Reitoria

Unesc e Criciúma, um vínculo indissociável

Unesc e Criciúma, um vínculo indissociável
Cidade com laços fortes desde a fundação da Universidade celebra nesta segunda-feira (6/1) seus 140 anos (Foto: Arquivo/ Comemorações Unesc 50 anos) Mais imagens

Se em seus 51 anos de existência a Unesc já contribuiu de forma imensurável para a mudança de milhares de vidas e da região Sul de forma geral, tudo isso só foi possível graças a decisão tomada em 1968, com apoio da prefeitura de Criciúma. Foi por meio do então prefeito Ruy Hülse, que hoje detém o título de Doutor Honoris Causa concedido pela Universidade, que o sonho de criar uma instituição de ensino superior que participasse do desenvolvimento do município se tornasse realidade e, muito mais que isso, superasse todas as expectativas. Desde então a parceria entre a Unesc e a cidade de Criciúma, que completa 140 anos nesta segunda-feira (6/1), só cresce e gera resultados expressivos, que alcançam cada vez mais cidadãos e famílias.

Ao longo de tantos anos de parceria, muitas foram as oportunidades em que Município e Universidade tornaram possível a realização de ações em prol da comunidade. Entre os principais resultados desta relação está a Bolsa PMC (Prefeitura Municipal de Criciúma), modalidade pela qual milhares de acadêmicos já foram beneficiados com bolsas de 50 e 100% em suas mensalidades. A Bolsa PMC é concedida a cada semestre por meio de edital e destinada a pessoas comprovadamente carentes e/ou pessoas com deficiência.

Para a reitora da Unesc, Luciane Bisognin Ceretta, o gesto ousado do então prefeito que fundou a Fucri (Fundação Educacional de Criciúma) foi crucial não só para que hoje a Unesc tenha a dimensão que atingiu, mas para que a cidade tenha alcançado o patamar de desenvolvimento que a torna referência regional. “A partir do comprometimento, da ousadia e da visão do doutor Ruy Hülse hoje colhemos os frutos. Essa parceria é forte desde seu início e reverbera em diversos projetos de ensino, de pesquisa, de intervenção na comunidade. Oportuniza o compartilhamento do conhecimento, a valorização da educação e o espírito comunitário, o que é uma herança que não tem preço para a cidade”, destaca.

Ainda conforme Luciane, comemorar o aniversário de Criciúma, é também comemorar a fundação da Fucri. “Comemoração que se amplia com a denominação do Prefeito Altair para o Parque, uma vez que foi diretor presidente da Fucri, sua esposa Dona Sandra foi professora por muitos anos e seu filho Deputado Ricardo, além de ser ex-aluno é, também, um grande incentivador do desenvolvimento da Unesc”, completa.

Na noite desta segunda-feira de comemorações em Criciúma a reitoria da Universidade participará do ato de inauguração do Parque Municipal Prefeito Altair Guidi, evento que marca as comemorações de aniversário da cidade.

Mayara Cardoso - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

06 de janeiro de 2020 às 15:40
Compartilhar Comente

Deixe um comentário