromisso e fortalecimento das Licenciaturas.

A Reitora da Unesc afirmou que “a Unesc possui 13 mil alunos de graduação e pós e destes, 67% tem bolsas. Mais de 96% dos recursos investidos na Instituição são provenientes das mensalidades dos acadêmicos e 3,9%, de recursos públicos. Pedimos um olhar diferente para as Universidades Comunitárias pelo seu histórico no desenvolvimento local e regional e papel na educação superior de qualidade com uma formação que inclui ensino, pesquisa e extensão. Elas contribuem também para o desenvolvimento da ciência, discussão de pautas importantes para a sociedade e impactam positivamente na vida da população”.

O vice-reitor da Unesc lembrou do momento delicado que as Universidades Comunitárias atravessam e pediu atenção dos candidatos para elas. “O sistema comunitário em Santa Catarina significa resistência. É uma alternativa que consegue dar formação de qualidade, incentivo à pesquisa e atenção para a comunidade. Hoje não se pensa a região sem lembrar dos projetos de extensão da Unesc que atuam nos municípios, seja na área da saúde, do direito, ambiental dentre tantos outros”.

O candidato a governador afirmou que, como egresso de uma Universidade Comunitária, sabe da importância delas para as regiões onde atuam. “Se pensarmos nesta região, a Unesc e sua vocação é o que queremos para um dos pontos mais importantes para o povo catarinense, que é a Educação. A nossa intenção é sentarmos com os representantes do Sistema Acafe para traçarmos uma nova concepção para ele, levando em conta a inovação e possibilidades que as nossas Universidades Comunitárias oferecem”, afirma Décio.

O candidato ao Senado, Lédio Rosa, já foi professor do curso de Direito da Unesc e reforçou o posicionamento da defesa à Educação de qualidade e ao trabalho das Universidades Comunitárias.

O encontro teve também a participação da pró-reitora Acadêmica, Indianara Toreti, do pró-reitor de Planejamento e Desenvolvimento Institucional, Thiago Fabris, da chefe de gabinete da Reitoria, Gisele Coelho Lopes, do gerente do Escritório de Inovações, Evânio Nicoleit, do gerente do Escritório de Negócios, Henrique Vargas, do diretor de Ensino de Graduação, Marcelo Feldhaus, do gerente do DTI (Departamento de Tecnologia da Informação), Rogério Casagrande e da gestora da Gerência de Atendimento ao Estudante, Mira Dagostim.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

03 de setembro de 2018 às 22:04
Compartilhar Comente

Deixe um comentário