PPGCA - Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais

Aluna da Universidade de Rennes1, da França, realiza estágio na Unesc

Aluna da Universidade de Rennes1, da França, realiza estágio na Unesc
Manon Alice Henry fica no Brasil até o final de maio (Foto: Davi Carrer) Mais imagens

A Unesc está recebendo uma visita especial neste semestre. A francesa Manon Alice Henry escolheu a Universidade para realizar o seu estágio. Manon é estudante do quinto ano de Farmácia da Universidade de Rennes1, em Rennes, na França, onde ao fim do quarto ano de faculdade os alunos são classificados (nota) e escolhem o local de estágio: hospital, farmácia comercial ou indústria/laboratório de pesquisa.

A francesa escolheu estagiar no LaPlam (Laboratório de Plantas Medicinais) aqui na Unesc depois da passagem da professora doutora Patrícia Amaral, coordenadora do LaPlaM, que fazia o seu pós-doutorado na França em 2013. “A vontade da Manon em trabalhar com plantas medicinais, aliada a minha passagem pela Université de Rennes1 proporcionou a oportunidade dela realizar o estágio aqui na nossa Universidade. Outro fato que contribuiu para sua decisão foi a rica biodiversidade brasileira, sem falar que o Brasil está em evidência no mundo hoje. Por isso ela veio para cá”, comentou Patrícia.

Até o final de maio a estudante do velho continente terá a chance de utilizar toda a estrutura da Universidade para aprofundar seus estudos, com o apoio da mestranda do PPGCA (Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais) Marilia Borges, orientanda da professora Patrícia Amaral. Ela tem como objetivo fazer um levantamento bibliográfico de plantas medicinais que já foram utilizadas para combater a Malária. E também vai participar de pesquisa de campo sobre a utilização de plantas medicinais para combater doenças respiratórias.

Idioma

Manon fala francês e inglês, mas muito pouco o português, o qual está aprendendo. Com a tradução de Patrícia ela afirma que está muito animada com seu trabalho, que envolverá também a participação da aluna nas reuniões mensais do projeto institucional Fitoterapia Racional. A iniciativa reúne agentes da Pastoral da Saúde para discutir e estudar plantas medicinais, sendo que a próxima reunião ocorrerá na terça-feira (11/3).

Diferenças

No Brasil, Manon mora com professora doutora Patrícia Duarte Simões Pires. Manon está encantada com a anfitriã e garante que a cultura, alimentação e clima são muito próximos, porém aqui tem mais verde do que a cidade em que ela vive na França. “Aqui eu sinto com mais clareza o cheiro da natureza, talvez evidenciado pelo calor do verão, pois no verão em Rennes as temperaturas oscilam entre 20 e 30, graus no máximo”, afirmou.

Fonte: Secom

06 de março de 2014 às 09:27
Compartilhar Comente (1)

1 comentário

Marta Campos

07 de janeiro de 2015 às 12:46

Querendo conhecer São Paulo, deixo registrado em hospeda-la, no periodo de ferias e conhecer a diversidade social da grande metropolis. Cultivo algumas plantas medicinais, que realizo um pequeno trabalho social e voluntário em uma instituição.

Deixe um comentário