Arquitetura e Urbanismo

Arquitetura e Urbanismo desenvolve projeto de revitalização de escola

Arquitetura e Urbanismo desenvolve projeto de revitalização de escola
Unidade escolar do Bairro São Defende recebe as atividades (Foto: Divulgação) Mais imagens

A Escola Caetano Ronchi, em Criciúma, deve terminar 2016 com projetos para qualificação de alguns espaços internos e externos. O projeto de extensão “Escola Caetano Ronchi: projeto de revitalização dos espaços escolares no Bairro São Defende, Criciúma-SC”, desenvolvido pelo curso de Arquitetura e Urbanismo, vinculado a UNA CET (Unidade Acadêmica de Ciências, Engenharias e Tecnologias) atua para a melhoria de diversos espaços e até o fim deste ano, deve entregar projetos que contribuam para melhorar espaços como salas de aula e parquinho, além do diagnóstico sobre a acessibilidade no prédio, do levantamento planialtimétrico (com a parceria do curso de Engenharia de Agrimensura da Unesc) e a maquete da escola.

Segundo a coordenadora do projeto de extensão, Elizabeth Maria Campanella de Siervi, durante o primeiro semestre de 2016, foram realizadas medições da escola para adequar a planta às medidas reais, para embasar os projetos de revitalização de seus espaços. No dia 9 de agosto, durante uma reunião com pais e professores, as atividades realizadas no primeiro semestre foram socializadas e as ações futuras foram repassadas, além de feita a entrega dos desenhos técnicos para a direção da escola, simbolizando a primeira etapa de execução do projeto.

“Foram entregues a planta baixa, planta de cobertura, cortes e fachadas, impressos e em CD, desenvolvidos pelo grupo, como resultado dos levantamentos efetuados nesse período. Os pais e professores se mostraram entusiasmados, levantando questionamentos e contribuindo com ideias para a execução futura dos projetos”, comenta a professora Elizabeth.

Passeio acompanhado

Dando continuidade ao projeto de extensão, nesta quarta-feria (17/8) ocorreu um passeio acompanhado para diagnóstico da acessibilidade na Escola Caetano Ronchi. A atividade teve a participação das professoras Aline Eyng Savi, Elizabeth de Siervi e as bolsistas do projeto na Escola Caetano Ronchi, Ana Paula Albuquerque, Julia Dal Molin e Sofia Minato, e do projeto “Ambiente e Cidadania. Educação Ambiental em escolas do Território Paulo Freire localizadas próximas à nascente do bairro Santo André”, coordenado pela professora Maristela Giassi, Jaqueline Porto, Joesia Campos e Júlia Faedo.

O método dos passeios acompanhados busca avaliar as condições de acessibilidade espacial a partir de situações reais de uso do espaço. A sua aplicação envolve a escolha de um entrevistado que deverá percorrer um trajeto previamente escolhido. Durante o percurso são registradas as percepções e dificuldades experimentadas por ele. A professora Aline Eyng Savi do curso de Arquitetura e Urbanismo e que é cadeirante, realizou o passeio, descrevendo as dificuldades vivenciadas durante o percurso pelos ambientes da escola. Tal percurso foi registrado pelas alunas que a acompanharam. A experiência demonstrou a falta de elementos de acessibilidade na escola, inclusive nos acessos externos, evidenciando o descompasso entre a legislação, que determina a inclusão de alunos com deficiência na rede de ensino regular, e a realidade desses edifícios
públicos.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

17 de agosto de 2016 às 22:35
Compartilhar Comente

Deixe um comentário