Colégio Unesc

Complexidade do racismo no Brasil: papel do colorismo na hierarquia social é tema de palestra

Complexidade do racismo no Brasil: papel do colorismo na hierarquia social é tema de palestra
Mais imagens

Os alunos do Colégio Unesc tiveram a oportunidade de participar de uma atividade especial na manhã desta terça-feira (9/05) no Auditório Ruy Hulse: a palestra do advogado e mestrando da Universidade, Jorge Miguel Nascimento Guerra, organizada pelo Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (Neabi) da Universidade. 

Alunos dos ensinos Fundamental e Médio, além de professores, se reuniram para ouvir o palestrante que abordou a “Complexidade do racismo no Brasil: o papel do colorismo na hierarquia social”.

Conforme Guerra, o colorismo, em linhas gerais, pode ser compreendido como um sistema de opressão baseado na tonalidade de pele. “No colorismo as pessoas são discriminadas dentro de uma mesma raça ou grupo étnico, com base na cor da pele. E é importante reconhecer que este é apenas uma parte do problema maior do racismo no Brasil”, disse. 

O evento que discutiu a temática faz parte do Maio Negro, um encontro de saberes das negritudes que se estende até a sexta-feira (12/05). O objetivo é reunir renomados especialistas, mestres e doutores para compartilhar pesquisas, experiências e vivências antirracistas no campo das construções afro-brasileiras que sustentam a equidade, democracia e justiça social. 

“Desde crianças recebemos lentes por meio das quais passamos a olhar o mundo, dar nome e significado a tudo que nos cerca. Então, se a nossa sociedade oferece lentes racistas, elas podem estimular sensações, produzir opiniões e influenciar comportamentos racistas sem que necessariamente as pessoas se deem conta disso”, acrescentou o palestrante.

Para a coordenadora do Neabi, Normélia Ondina Lalau de Farias, essas discussões são fundamentais para promover a inclusão e a igualdade em todas as áreas da sociedade brasileira. “Essa parceria com o colégio em pautas raciais é fundamental em todas as atividades promovidas pelo Núcleo”, comentou.

Calendário escolar

Essa atividade se estende ao colégio, que já inclui no seu calendário escolar não apenas a questão do Maio Negro, mas também da consciência negra. Diante disso, os organizadores trabalham dentro dos conteúdos das disciplinas ministradas durante todo o ano para garantir uma abordagem mais ampla e aprofundada do tema. 

“É essencial que eventos como o Maio Negro continuem a acontecer, oferecendo informações e promovendo a conscientização sobre a complexidade do racismo e suas implicações na sociedade brasileira”, acrescenta Normélia. 

Durante o período noturno, os participantes terão a oportunidade de assistir a palestras como "Racismo no futebol, além das quatro linhas", ministrada por Marcelo Medeiros Carvalho, no Auditório Ruy Hulse. 

A Secretaria de Diversidades e Políticas de Ações Afirmativas e do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros, esteve representada pela coordenadora Janaína Damásio Vitório. Além disso, durante o mês de maio, várias outras ações relacionadas ao tema estão sendo realizadas.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

10 de maio de 2023 às 14:11
Compartilhar Comente

Deixe um comentário