Arquitetura e Urbanismo

Alunos de Arquitetura e Urbanismo realizam visita à reserva São Francisco

Alunos de Arquitetura e Urbanismo realizam visita à reserva São Francisco
Saída de campo foi realizada dentro da disciplina de Filosofia (Fotos: Divulgação) Mais imagens

Os acadêmicos da quarta fase do curso de Arquitetura e Urbanismo tiveram uma aula ,da disciplina de Filosofia, diferente nesta segunda-feira (24/6). A turma visitou a Reserva São Francisco, em Nova Veneza e pode apreciar a riqueza e exuberância da natureza no local.

Os estudantes e o professor da disciplina, João Batanolli, foram acompanhados pela bióloga, egressa da Unesc e diretora do Instituto Felinos do Aguaí, Michele Ribeiro, e dos guias Luca e Binati, que apresentaram o local ao grupo. Michele explicou que o trabalho de monitoramento da vida silvestre desenvolvido por sua equipe, o envolvimento da comunidade local e a criação de redes de conscientização tem modificado progressivamente o cenário ambiental onde a questão a água é a mais crítica para a região.

Segundo Batanolli, o objetivo foi o de convidar os estudantes a uma reflexão a respeito da relação sociedade e natureza e a importância da preservação dos bens naturais no Sul do Estado. “A relação sociedade e natureza hoje é a que mais merece a atenção, pois é dela que decorre todo o resto. Sem natureza não há vida, e sem equilíbrio não há civilização”, afirmou.

Para a estudante de Arquitetura e Urbanismo, Bruna Gonçalves, experiências como essa fazem observar a vida e a profissão sob um olhar mais sustentável. Já para Henrique Vieira, a visita à reserva expandiu os horizontes e fará com se reflita antes de projetar e construir algo.

“Levamos um grande aprendizado, pois a arquitetura é a arte e ciência de produzir ambientes, então é muito útil e enriquecedor estarmos projetando com o olhar ambientalista e de sustentabilidade”, comenta a aluna, Larissa Costa.

São Francisco é uma área particular de preservação ambiental com 1.300 hectares de Floresta Atlântica, localizada em Nova Veneza. A área é de relevante importância para a conservação por abrigar um significativo remanescente de floresta densa, proteger mananciais e servir de reduto para muitas espécies de fauna e flora brasileira. A área está conectada à Reserva Biológica Estadual do Aguaí, uma das dez unidades de conservação estaduais do grupo de proteção integral de Santa Catarina.


Milena Nandi – Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

25 de junho de 2019 às 15:40
Compartilhar Comente

Deixe um comentário