PPGCA - Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais

Mesa Redonda discute alternativas para o Asseguramento do Território e dos Direitos Socioambientais

Mesa Redonda discute alternativas para o Asseguramento do Território e dos Direitos Socioambientais
Mais imagens

Autoridades no que diz respeito aos povos originários e a comunidades tradicionais na América do Sul estiveram reunidas nesta quinta-feira (26/10) na mesa redonda que debateu a temática no Auditório Ruy Hülse. A atividade está entre as principais do Seminário Internacional Apheleia: América do Sul, primeira edição realizada fora da Europa, que faz parte da Semana de Ciência e Tecnologia da Unesc.

Integraram o debate a secretária de Direitos Ambientais e Territórios Indígenas do Ministério dos Povos Indígenas, Eunice Kerexu; o mestre em Ciências Ambientais pelo Programa de Pós-graduação em Ciências Ambientais (PPGCA) da Unesc, primeiro indígena a conquistar o título de mestre na Universidade, Fabiano Alves; o professor doutor Jorge Eremites de Oliveira, da Universidade Federal de Pelotas; o professor doutor Alexandre Schiavetti, pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), Bahia; e o professor doutor Nuno Nunes, pesquisador sobre povos indígenas, cada qual levantando uma subtemática com relação ao assunto.

“Nós somos responsáveis por pensar juntos em como resolver as situações. Falo como indígena, como pessoa, como mulher, como catarinense e agora como governo. Em nosso entendimento, a criação dos povos tem objetivo justamente de proteção dos territórios”, apontou.

Ter a Semana de Ciência e Tecnologia alinhada à temática nacional de Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável, conforme a pró-reitora de Pesquisa, Pós-graduação, Inovação e Extensão, Gisele Coelho Lopes, promove um espaço plural de discussão de uma temática emergente. “Não podemos virar as costas para pautas tão importantes ao nosso país. Essa luta não é de uma pessoa, de um coletivo. Somos gratos pela presença de todos e não temos dúvidas de que debates como esse enriquem muito as discussões”, ponderou.

Quando o assunto é meio ambiente, conforme Fabiano Alves, se fala também sobre a vida como um todo. “O meio ambiente, a preservação da natureza, a espiritualidade: tudo está interligado. Este é nosso entendimento Guarani. Da mesma forma, quando falamos sobre a demarcação de terra, sobre o direito dos povos originários, falamos também sobre o modo de vida Guarani, pois lutamos pelo direito indígena para garantir o território Guarani, a aldeia, a continuidade do modo Guarani de vida para conseguirmos seguir repassando essa sabedoria. É um ciclo”, destacou o mestre.

Para a coordenadora do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (Neabi), Normélia Ondina Lalau de Farias, o sentimento é de satisfação poder vivenciar um momento histórico como este.

“É algo único na instituição, uma vez que pela primeira o Apheleia sai do seu lugar de origem e tem como sede a nossa Universidade. Desejo que todos nós possamos aproveitar ao máximo a presença desses visitantes, a possibilidade destes debates e a troca de conhecimentos. Estou ansiosa por isso”, assegurou.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

01 de novembro de 2023 às 16:37
Compartilhar Comente

Deixe um comentário