Laboratório de Psiquiatria Translacional

Tese de Doutorado

Tese de Doutorado
Mais imagens

No último dia 25 agosto Zuleide Maria Ignácio defendeu sua tese de doutorado intitulada “Estudo Pré-Clínico da Quetiapina como Estratégia Farmacológica no Tratamento da Depressão”. Os estudos foram realizados no laboratório de Neurociências da Unesc e orientado pelos professores Dr. João Quevedo e Dra. Gislaine Z. Réus. 

A agora Dra Zuleide pesquisou os efeitos da quetiapina, um antipsicótico atípico, sobre o comportamento do tipo depressivo em ratos submetidos à privação dos cuidados maternais nos primeiros 10 dias de vida. Além dos efeitos sobre o comportamento, foram pesquisadas as ações da quetiapina sobre parâmetros epigenéticos alterados em animais submetidos ao estresse de privação materna. Também foi investigada a ação da quetiapina na cadeia respiratória mitocondrial e no balanço oxidativo em ratos não submetidos a estresse. O estudo revelou que a privação materna induziu efeito tipo depressivo na vida adulta e provocou alteração de parâmetros epigenéticos no hipocampo dos animais. Segundo a literatura científica, a alteração desses parâmetros epigenéticos hipocampais está relacionada com redução da transcrição de genes e, possivelmente, com a redução da neurogênese no hipocampo. A quetiapina como monoterapia apresentou efeito tipo antidepressivo nos animais e reduziu as alterações epigenéticas induzidas pelo estresse no início da vida. Além disso, a quetiapina exerceu efeito positivo na cadeia respiratória mitocondrial e no balanço oxidativo em regiões cerebrais envolvidas com a depressão e outros transtornos de humor.

A Unidade de Pesquisa em Depressão parabeniza Zuleide e agradece a todos pela colaboração nos estudos! Zuleide que é já é professora na Universidade Federal da Fronteira Sul continuará fazendo trabalhos em colaboração com o Neurolab.

30 de agosto de 2016 às 13:59
Compartilhar Comente

Deixe um comentário