Reitoria

Comitê de Ética em Pesquisa da Unesc participa de avaliação e qualificação do Ministério da Saúde

Comitê de Ética em Pesquisa da Unesc participa de avaliação e qualificação do Ministério da Saúde
Encontro virtual ocorreu durante toda a quinta-feira (Fotos: Milena Nandi) Mais imagens

Gestores da Unesc e membros do Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) da Universidade, participaram nesta quinta-feira (24/9), do Projeto de Qualificação de Comitês de Ética em Pesquisa realizado pela Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (Conepe), vinculada ao Conselho Nacional de Saúde e ao Ministério da Saúde. Durante manhã e tarde, houve uma visita de qualificação por webconferência ao CEP, uma iniciativa que tem sido realizada em todo o país, com o objetivo de dialogar e alinhar o trabalho dos comitês das instituições brasileiras. 

reitora da Unesc, Luciane Bisognin Ceretta, destaca a importância da pesquisa para a Unesc e o quanto colabora para a melhoria da qualidade de vida das pessoas. Neste sentido, Luciane considera o projeto de qualificação dos CEPs de grande relevância para a ciência. “As reflexões e os diálogos ocorridos ao longo deste dia foram importantes para o alinhamento do trabalho, primordial no processo científico. É impensável falar em pesquisa envolvendo seres humanos sem a atuação do CEP na avaliação e acompanhamento dos aspectos éticos e na defesa da integralidade e dignidade humana”, salienta Luciane.  

O coordenador do CEP da Unesc, Marco Antônio da Silva conta que o Comitê possui 23 membros titulares e 23 suplentes, incluindo pessoas da comunidade externa e é responsável por revisar todos os protocolos de pesquisa envolvendo seres humanos. “O Projeto de Qualificação de Comitês de Ética em Pesquisa é uma ação de ensino/aprendizagem que objetiva educar, padronizar o trabalho administrativo dos Comitês, fortalecer a análise e discussão ética e promover a parceria entre os CEPs e a Conepe. Durante o encontro, o nosso CEP pronunciou-se, no aspecto ético, sobre todos os trabalhos de pesquisa realizados envolvendo seres humanos”, comenta.

A visita de qualificação foi realizada em três momentos e contou com a participação da reitora da Unesc; do coordenador do CEP; da pró-reitora Acadêmica, Indianara Reynaud Toreti; do diretor de Pesquisa e Pós-Graduação, Oscar Montedo; da vice coordenadora do CEP, Patrícia Duarte Simões Pires; da secretária do CEP, Marina Silva Dutra e da representante do Conselho Municipal de Saúde, representante dos usuários no Comitê, Rindalta das Graças de Oliveira. 

Milena Nandi – Agência de Comunicação da Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

24 de setembro de 2020 às 19:46
Compartilhar Comente

Deixe um comentário