Núcleo de Estudos Étnico-raciais, Afro-brasileiros e Indígenas

Espaço para estudantes com necessidades educativas especiais será inaugurado

Espaço para estudantes com necessidades educativas especiais será inaugurado
Sala Multifuncional atenderá alunos da graduação e do Colégio Unesc (Foto: Arquivo) Mais imagens

O recém-lançado Programa de Educação Inclusiva da Unesc, ganha nesta quarta-feira (19/11), um local para a realização de atividades e atendimento de estudantes da Universidade e do Colégio Unesc: a Sama (Sala Multifuncional de Aprendizagem). O espaço fica na sala 7 do Bloco L e será inaugurado às 18 horas.

O Programa de Educação Inclusiva tem como objetivo estabelecer um conjunto de estratégias e ações que possibilitem o acesso e a permanência no Ensino Superior de estudantes com necessidades educativas especiais. O programa é dividido em quatro núcleos: de Psicopedagogia: Atendimento aos Estudantes com Dificuldades de Aprendizagem; de Atendimento aos Estudantes com Deficiência; de Necessidades Econômicas e de Estudos Étnico-raciais, Afro-brasileiros, Indígenas e de Minorias.

Segundo a coordenadora do Programa, Yara Jurema Hammen, cada núcleo irá desenvolver atividades na Sama, que também será um espaço para reuniões e encontros. “A sala será equipada com computadores e softwares para auxiliar o processo de aprendizagem de pessoas com deficiência como a auditiva e a visual, e materiais para o trabalho de psicopedagogia com alunos que possuem dificuldade no aprendizado. A Sama terá dois ambientes: um para estudantes da graduação e outro para alunos do Ensino Fundamental e Médio”, conta.

Yara afirma que todos os casos serão analisados por uma equipe, e a partir da avaliação, as ações serão empregadas. “No caso do estudante com dificuldades no aprendizado, iremos avaliar o que está causando o problema e ver se isso pode ou não comprometer o domínio do conteúdo necessário para a formação profissional. Conforme o resultado, ele pode receber acompanhamento no Sama, ser encaminhado para o POP (Programa de Orientação Profissional da Unesc) ou para uma instituição externa”, explica.

O Programa, ao qual a Sala Multifuncional servirá de suporte, ainda trabalhará com programas de bolsas de estudo e pesquisas e resgate de culturas como a indígena e afro-brasileira.

Fonte: Secom

17 de novembro de 2014 às 17:24
Compartilhar Comente

Deixe um comentário