Ir Direto ao conteúdo?

Unesc - Universidade do Extremo Sul Catarinense.


Indicadores de desempenho empresarial

Livros

Sabe-se que a maioria das Empresas deste País ainda estão sob o regime familiar, e seus gestores, muitas vezes, por conta da própria cultura recebida, dedicam pouco tempo às questões estratégicas, focando, quase que rotineiramente, nas questões operacionais e descuidando-se, em muitos casos, das questões táticas.
Outra situação que chama a atenção no campo empresarial, em alguns casos, é o pouco conhecimento acerca das boas práticas de gestão empresarial por parte dos seus gestores, o que pode, inclusive, levar a empresa ao fracasso, uma vez que todos os processos empresariais impactam, em última análise, o lado financeiro da Empresa, e são poucos os gestores que tiveram a oportunidade de desenvolver habilidades em Gestão Financeira, afinal, deve ser lembrado que o lucro reina, mas quem manda é o caixa. A inexistência de um Modelo de Gestão tem sido uma das principais causas mortais das empresas no Brasil, juntamente com a falta de planejamento e com o comportamento inadequado do empreendedor, segundo estudos do SEBRAE (2022). Ter um Modelo de Gestão significa, dentre outras coisas, ter um Painel de Bordo formado pelos principais Indicadores de Desempenho Empresarial, além de outras importantes ferramentas de gestão, como o Orçamento Empresarial e o Planejamento Estratégico.
Somente dessa forma a Empresa poderá monitorar o comportamento das variáveis que impactam o desempenho do negócio e, quando necessário, tomar medidas corretivas em tempo hábil visando atingir os resultados planejados ou desejados.

Ano de publicação: 2023
Autor: Moair Barcelos
ISBN: 978-65-85766-09-8
Valor: R$ 35,00

Comprar

Universidade do Extremo Sul Catarinense.