PPGCA - Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais

Unesc recebe primeiro Seminário da Rede Apheleia fora da Europa

Unesc recebe primeiro Seminário da Rede Apheleia fora da Europa
Mais imagens

No ano em que comemora o seu 10º aniversário, a rede Apheleia realiza, na Unesc, o Seminário Internacional Apheleia: América do Sul – primeira edição realizada fora da Europa. O evento faz parte da programação da 14ª Semana de Ciência e Tecnologia da Universidade, e tem o objetivo de fomentar o debate e as políticas públicas sobre sustentabilidade. A abertura do Seminário ocorreu na noite desta quarta-feira (25/10) no Auditório Ruy Hulse, e contou com a presença de autoridades nacionais e internacionais, pesquisadores envolvidos em projetos desenvolvidos na Europa e na América do Sul, além de especialistas, professores e acadêmicos dos cursos de humanidades.

Na oportunidade, o professor do Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais da Unesc, Juliano Bitencourt Campos, destacou que o evento envolverá a apresentação de conferências, palestras, seminários e comunicações orais. “Serão discutidas as temáticas ligadas à gestão do território, povos originários e tradicionais, patrimônio cultural, paisagens culturais, turismo, inteligência artificial na educação e na sustentabilidade ambiental e seus desdobramentos, além de diversos temas ligados às relações humanas, apresentados e discutidos por pesquisadores do Brasil, Europa, e América do Sul”, pontuou.

A pró-reitora de Pesquisa, Pós-Graduação, Inovação e Extensão Unesc, Gisele Coelho Lopes, enfatizou que é necessário enxergar o horizonte, mas para chegar até lá, é preciso prestar atenção no caminho. “Não adianta sonharmos e dizermos que é importante ter consciência sobre sustentabilidade se não sairmos da retórica para a prática. Este evento é importante para entendermos o nosso lugar no mundo e a forma com a qual podemos realmente fazer a diferença”, acrescenta.

Convidado a abrir o evento e a falar sobre os desafios para o século 21, o professor coordenador do Instituto Politécnico do Tomar, em Portugal, Luis Oosterbeek, comentou que hoje a sociedade vive na era da ansiedade, do buscar a solução dos problemas de forma imediata. “Se eu tivesse que escolher um único desafio, seria a construção de uma identidade humana. A natureza dos problemas do mundo não nos permite encontrar soluções locais. É necessária uma convergência planetária para gerenciar este cenário”, enfatizou.

Ao encontro da afirmação, o coordenador de Programas e Projetos da Associação de Universidades Grupo Montevidéu (AUGM), do Uruguai, Juan Manuel Sotelo Silveira, contou que o trabalho científico vem para oferecer perspectivas de futuro. “Entre 2008 e 2018, o número de autores radicados em instituições latino-americanas cresceu 84%. O Brasil é o maior produtor de material científico, com mais de 82 mil documentos somente em 2018. O potencial do país, de puxar os outros para a área da pesquisa, é enorme”.

Sobre a Apheleia

A Associação Internacional Apheleia é uma rede de pesquisa, inovação e desenvolvimento, criada em 2014 com o apoio da Comissão Europeia e que rapidamente se disseminou em todos os continentes. A Rede trabalha sobre o contributo específico das Humanidades para a gestão territorial e a sustentabilidade, tendo desde o início a colaboração de pesquisadores do Brasil, designadamente da Unesc e da UFSM.

Membro do Conselho Internacional para a Filosofia e as Ciências Humanas, a rede Apheleia contribuiu de forma decisiva para a concepção e criação do novo programa da Unesco, Bridges, sobre Humanidades e sustentabilidade.

Semana de Ciência e Tecnologia

A Semana de Ciência e Tecnologia da Unesc é patrocinada pelo Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Santa Catarina (Crea/SC) e recebe apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), da Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc), além do Ministério de Ciências, Tecnologia e Inovação e da Biozenthi.

O evento é gratuito e aberto à comunidade. Mais informações sobre a programação podem ser encontradas no https://www.unesc.net/sct2023.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

01 de novembro de 2023 às 16:41
Compartilhar Comente

Deixe um comentário