Arquitetura e Urbanismo

Acadêmicos da Unesc e Coletivo CataVento vão revitalizar área do Parque Ecológico São Francisco de Assis

Acadêmicos da Unesc e Coletivo CataVento vão revitalizar área do Parque Ecológico São Francisco de Assis
Iniciativa está na fase de análise e preparação de uma proposta (Fotos: divulgação) Mais imagens

Os estudantes de Arquitetura e Urbanismo da Unesc e o Coletivo CataVento, de Forquilhinha, estão construindo um projeto colaborativo de ensino, pesquisa e extensão. O objetivo é revitalizar umas das trilhas do Parque Ecológico São Francisco de Assis e valorizar a educação, o lazer e o meio ambiente. A iniciativa está na fase de análise e preparação de uma proposta, que será desenvolvida em sala de aula até a próxima quarta-feira (4/9).

O projeto, intitulado “A Trilha sensorial no Parque Ecológico São Francisco de Assis”, foi proposto na Universidade pelo Projeto de Extensão Conexões Urbanas. “Este é um parque importante no município, pois oferece espaços de lazer e momentos de tranquilidade junto a natureza”, destaca a professora Elizabeth de Siervi, uma das proponentes da iniciativa.

Até o momento três atividades já foram desenvolvidas, pautadas pela cidadania e qualidade de vida com uso da arte, planejamento ambiental, paisagismo, espaços urbanos e uma cidade educadora.

O resultado final da iniciativa será apresentado no dia 18 de setembro. O projeto conta com o apoio de associações de moradores, instituições não governamentais e grupos comunitários, que trazem demandas de espaços coletivos para serem revitalizados.

Coletivo CataVento


O Coletivo iniciou suas atividades em 2017, com o objetivo de fomentar ações de cultura, lazer e sustentabilidade em espaços públicos, para que se tornem referência no município de Forquilhinha. O Coletivo é integrado por artistas da pintura, do cinema, da literatura e entre outras manifestações.

Ações já desenvolvidas

  • As professoras Elizabeth de Siervi e Margarete Oliveira, do curso de Arquitetura e Urbanismo, estiveram no Parque para prospectar as atividades que seriam desenvolvidas nesta parceria.
  • A primeira reunião de trabalho com o Coletivo e bolsistas do Projeto Conexões Urbanas.
  • Integração dos acadêmicos da disciplina de “Tópicos Especiais” ao projeto. Em uma saída de campo ao Parque Ecológico, eles realizaram levantamentos e medições na área da trilha.

Leonardo Ferreira - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

28 de agosto de 2019 às 17:28
Compartilhar Comente

Deixe um comentário