Arquitetura e Urbanismo

Curso de Arquitetura e Urbanismo da Unesc: momento é promissor na área

Curso de Arquitetura e Urbanismo da Unesc: momento é promissor na área
Mais imagens

Com o intuito de melhorar a vida humana, a arquitetura tem se revelado cada vez mais essencial. O momento é promissor para os profissionais atuantes e os recém-formados da área de Arquitetura e Urbanismo. Isso porque, segundo dados do II Censo das Arquitetas e Arquitetos e Urbanistas do Brasil, feito pelo Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU), 87% dos arquitetos urbanistas atuam na área. E a expectativa é excelente.

Na Unesc, o curso de Arquitetura e Urbanismo, com 20 anos de atuação, tem possibilitado verdadeira revolução no segmento, profissionalizando sobremaneira o mercado regional.

Por meio da Graduação Multi - método inovador de aprendizagem oportunizado pela Instituição -, além da Pesquisa e da Extensão, há duas décadas a graduação em Arquitetura e Urbanismo da Unesc promove trabalhos relevantes abordando temas como habitação social, espaço urbano e acessibilidade, que são reconhecidos em congressos e utilizados como referência em todo o país e até mesmo no exterior.

Todos esses resultados representam, para a reitora Luciane Bisognin Ceretta, grande orgulho por representar a intensa contribuição da Universidade ao longo de 55 anos de história.

“Desde sua criação em 2003, o curso vem formando profissionais altamente capacitados e comprometidos com a melhoria da qualidade de vida nas cidades e com o desenvolvimento sustentável. Ao longo dessas duas décadas, a Universidade já contribuiu significativamente para a formação de profissionais de excelência para a área. Nossos alunos são preparados para atuar em diversos segmentos do mercado, desde o planejamento urbano, à arquitetura de edifícios, o design de interiores e a preservação do patrimônio histórico”, destaca.

Além disso, conforme Luciane, o curso tem forte ênfase na responsabilidade social e ambiental. “Nossos acadêmicos são incentivados a desenvolver projetos que considerem o impacto ambiental e social das intervenções urbanas e arquitetônicas, contribuindo para a construção de cidades mais justas, inclusivas e sustentáveis”, enfatiza Luciane.

Para o coordenador do curso, Pedro Luiz Kestering Medeiros, os reconhecimentos conquistados ao longo deste tempo e o reflexo disso na qualidade dos profissionais entregues ao mercado tornam a Unesc uma instituição extremamente respeitada.

“Temos professores altamente qualificados e, alguns deles, nossos egressos. A Arquitetura é uma ferramenta capaz de proporcionar alegria e tranquilidade. Isso ocorre devido à construção de edifícios que visam aperfeiçoar a ligação com a sociedade, respeitando a cultura da região e, ainda, realizando projetos que buscam a excelência da funcionalidade a partir de um novo olhar estético”, disse.

Realização

Cursar arquitetura é realizar um sonho. Conquistar o diploma, contudo, é mais que isso. É transformar os sonhos de outros. Com a capacidade de remodelar o mundo, a arquitetura pode melhorar vidas. Por esse motivo, muitos arquitetos são motivados pelas necessidades humanas para desenvolver suas obras. Em 20 anos, outro motivo para orgulho é ver que a maioria dos arquitetos atua direta e indiretamente na área.

“É um privilégio poder transformar os desejos e anseios das pessoas em projetos concretos e viáveis, que irão impactar positivamente a vida delas. A arquitetura não é só sobre construir edifícios, mas sim criar espaços que sejam funcionais, bonitos e acolhedores, onde as pessoas possam se sentir bem. É um desafio constante, que exige muita criatividade e dedicação, mas que também é extremamente gratificante”, destaca a coordenadora adjunta, Aline Savi.

A área da arquitetura, conforme Aline, é repleta de oportunidades e oferece ao profissional uma ampla gama de opções de atuação, seja na indústria da moda, na fotografia, na comunicação visual, na restauração de edifícios, no urbanismo, no paisagismo, no projeto de mídias sociais ou como profissional liberal.

