PPGD - Programa de Pós-Graduação em Direito

Unesc inicia curso nacional para a formação de lideranças comunitárias e sociais

Unesc inicia curso nacional para a formação de lideranças comunitárias e sociais
Direitos humanos, cidadania e políticas públicas nortearam o evento Mais imagens

A noite desta quarta-feira (9/9) marcou o início do curso de Formação de Lideranças e Comunitárias e Sociais. Com o objetivo capacitar e formar lideranças que possam atuar em entidades comunitárias, sociais e em conselhos de direitos, o PPGD (Programa de Pós-Graduação em Direito) da Unesc coloca sua expertise à disposição da sociedade, proporcionando assim o empoderamento em defesa da cidadania, a promoção e fiscalização de políticas públicas e a valorização dos direitos humanos como um instrumento de cidadania ativa comprometida na defesa das minorias e de toda a sociedade. 

A aula foi mediada pelo professor doutor Reginaldo de Souza Vieira, coordenador adjunto do PPGD e professor do PPGDS (Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Socioeconômico), que ressaltou a importância da proposta. “O curso havia sido pensado inicialmente para 30 participantes, porém a alta demanda, com mais de 200  solicitações, surpreendeu a todos. Foram 100 selecionados e um cadastro de suplentes de 39 pessoas. No curso existem participantes de 11 estados brasileiros, Bahia, Paraíba, Piauí, Ceará, Minas Gerais, Goiás, São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná, Rio Grande de Sul e Santa Catarina, e representantes de 52 Municípios que atuam em várias entidades da sociedade civil organizada, do sistema de Justiça e de órgãos da administração pública. É um dos momentos mais gratificantes nestes quatro anos de Programa, por possibilitar a inserção do conhecimento acadêmico na sociedade, principalmente por envolver representantes de inúmeras entidades do poder público e da sociedade representando toda a diversidade do que é o Brasil”, destacou Vieira. 

Na sequência, a mestra Janaína Damásio Vitório, coordenadora da Secretaria de Diversidades e Políticas de Ações Coletivas da Unesc, destacou a alegria da Secretaria ao perceber toda uma diversidade de participantes e pensamentos, juntos numa mesma formação com uma pauta baseada na consciência de uma cultura de paz. Destacou também a pluralidade dos participantes da capacitação que de forma remota se encontram numa mesma sala com a perspectiva de troca de ideias, experiências e pensamentos que possibilitam muito aprendizado. 

Rafael Burigo Serafim, presidente da Subseção da OAB de Criciúma, saudou a reitoria da Unesc, em especial o trabalho da reitora Luciane Bisognin Ceretta pelo seu comprometimento com a formação de ciência e cultura de toda a região. Serafim parabenizou o excelente trabalho que vem sendo realizado pela coordenação do Programa de Pós-Graduação em Direito da Unesc, em projetos como o OAB vai a Escola e pelo Curso de Líderes que levará cultura, informação e noções de liderança para todo o Brasil provando que a Unesc é uma instituição que pensa muito além de seus muros.

Ismael Francisco de Souza, doutor e um dos coordenadores do curso de Lideranças, mencionou a tradição da Unesc de pensar a extensão, as práticas comunitárias e a dimensão da comunidade. Destacou também a importância da capacitação por ter sido idealizada coletivamente com vários professores(as) e setores da instituição e a alegria de ver um grupo significativo de pessoa do Brasil inteiro que estarão compartilhando conhecimentos aplicados a uma dimensão prática.

O professor e doutor Antonio Carlos Wolkmer, destacou a importância de se pensar os Direitos Humanos no atual contexto de pandemia como um conjunto de ações para transformação da realidade social, discutindo a falta de acesso à saúde, alimentação, moradia e principalmente à própria vida com dignidade. “O curso vai nos proporcionar esse cuidado pela vida, pela saúde na sua plenitude” ressaltou Wolkmer.

A pró-reitora Acadêmica, doutora Indianara Reynaud Toretti, agradeceu a toda equipe do PPGD e expressou a sua imensa satisfação com a iniciativa do curso por possibilitar a troca de experiência com a sociedade. Cumprimentando às lideranças, a professora explicou que a Unesc por ser uma universidade comunitária, todo recurso arrecadado é reinvestido na própria instituição em programas de pesquisa, extensão e ensino. “Nós acreditamos na educação como um processo que transforma, empodera e que promove cidadania, logo a promoção do curso de lideranças conversa muito com a essência da Unesc”, frisou Indianara.  



Na sequência os professores Reginaldo e Ismael deram prosseguimento as atividades apresentando a programação do curso. Tivemos também a apresentação dos participantes que relataram suas experiências e histórias na realização de atividades comunitárias e sociais.

Entre os participantes, temos representantes de conselhos gestores e de direitos de políticas públicas das pessoas com deficiência, criança e adolescentes, saúde, assistência social, habitação, alimentação escolar; movimentos agroecológicos, ecológicos e ambientais; associações de pais e professores; pastorais, Cáritas; movimentos sociais feministas, negro, indígena, sindicais, populares, LGBT, das pessoas com deficiência, de crianças e adolescentes; Apae e Ama; associação de defesas das pessoas com Albinismo; movimento de educação popular e culturais; instituições educacionais, defensoria pública, Judiciário, comissões da OAB, Poder Legislativo, defesa civil, executivos municipais de secretarias ligadas as políticas públicas sociais; movimentos religiosos; conselhos desenvolvimento; conselhos comunitários de segurança; movimento estudantil; grupos de apoio aos/às migrantes e a população de rua; conselhos tutelares; CDL; Conselhos da comunidade.

O curso de lideranças comunitárias e sociais demonstra o comprometimento da Unesc com a prática da cidadania e na busca do que há de melhor para a comunidade. O curso será ministrado de setembro a dezembro com uma carga horária de 90 horas de aula, abordando várias práticas de cidadania e dividido em seis módulos:

1. Direitos humanos, democracia e cidadania;

2. Organização do Estado e Sistema de Justiça;

3. Políticas públicas, políticas sociais e participação popular;

4. Políticas públicas e sociais: eixos temáticos, garantias de direitos e luta

antidiscriminação;

5. Elaboração de atividade de vivência comunitária formativa;

6. Gestão, Organização e Planejamento das entidades sociais e comunitárias.

A organização do curso é uma iniciativa do PPGD (Programa de Pós-Graduação em Direito) e conta com o apoio e parceria do PPGDS (Pós-Graduação em Desenvolvimento Socioeconômico), PPGCA (Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais); PPGSCol (Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva), Comissão de Direitos Humanos da Subseção da OAB Criciúma/SC, Secretaria de Diversidades e Ações Afirmativas da Unesc e curso e Centro Acadêmico de Direito da Universidade.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

11 de setembro de 2020 às 17:10
Compartilhar Comente

Deixe um comentário