Diretoria de Extensão

Saúde da mulher: cuidado com respeito e igualdade em pauta na Unesc

Saúde da mulher: cuidado com respeito e igualdade em pauta na Unesc
Conferência reuniu especialistas para buscar melhorias na saúde no SUS Mais imagens

Autoridades da região se reuniram na Unesc para pensar sobre a saúde da mulher no SUS (Sistema Único de Saúde). A 1ª Conferência Regional da Saúde das Mulheres da Amrec promove, durante toda esta terça-feira (25/4), diálogos sobre o respeito, igualdade e cuidados durante o atendimento feminino. O encontro se estende durante o dia no Auditório Ruy Hulse.

O evento, com o tema “Saúde da Mulher: desafios para a integralidade com equidade”, tem como objetivo principal levantar questões para buscar melhorias e dar qualidade a saúde feminina na região, propondo temáticas para elaboração de políticas públicas.

“Após 30 anos nos reunimos novamente para buscar propostas de políticas da saúde. O tema debatido aqui hoje é um dos mais desafiadores do SUS. As mulheres estão ganhando espaço e precisam ter sua saúde valorizada também. Vamos repensar para levar melhorias e qualidade de vida as mulheres”, contou a secretaria de Saúde de Criciúma, Francielle Lazzarin de Freitas Gava. 

A Conferência Regional também vai ser uma preparação para o evento estadual, com apresentação e aprovação dos regimentos, dos dados sobre a saúde da região e a eleição de delegadas. O evento proporciona ainda uma conversa com especialistas e eixos para fomentar a reflexão sobre os assuntos. Para o gerente regional de saúde de Criciúma, Fernando de Fáveri, a saúde da mulher precisa ser colocada em primeiro lugar. “Elas trabalham fora, cuidam da família e se preocupam com tudo. Muitas vezes deixam si mesmo de lado. Precisamos lembrar que a mulher é importante e nos preocuparmos em colocar o cuidado com elas em primeiro lugar”, afirmou.

Estiveram presentes na mesa de autoridades, além da Secretaria de Saúde de Criciúma e do gerente regional de saúde de Criciúma, a representante do Conselho Municipal dos Direitos das Mulheres de Criciúma, Maria Estela Costa da Silva; uma das organizadoras do evento, Priscila Cardoso, e a representante do Conselho Municipal de Saúde de Criciúma, Rosangela Figueiredo.

As conversas são promovidas pelo Conselho Municipal de Saúde de Criciúma, com apoio da Unesc, por meio da Propex (Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão), UNA SAU (Unidade Acadêmica de Ciências da Saúde) e DIDH (Programa Diversidades, Inclusão e Direitos Humanos).

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

25 de abril de 2017 às 11:36
Compartilhar Comente

Deixe um comentário