PPGCA - Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais

Unesc celebra o Dia Nacional da Ciência e da Pesquisa

Unesc celebra o Dia Nacional da Ciência e da Pesquisa
Universidade conta com cabedal de professores pesquisadores e de grupos de pesquisas (Fotos: Mayara Cardoso/Agecom/Unesc) Mais imagens

Conectada e ancorada em valores e princípios para cumprir a missão de educar por meio do ensino, da pesquisa e da extensão para promover a qualidade e a sustentabilidade do ambiente de vida, a Unesc utiliza-se do dinamismo do mundo da atualidade e da qualificação da metodologia para mostrar o potencial e o compromisso de excelência com a comunidade.

Ao logo dos 54 anos de história, a Universidade, que conta com dois polos: Araranguá e Balneário Rincão, contribui de forma significativa com pesquisas, que tem crescido de forma excepcional em qualidade e quantidade de produções científicas. Com cabedal de profissionais formado por 84 doutores pesquisadores permanentes nos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu e 94 grupos cadastrados no Diretório de Grupos de Pesquisa (DGP) do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e certificados pela Unesc, além de 120 laboratórios de ensino, neste dia 8 de Julho, data em que é comemorado o Dia Nacional da Ciência e o Dia Nacional do Pesquisador Científico, a Unesc orgulha-se de todos os seus profissionais que elevam a Universidade Comunitária a excelentes patamares.

“A Universidade, ao longo dos anos, tem investido em ciência e pesquisa como uma das importantes estratégias para promover o desenvolvimento e melhorar a vida das pessoas, e tem, por isso, grandes pesquisadores. Temos muito que agradecer a todos os nossos profissionais que atuam incansavelmente pela busca da excelência a cada um dos alunos e da comunidade”, enaltece a reitora Luciane Bisognin Ceretta.

Conforme a reitora, o ensino, a pesquisa e a extensão são indissociáveis, pois, além de contribuir para a produção universitária, os eixos contemplam o papel solidário, social e cultural para com a sociedade. “E é isso o papel de uma Universidade Comunitária: trazer clareza e mostrar resolução. A pesquisa é, portanto, para o Ensino Superior, uma ferramenta indispensável e deve certamente ser estimulada pelos professores, uma vez que atua como responsáveis pela propagação do conhecimento e a iniciação à pesquisa científica”, destaca a reitora.

Destaque internacional

Recentemente a Universidade despontou na 9ª colocação como a mais citada do país na área de neurociência e na 441ª colocação a nível mundial, no ranking da plataforma internacional Research.com, que reúne os cientistas e universidades mais citados do mundo. Além disso, a Instituição figura em 1° lugar no estado entre as universidades não estatais.

Reconhecida como de excelência pelo Ministério da Educação (MEC), a Universidade possui diversos laboratórios com destaques nacionais e internacionais. Um deles é o Laboratório de Psiquiatria Translacional, do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde (PPGCS) que completou 20 anos, melhorando a aplicação clínica de novos conceitos e proporcionando benefícios diretos aos principais interessados neste processo: a população. As principais linhas de Pesquisa do Laboratório são: Depressão, Transtorno Bipolar, Esquizofrenia e Alcoolismo. 

Qualificação

A Unesc também conta com o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC), um programa da Universidade e do CNPq que tem como foco despertar no acadêmico o interesse pela pesquisa científica e incentivar potenciais entre estudantes de graduação universitária, mediante participação em projetos de pesquisa, orientados por pesquisadores  qualificados, o Programa de Iniciação Científica do Artigo 170 (PIC) do Governo do Estado e a Bolsa da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação de Santa Catarina (Fapesc).

Isso se dá graças aos avanços das linhas de crédito para os bolsistas e aos investimentos que a Unesc tem feito constantemente com fomento e apoio, por meio de bolsas de iniciação científica. Resultado disso:  professores e alunos altamente qualificados.

Pesquisas de ponta

Como grande parceira na formação e na atenção à saúde, a Unesc tem buscado a inclusão de propostas que reúnam potencial para a melhoria da qualidade de vida das pessoas, associada à qualificação da produção de conhecimento e de socialização, o que a levou a aprovar um grande projeto na concorrida seleção de projetos da 10ª edição do Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET-Saúde), promovido pelo Ministério da Saúde (MS), por meio da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES).

O projeto, de autoria da reitora intitulado “Vivências e experiências na realidade da gestão e da assistência na atenção primária em saúde de Criciúma/SC”, foi elaborado em parceria com a Secretaria de Saúde de Criciúma e tem o intuito de avaliar boas práticas de gestão e de assistência em saúde nos municípios da Região Carbonífera.

Contribuição social

Na pandemia, a Universidade também contribuiu na produção de equipamentos de proteção e respiradores, quanto na produção de ozônio para desinfecção de ambientes, além de implantação de sistemas de atendimento eletrônico para auxiliar a população em um momento tão difícil para todos, entre inúmeras outras ações.

“A Unesc faz a diferença na sua trajetória, pois caminha em conjunto com as forças vivas da sociedade no desenvolvimento sustentável e na melhoria contínua do ambiente de vida, sempre com projetos inovadores que a colocam como referência internacional em pesquisa e entre as cinco melhores Universidades não estatais do Brasil em inovação e empreendedorismo, com destaques na produção da ciência produzida pelos oito programas de mestrado e cinco programas de doutorado”, finaliza a reitora.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

08 de julho de 2022 às 15:42
Compartilhar Comente

Deixe um comentário