Inclusive, uma das boas alternativas de mercado que ganha cada vez mais espaço é a realização de serviços online. “Os arquitetos estão trazendo a beleza e a inovação aos espaços nos alojamentos do Airbnb, por exemplo. Alguns dos egressos puderam galgar oportunidades que até então não tinham antes da pandemia, com trabalhos online, com ampliação de horizontes e projetos em outros lugares do mundo”, destaca Aline.

Experiências

O curso ganhou reconhecimento graças à sua proposta inovadora e ao desenvolvimento de vidas e cenários. Por meio de oficinas incluídas nos planos de ensino, os alunos e professores interagem, gerando experiências diversificadas. Os estudantes se encantam pelo Atelier de Projetos: um ambiente dinâmico de 450 metros quadrados unindo dois blocos do curso. Além disso, nas terças e quintas-feiras, todas as fases são dedicadas ao estudo de projetos arquitetônicos. Um verdadeiro ambiente de aulas, concentração e muita criação.

Para que o curso tivesse sucesso, conforme os coordenadores, foi necessário investir tanto na parte teórica quanto na prática, e o resultado dos esforços têm sido aplicados em todas as etapas da graduação. Ao selecionar a localidade trabalhada, os alunos têm a oportunidade de desenvolver um entendimento profundo antes de se aventurarem na parte prática, colocando em desempenho tudo que aprenderam, por meio do Grupo Interfases (GI). Aliás, pensar as cidades para transformá-las em locais melhores para se viver, é uma constante para o profissional da área e, na Unesc, os alunos de Arquitetura e Urbanismo começam a fazer este “exercício” já na primeira fase do curso.

Segundo o coordenador do curso, Pedro Luiz Kestering Medeiros, o GI reúne alunos da primeira até a oitava fase e cria equipes que estudam um problema e encontram soluções para o mesmo. “Eles realizam uma análise, selecionam uma área da cidade para focar seus esforços e estabelecem uma identidade para esse local. O tema escolhido, geralmente, inclui assuntos que são considerados importantes, como a criação de originalidade e um sentimento de pertencimento”, reforça o coordenador.

 Conforme ele, esta abordagem é única em comparação com os cursos ofertados em Santa Catarina. Isso permite considerar o ambiente como um todo, focando em estudos sobre a arquitetura e como ela se relaciona com a cidade.

Os resultados obtidos com a formação, conforme a egressa Nathalia Borsatto D’Agostin, são refletidos no reconhecimento do curso. “A Unesc sempre foi uma instituição de referência para mim. Cursar Arquitetura e Urbanismo foi um processo de grande crescimento pessoal e profissional, que só foi possível por meio das conexões com professores, colegas e com a própria instituição, que sempre abriu espaço para novas oportunidades. O curso abriu espaço para novos sonhos, novas experiências e ampliou minha visão acadêmica”, garante.

A paixão que virou profissão, para a egressa Lays Juliani Hespanhol, também ganhou asas no curso na Unesc. “Ele me deu bagagem teórica, me direcionou e me qualificou para o mercado de trabalho. Hoje, além de arquiteta, sou especialista em Archviz (visualização arquitetônica) e estou buscando evoluir, entrando no mestrado na Unesc para me aperfeiçoar ainda mais para o mercado de trabalho”, acrescenta.

Oportunidade de mudança de vida

Para quem ainda não começou ou quer retomar os estudos, ainda dá tempo de garantir uma vaga para o segundo semestre letivo na Unesc e ainda participar do programa Universidade Gratuita.

Os interessados em ingressar em um dos cursos da Universidade em modelo presencial ou de Educação a Distância (EaD), podem entrar em contato para obter mais informações sobre as demais oportunidades de bolsas, descontos e formas de ingresso pelo Whatsapp (48) 99915 0433.

Já quem procura cursos de pós-graduação pode entrar em contato pelo telefone (48) 3431 2626 e para cursos técnicos no telefone (48) 3431 2671 ou pelo (48) 3431 4500 (Whatsapp).

A Central de Atenção ao Estudante (Centac) atende pelo Whatsapp (48) 99644 1887 ou (48) 3431 2545 e presencialmente das 8h30min às 21h de segunda a sexta-feira. Outras informações e os detalhes de cada um dos cursos disponíveis podem ser obtidas pelo site unesc.net.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

03 de agosto de 2023 às 09:43
Compartilhar Comente

Deixe um comentário