Diretoria de Extensão

Navegação, deslocamento e mapeamento são otimizados com o auxílio do GPS

Navegação, deslocamento e mapeamento são otimizados com o auxílio do GPS
Aparelho e suas múltiplas aplicações foram destaque durante a Semana de Ciência e Tecnologia Mais imagens

A Semana de Ciência e Tecnologia da Unesc (Universidade do Extremo Sul Catarinense) segue até o dia 24 de outubro, com ciclos de palestras e minicursos para formação de acadêmicos, professores e comunidade em geral. Na manhã desta quinta-feira (23/10), o minicurso sobre “GPS Navegação”, ministrado pelo professor Hugo Schwalm, trouxe importantes informações. O conceito e os diferentes tipos de GPS, sistemas de coordenadas, levantamento e processamento de dados, por meio de atividades práticas, foram abordados durante o curso.

O professor explicou quais as principais utilidades do equipamento e as suas possíveis aplicações. De acordo com ele, o “Global Positioning System”, popular GPS, é um sistema de navegação por satélite, que pode ser utilizado não só para o deslocamento rodoviário, comercial e marítimo, mas para determinar a posição, a velocidade e a movimentação de qualquer corpo ou área. “Suas aplicações são diversas, como na agricultura, permitindo o cálculo da área e otimizando a aplicação de fertilizantes, por exemplo”, explica Schwalm.

Entre os modelos disponíveis no mercado e suas múltiplas funcionalidades, o destaque fica por conta do aparelho Etrex Vista. Durante o minicurso, os participantes puderam acompanhar o equipamento em funcionamento, através de saídas de campo, e realizar atividades práticas. De acordo com o palestrante, o Etrex Vista é um dos receptores de satélites mais modernos do mercado. “Entre os vários modelos disponíveis para atividades específicas, este aparelho é um dos mais sensíveis, conferindo maior precisão aos resultados”, explica.

O minicurso foi organizado pela UNA CET (Unidade Acadêmica de Ciências, Engenharias e Tecnologias). Até o final da Semana de Ciência e Tecnologia, outros 33 minicursos, palestras e oficinas, nas diversas áreas do saber estão previstas na Universidade. A programação completa pode ser acessada no site unesc.net.

 

(Colaboração: Ápice Comunicação)

Fonte: Secom

23 de outubro de 2014 às 14:06
Compartilhar Comente

Deixe um comentário