PPGCA - Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais

Seminário Internacional Apheleia: Unesc é sede da primeira edição fora da Europa

"Confira a Matéria na Íntegra"

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

14 de novembro de 2023 às 14:32
Compartilhar Comente

Unesc recebe pesquisador francês

Unesc recebe pesquisador francês
Pierre Van de Weghe vem da Université de Rennes1 Mais imagens

A Unesc está recebendo nesta segunda e terça-feira (7 e 8/4) a visita de um pesquisador da França. O professor doutor Pierre Van de Weghe, da Université de Rennes1, foi recepcionado na manhã de hoje pelo reitor Gildo Volpato e amanhã fará uma conferência no Miniauditório do Bloco P (sala 19), às 10h30.

Van de Weghe vai apresentar sua linha de pesquisa e a universidade de onde ele vem. Sua vinda é uma oportunidade de troca de conhecimentos e parcerias com Rennes1. O pesquisador vai abordar em sua conferência o tema “The total synthesis of stachybotrin C and areas of research developed at the University of Rennes1”.

Fonte: Secom

Por: Davi Carrer 07 de abril de 2014 às 14:13
Compartilhar Comente

Aluna da Universidade de Rennes1, da França, realiza estágio na Unesc

Aluna da Universidade de Rennes1, da França, realiza estágio na Unesc
Manon Alice Henry fica no Brasil até o final de maio (Foto: Davi Carrer) Mais imagens

A Unesc está recebendo uma visita especial neste semestre. A francesa Manon Alice Henry escolheu a Universidade para realizar o seu estágio. Manon é estudante do quinto ano de Farmácia da Universidade de Rennes1, em Rennes, na França, onde ao fim do quarto ano de faculdade os alunos são classificados (nota) e escolhem o local de estágio: hospital, farmácia comercial ou indústria/laboratório de pesquisa.

A francesa escolheu estagiar no LaPlam (Laboratório de Plantas Medicinais) aqui na Unesc depois da passagem da professora doutora Patrícia Amaral, coordenadora do LaPlaM, que fazia o seu pós-doutorado na França em 2013. “A vontade da Manon em trabalhar com plantas medicinais, aliada a minha passagem pela Université de Rennes1 proporcionou a oportunidade dela realizar o estágio aqui na nossa Universidade. Outro fato que contribuiu para sua decisão foi a rica biodiversidade brasileira, sem falar que o Brasil está em evidência no mundo hoje. Por isso ela veio para cá”, comentou Patrícia.

Até o final de maio a estudante do velho continente terá a chance de utilizar toda a estrutura da Universidade para aprofundar seus estudos, com o apoio da mestranda do PPGCA (Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais) Marilia Borges, orientanda da professora Patrícia Amaral. Ela tem como objetivo fazer um levantamento bibliográfico de plantas medicinais que já foram utilizadas para combater a Malária. E também vai participar de pesquisa de campo sobre a utilização de plantas medicinais para combater doenças respiratórias.

Idioma

Manon fala francês e inglês, mas muito pouco o português, o qual está aprendendo. Com a tradução de Patrícia ela afirma que está muito animada com seu trabalho, que envolverá também a participação da aluna nas reuniões mensais do projeto institucional Fitoterapia Racional. A iniciativa reúne agentes da Pastoral da Saúde para discutir e estudar plantas medicinais, sendo que a próxima reunião ocorrerá na terça-feira (11/3).

Diferenças

No Brasil, Manon mora com professora doutora Patrícia Duarte Simões Pires. Manon está encantada com a anfitriã e garante que a cultura, alimentação e clima são muito próximos, porém aqui tem mais verde do que a cidade em que ela vive na França. “Aqui eu sinto com mais clareza o cheiro da natureza, talvez evidenciado pelo calor do verão, pois no verão em Rennes as temperaturas oscilam entre 20 e 30, graus no máximo”, afirmou.

Fonte: Secom

Por: Davi Carrer 06 de março de 2014 às 09:27
Compartilhar Comente (1)

Unesc ganha destaque nacional e estadual no Ranking Universitário Folha

Unesc ganha destaque nacional e estadual no Ranking Universitário Folha
Universidade é destaque em pesquisa, internacionalização e inovação (Foto: Arquivo) Mais imagens

A Unesc é a melhor universidade catarinense não estatal, segundo o RUF (Ranking Universitário Folha), nos quesitos pesquisa, internacionalização e inovação. No Brasil, no conjunto dos critérios do Ranking, a Unesc ficou na 28º posição entre as universidades particulares.

“São indicadores e números que refletem a maturidade de nossa Instituição e a busca constante pela qualidade dos serviços prestados à comunidade durante os seus 45 anos de existência. A Unesc está ciente de seu compromisso de educar, por meio do ensino, da pesquisa e da extensão. Este resultado mostra que estamos no caminho certo e que precisamos continuar investindo e colocando foco em nossas decisões institucionais”, destacou o reitor Gildo Volpato.

No quesito pesquisa a Universidade é a sexta melhor instituição privada do Brasil e ocupa a 60º posição entre todas as universidades. Na avaliação da inovação a Unesc ficou entre as 15 melhores universidades não estatais e na internacionalização entre as 30 melhores instituições particulares. No estado de Santa Catarina a Unesc, nos dois quesitos, só fica atrás de instituições públicas, como a UFSC e Udesc, no quesito pesquisa, e a UFSC e FURB, nos quesitos internacionalização e inovação, sendo que neste último está empatada com a Univali.

“Esse resultado representa o investimento da Unesc para o fortalecimento da pesquisa e da inovação, entendendo que este é seu papel enquanto universidade comunitária. Os índices alcançados são fantásticos e estimulam os pesquisadores a continuar desenvolvendo estudos e divulgando seus resultados, contribuindo significativamente para a melhoria da qualidade de vida das pessoas em diversos locais do país e do mundo, uma vez que os resultados destas pesquisas fomentam inovações importantes, nas diferentes áreas do conhecimento”, analisou a pró-reitora de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, Luciane Ceretta.

O ranking, que analisou 192 universidades brasileiras, mescla indicadores de pesquisa (publicações e citações), internacionalização (publicações e professores), inovação (patentes), mercado de trabalho (opinião de 1681 profissionais de recursos humanos) e ensino (opinião de 464 professores cadastrados no INEP e qualificação dos professores).

Clique aqui e entenda como funciona a metodologia do RUF

Fonte: Secom

Por: Davi Carrer 17 de setembro de 2013 às 11:24
Compartilhar Comente

Abre Edital para matrícula de alunos estrangeiros 2013/1

Estão abertas as matrículas para alunos estrangeiros ingressarem no PPGCA.

As inscrições serão efetuadas de 30 de agosto a 30 de setembro de 2012.

Para maiores informações, acesse o edital do processo seletivo no link abaixo:

www.unesc.net/portal/capa/index/231/0/0/componente/processo/ver/1/70/2013/1

30 de agosto de 2012 às 20:37
Compartilhar Comente