PPGCA - Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais

Diálogo na Unesc debate políticas públicas de igualdade racial

Diálogo na Unesc debate políticas públicas de igualdade racial
Oportunidade foi conduzida pela professora do Programa de Pós-Graduação em Direito, doutora Fernanda da Silva Lima (Imagens: Reprodução Google Meet) Mais imagens

Políticas Públicas de igualdade racial no âmbito dos conselhos gestores pautou o segundo encontro do Diálogo com a Sociedade Civil e Conselhos Gestores de Políticas Públicas da Unesc. O evento foi realizado na noite da última quarta-feira (22/7), marcando o segundo dia de pensamentos críticos e reflexões sobre a sociedade Sul Catarinense. A oportunidade foi conduzida pela professora do PPGD (Programa de Pós-Graduação em Direito), doutora Fernanda da Silva Lima.

Inicialmente, a mediadora expôs a importância de alguns conceitos: sobre políticas públicas pontuou que são um conjunto de normativas que devem ser criadas e construídas no âmbito do Estado, para pensar em condições e melhorias de vida para a população. Quanto aos conselhos, são órgãos que estão vinculados nos três níveis de governo, com acentos para a sociedade civil, que auxilia na gestão de políticas públicas.

A docente, iniciando as discussões sobre a raça, trouxe a necessidade de um recorte histórico. “O racismo é um sistema de opressão que determina relações de poder em que uma raça se entende como superior à outra”, explica. “Advinda dos processos de colonização que continuam presentes nas relações atuais, inferiorizando os povos explorados pela Europa”, completou.

Ela também chamou atenção para a escolha de conselheiros gestores, ocupados em maioria pela população branca, fator que pode acabar com as assimetrias sócias e ser prejudicial na luta antirracista.

Ao final da apresentação, o assunto foi sobre a importância da discriminação positiva para igualar as pessoas que se encontram em oportunidades diferentes, por meio de ações afirmativas, como as cotas, de políticas específicas, e outras. “Usando dos conselhos gestores e dos espaços da universidade para pensar, com seriedade, a igualdade racial, trabalhando com transversalidade de raça e gênero, para construir espaços verdadeiramente democráticos, porque a ideia de democracia racial, sabemos, é um mito”, pontuou Lima.

Diálogo com a Sociedade

Mediando o debate, o coordenador e professor do PPGD (Programa de Pós-Graduação em Direito), doutor Antonio Carlos Wolkmer, elogiou o evento apresentado à comunidade. “Belíssima, tão rica, profícua e instigante exposição. O diálogo levantou pontos muito importantes para o atual cenário de pandemia, que traz com profundas desumanizações. Destacamos a importância de um trabalho transversal que verse sobre gênero, raça e classe, por meio da mobilização social com uma educação popular, necessária em uma articulação com a democracia por meio de novos processos”, afirmou.

A professora do curso de História e uma das coordenadoras do Negra (Núcleo de Pesquisa em Raça e Gênero), doutora Lucy Cristina Ostetto, reforçou que não é possível pensar em democracia no Brasil sem pensar o enfrentamento da raça e que não se pode fazer esse ato solitariamente. “É necessário criar redes, para que esse diálogo salte os muros da universidade e possa realmente fazer a diferença”, enfatizou.  

Próximo Diálogos com a Sociedade e os Conselhos Gestores

O próximo encontro será no dia 5 de agosto, com professor doutor Ismael Francisco de Souza, do PPGD, que dialogará sobre “A Criança e o Adolescente: proteção social e participação nas políticas públicas”.

Curso de formação e capacitação

Com o intuito de aprofundar os temas discutidos no Diálogo com a Sociedade Civil e Conselhos Gestores de Políticas Públicas, o curso será desenvolvido no segundo semestre, entre os meses de agosto e novembro e contará com uma carga horária de mais de 80 horas.

As iniciativas Diálogos e a formação são idealizadas e coordenadas pelos professores Fernanda da Silva, Ismael Francisco de Souza e Reginaldo de Souza Vieira. Seus desenvolvimentos foram estruturados junto a Escola de Lideranças, um Programa de Extensão do Programa de Pós-Graduação em Direito da Unesc, que conta com a participação e colaboração interdisciplinar do PPGCA (Programa de Pós-Graduação de Ciências Ambientais), PPGSCol (Programa de Pós-graduação em Saúde Coletiva) e o PPGDS.

A proposta tem ainda a parceria da Comissão de Direitos Humanos da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) – subseção de Criciúma/SC, Secretaria de Diversidades e Ações Afirmativas, Centro Acadêmico de Direito e curso de Direito da Unesc.

Prestigiaram o evento o vice-reitor doutor Daniel Ribeiro Preve e o Diretor de Pesquisa e Pós-Graduação doutor Oscar Rubem Klegues Montedo. Além de movimentos sociais, a comunidade social e a comunidade acadêmica, com pesquisadores e profissionais de diversas partes do país.

Contribuição Jóicy Teixeira
Leonardo Ferreira - Agência de Comunicação da Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

23 de julho de 2020 às 18:19
Compartilhar Comente

Deixe um comentário