Reitoria

Conselho Universitário da Unesc delibera pautas nesta quinta-feira

Conselho Universitário da Unesc delibera pautas nesta quinta-feira
Encontro foi realizado de forma virtual (Fotos: Paula Darós Darolt) Mais imagens

Em encontro presidido pela reitora da Unesc, Luciane Ceretta, o Conselho Universitário (Consu) da Universidade esteve, na tarde desta quinta-feira (12/11), em reunião ordinária para aprovar e deliberar pautas correspondentes à Instituição.

“Conduzimos hoje a reunião de Conselho Universitário com pautas fundamentais à vida acadêmica, mas também apresentamos os resultados de sustentabilidade econômica, implantação da controladoria que confere ainda maior transparência à Universidade e ainda a defesa irrestrita dos direitos dos nossos colaboradores”, declarou a reitora.

 O Consu é o órgão máximo deliberativo e normativo, responsável por traçar a política universitária e para julgar os recursos em última instância interna da Universidade. É função do Conselho estabelecer as diretrizes gerais de ensino, pesquisa, extensão, garantindo o atendimento à missão e finalidade da Universidade, zelando por seu patrimônio moral, cultural e material.

As pautas aprovadas são relativas a matrizes curriculares dos cursos e graduação; eleições para coordenadores e cursos de graduação e processos de gestão pedagógica.

Além disso, a gestora de Recursos Humanos, Marileia Maciel fez uma apresentação do cronograma de férias e pagamentos de 2020 e início de 2021. A proposta é para o recesso de 24 de dezembro de 2020 com retorno no dia 11 de janeiro de 2021, sem o desconto em férias. Neste ano o Iparque terá o mesmo cronograma de recesso. Já o período de férias ocorrerá de 11 de janeiro até 9 de fevereiro.

No dia 30 de novembro ocorrerá o pagamento da primeira parcela do 13º salário. Já no dia 4 de dezembro, ocorre o pagamento da folha referente ao mês de novembro. A segunda parcela do 13º salário será efetivada no dia 18 de dezembro. O pagamento das folhas referentes aos meses de dezembro de 2020 e janeiro de 2021 será efetuado no dia 7 de janeiro, junto ao 1/3 de férias aos colaboradores que terão férias.

Controladoria da Unesc

A controladoria da Unesc, instalada em agosto de 2020, se consolidou como um setor imprescindível na instituição. A coordenadora Adriana Farias, apresentou o setor e algumas de suas premissas, tais como: garantir a segurança institucional dos contratos firmados, auditoria contínua, correção imediata das inconformidades quando encontradas e atuação imparcial crítica. Dentro dos serviços realizados estão: auditoria, conferência, orientação e gestão de contratos.

“Já é um controle que vínhamos fazendo, mas que agora, com a implantação do setor de controladoria, se tornou um processo com maior intensidade e acurácia que resultou em inúmeros resultados positivos alcançados”, afirmou.

Indicadores financeiros

Os resultados parciais, até dia 30 de setembro, foram apresentados na reunião. O consultor financeiro, Zanoni Elias, apresentou números positivos alcançados pela instituição em 2020. Em um ano totalmente atípico e de profunda crise para diversos segmentos, sobretudo da educação, apresentou excelentes dados de fechamento do balanço 2020. “Ainda que sendo impactada pela pandemia, a instituição fechará o ano com os indicadores positivos.  Mesmo com tudo o que foi feito para manter os nossos alunos estudando com negociações ampliadas e investimentos em infraestrutura tecnológica, como aquisição de computadores para empréstimo aos alunos, dentre outros, ainda assim, conseguimos fechar o ano com saldo positivo”, comentou Elias.

Para a reitora, os indicadores positivos são reflexo do trabalho e dedicação de toda uma equipe. “Uma Universidade comunitária, democrática, plural e participativa se constrói assim, com trabalho que gera resultados compartilhados, trabalho este que vem sendo construído há 52 anos por aqueles que nos antecederam”, finalizou Ceretta.

Captação de recursos  

A Pró-reitora de Planejamento e Desenvolvimento Institucional, Gisele Coelho Lopes, apresentou os resultados advindos da captação e recursos por meio de editais de fomento, emendas parlamentares, projetos específicos. Evidenciou-se que este indicador se ampliou significativamente atingindo, nos anos de 2018 a 2020, cifras muito importantes.

Parceria com o Criciúma EC

Ainda no encontro o gerente de Publicidade e Marketing, Augusto Magalhães apresentou a proposta de parceria da Unesc com o Criciúma Esporte Clube que envolve a retomada do importante Projeto Tigrinhos, bem como a oferta de atendimentos nas áreas de odontologia, medicina, fisioterapia, nutrição e psicologia, além de estágios na área da Educação Física. “Em contrapartida a Unesc terá sua marca divulgada no uniforme do time, bem como no próprio estádio. Esse projeto será de grande importância para a formação acadêmica na área do esporte. Os conselheiros avaliaram a parceria como muito positiva para a Universidade”, explicou.

Síntese movimento de inovação e pedagógico

O diretor de Ensino de Graduação, Marcelo Feldhaus, apresentou os resultados de pesquisa institucional realizada junto a estudantes e professores que evidenciam uma excelente avaliação dos mesmos sobre o posicionamento da Universidade no que diz respeito à gestão pedagógica no período de pandemia, bem como excelente avaliação da infraestrutura tecnológica apresentada pela Instituição. Marcelo ainda apresentou a síntese dos movimentos desenvolvidos junto aos cursos de graduação e seus núcleos docentes estruturantes com vistas a reestruturação do projeto pedagógico institucional.

Por fim, o Gerente de Comunicação e Marketing apresentou ainda aos presentes a campanha de divulgação da Universidade para o final do ano, proposta que foi reconhecida e bem comentada pelos conselheiros.

Paula Darós Darolt - Agência de Comunicação da Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

12 de novembro de 2020 às 22:00
Compartilhar Comente

Deixe um comentário