Reitoria

Felicidade é tema de evento virtual da Unesc

Felicidade é tema de evento virtual da Unesc
Ação recebeu quatro convidados para abordar a temática sob diferentes olhares (Fotos: Reprodução) Mais imagens

Quatro diferentes olhares sobre a temática “felicidade” foram compartilhados na noite desta terça-feira (10/11) no 2º Colóquio Interfaces da Felicidade. O evento virtual, promovido pela Unesc, reuniu os profissionais Edemir Ramir Ramires, Pierre Paul Deshomme, Beto Colombo e Rafaela Courbassier, convidados especiais da noite, para a abordagem das temáticas “Felicidade na religião de matriz Africana”, “(Re)construção de vidas longe da pátria”, “O caminho para a felicidade segundo a filosofia clínica” e Resiliência para reconstrução da vida”.

De forma dinâmica os quatro convidados puderam externar conhecimentos, tradições, culturas e lições acerca da temática central, o ser feliz. O debate foi mediado pelos professores responsáveis pela criação da disciplina de Vida e Felicidade na Unesc, a partir de 2019, Cristiane Damiani Tomasi e Jacks Soratto.

Atenção ao fundamental, a felicidade

A Unesc, Universidade de perfil comunitário, sempre teve seus olhares voltados ao bem-estar e desenvolvimento da comunidade, fosse ela acadêmica ou externa. Apesar de ser uma característica intrínseca da Instituição, a atenção ao cuidado com a saúde mental e a felicidade das pessoas passou a receber ainda mais atenção institucional em 2019, quando a disciplina de Vida e Felicidade passou a integrar o curso de Farmácia e, na sequência, começou a ser ofertada de forma aberta para todos os acadêmicos interessados, independentemente do curso.

Grande incentivadora do estudo em torno da temática e da oferta da nova disciplina, a reitora da Unesc, Luciane Bisognin Ceretta, foi a responsável pela abertura do Colóquio. Conforme Luciane, foi uma grande honra receber os convidados para diálogo de uma temática de tão fundamental importância à manutenção da vida e da saúde emocional. “Se anteriormente já tínhamos necessidade, agora, a partir de toda a situação imposta por uma pandemia, o momento requer ainda mais reflexões sobre como encontrar situações e momentos de bem-estar para ser feliz diante das tantas adversidades que o cenário presente nos traz e do cenário futuro que nos mostra ainda como incertezas”, expôs.

O verdadeiro mote da defesa pela disciplina e por eventos como o realizado na noite desta terça-feira, de acordo com a reitora, se dá pela necessidade de reflexão sobre aquilo que, de fato, significa a felicidade. “É o convite de identificar o que nos faz autenticamente felizes. Esses estudos me parecem uma grande oportunidade não só dentro da Universidade, mas à toda a comunidade a partir do momento que a Instituição promove eventos como esse também com a comunidade externa. Trata-se da busca de resposta para coisas simples, no nosso dia a dia, para o nosso bem-estar e, aquilo que sempre digo, nossos próprios projetos de felicidade”, completou.

As exposições, reflexões e os ensinamentos expostos no 2º Colóquio Interfaces da Felicidade podem ser conferidos a qualquer tempo no canal Unesc Oficial no YouTube, meio pelo qual o evento foi transmitido.

Participantes da noite:

Edemir Ramir Ramires - Felicidade na religião de matriz Africana

Pierre Paul Deshomme - (Re)construção de vidas longe da pátria

Beto Colombo - O caminho para a felicidade segundo a filosofia clínica

Rafaela Courbassier - Resiliência para reconstrução da vida

Mayara Cardoso - Agência de Comunicação da Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

10 de novembro de 2020 às 22:26
Compartilhar Comente

Deixe um comentário