Diretoria de Extensão

Reitoria apresenta balanço de 2009, prioridades de 2010 e agradece a jornalistas

Reitoria apresenta balanço de 2009, prioridades de 2010 e agradece a jornalistas
Nadia Couto Mais imagens

As conquistas e realizações mais importantes da Unesc no decorrer de 2009 e as ações pretendidas para 2010 foram apresentadas ontem (1º/12) à noite pelo reitor Gildo Volpato à imprensa da região Sul. Volpato também agradeceu aos jornalistas das rádios, jornais, tevês e sites por toda divulgação gratuita deste ano. A exposição, o diálogo e a confraternização ocorreram num dos salões do Mampituba Clube e contou também com as presenças do vice-reitor Márcio Fiori e dos pró-reitores de Ensino de Graduação, Ricardo Luiz de Bittencourt, e de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, Ricardo Pinho. A paella servida foi feita pelos professores João Mello e Miguel Mastella, com apoio dos professores Rogério Casagrande e Zeca Virtuoso.

 

Conquistas de 2009

 

A inauguração da Sala dos Municípios, que desde agosto está ajudando os prefeitos da região na elaboração e encaminhamento de projetos junto aos órgãos governamentais em Florianópolis e Brasília e ministrando cursos permanentes de capacitação qualificando o corpo técnico das prefeituras, foi uma das importantes conquistas da Unesc em 2009 apresentadas pelo reitor aos jornalistas. Volpato também lembrou da realização do Fórum Parlamentar Catarinense, que reuniu deputados federais de SC no campus, e o compromisso da bancada de aprovar emenda ao orçamento da União de 2010 reservando R$ 1 milhão para aquisição de equipamentos e obras no Hospital Regional de Araranguá.      

 

A implantação do Papo Aberto com a Reitoria, como novo canal de comunicação entre a comunidade acadêmica e a gestão, segundo ele, já é responsável por algumas mudanças que vêm ocorrendo, resultado das sugestões acatadas, e de outras ideias que serão aproveitadas em 2010. O reitor comentou também sobre o projeto Nossa Bolsa, lançado em julho e que garantiu 50% de bolsas de estudos para 180 estudantes com renda até dois salários mínimos, e o projeto Biblioteca Aberta, que abre no último domingo de cada mês, das 13 às 18h, com atividades culturais e literárias, e que a partir de 2010 deve mudar de data, passando para sábados à tarde.  

 

Volpato disse que a comunidade da região Sul foi mobilizada e estimulada para uma cultura de integração e ações coletivas na luta por obras estruturantes de interesse regional com os projetos Prosperidade Sul Catarinense e Pensar Regionalmente. O professor também comemorou a conquista de três e quatro estrelas por 11 cursos de graduação no Guia do Estudante Abril, os trotes solidários que beneficiaram várias instituições de assistência social, os 102 estudantes estrangeiros que vieram de seis países, a primeira doutora a defender sua tese no doutorado de Saúde da instituição, os sete projetos sociais firmados com a Justiça Federal e a inauguração da estação meteorológica no IPAT, em parceria com a prefeitura, Comdema e Epagri-Ciram.   

 

Planos para 2010

 

Tornar Criciúma uma das 100 cidades olímpicas em 2016, pleiteando esta possibilidade junto ao Ministério dos Esportes; construir a Biblioteca Comunitária com seis mil metros quadrados de área, melhorando o atendimento dos 62 mil usuários/mês, e implantar o Parque Científico e Tecnológico, com incubadoras, institutos, áreas de pesquisa e lazer, são alguns dos projetos para 2010 apresentados pelo reitor aos jornalistas.  

 

Ele falou também da importância de se estabelecer, na legislação brasileira, um novo marco regulatório que defina a personalidade jurídica das universidades como públicas-públicas, públicas-comunitárias e privadas. Outras prioridades da Reitoria para 2010 é a implantação de mais dois mestrados próprios, a humanização e mais espaços de convivência no campus, o transporte dentro do campus para os pacientes usuários das Clínicas Integradas de Saúde e o acesso ao campus pelo Anel Viário, que vai beneficiar os acadêmicos que vêm do extremo sul e desafogar o trânsito.   

Apoio

O evento da Unesc com os jornalistas contou com o apoio dos mercados Giassi e Manenti, Unilivros e cantinas Universitária e Doce Pão.

Fonte: Comunicação Social:comunicacao@unesc.net

02 de dezembro de 2009 às 15:10
Compartilhar Comente

Deixe um comentário