imagem do site

Educação Patrimonial

O Laboratório de Arqueologia Pedro Ignácio Schmitz (LAPIS) desenvolve atividades de educação para o patrimônio com a comunidade. Por intermédio das escolas da região, realiza ações educativas tendo como público desde as crianças dos anos iniciais do ensino fundamental até os adolescentes do ensino médio.

A ação educativa desempenhada pelo Laboratório de Arqueologia visa apresentar a arqueologia bem como, gerar no nosso público alvo compreensão sobre o patrimônio arqueológico e patrimônio cultural, de modo geral.

Procuramos responder questões como: Você conhece arqueologia? Você já se perguntou o que faz um arqueólogo?

Em algum momento da vida nos depararemos com temas que fazem parte do universo da pesquisa arqueológica. Pois o que a arqueologia faz é estudar os vestígios materiais que foram produzidos por pessoas em diversos momentos da história e variados locais ao redor do mundo, inclusive na nossa região. Neste sentido, por meio da educação para o patrimônio estaremos preparados para interagir com estes bens culturais.

Atividades Ofertadas

Atividades de cunho lúdico e educacional com as temáticas relacionadas à arqueologia Pré-histórica, Indígena e Histórica da região sul do estado de Santa Catarina.

Exposição sobre Ocupação Pré-histórica do Extremo Sul Catarinense: 4000 anos de história

A exposição contará, com o auxílio de artefatos, a história de grupos sambaquieiros, caçadores-coletores e ceramistas horticultores que habitaram a região.

Oficinas de Arqueologia

1. Confecção de cerâmica arqueológica

Os participantes terão contato com a matéria-prima (argila) e com a técnica de confecção de vasilhames cerâmicos própria das populações ceramistas que viveram no litoral sul catarinense.

2. Arte Rupestre

Atividade lúdica que visa demonstrar aos alunos como as populações antigas utilizavam os recursos existentes na natureza para confeccionar instrumentos e pigmentos (tinta) para a realização de pinturas, tanto em suportes rochosos quanto em seus próprios corpos, ampliando nos alunos as percepções sobre esta dinâmica específica dentro do âmbito cultural destas populações.

3. Vivência em escavação simulada

Esta atividade consistirá na participação dos integrantes em uma escavação arqueológica, onde poderão ter contato, de forma prática, com noções e técnicas do cotidiano da pesquisa arqueológica em campo.

Traga a sua escola

A equipe de Educação Patrimonial do LAPIS atende as instituições de ensino que solicitarem atividades de educação. As escolas com interesse em participar podem agendar visitas de março a dezembro, pelo telefone (48) 3444-3761 ou pelo e-mail lapis@unesc.net