Arquitetura e Urbanismo

Projeto envolve ações de educação ambiental e melhoria do ambiente urbano

Projeto envolve ações de educação ambiental e melhoria do ambiente urbano
Alunos apresentaram observações feitas em Bairros de Criciúma (Foto: Divulgação) Mais imagens

Alunos da primeira fase do curso de Ciências Biológicas da Unesc apresentaram, nesta segunda-feira (27/6), as observações e informações obtidas durante atividades de extensão nos bairros São Defende e Santo André, em Criciúma. As atividades são desenvolvidas dentro do projeto Ambiente e Cidadania, e foram apresentadas aos estudantes da sétima fase de Arquitetura e Urbanismo. A atividade é uma proposta de atividade interdisciplinar envolvendo ações de Educação Ambiental e o Ambiente Urbano, que retornará aos Bairros em forma de projeto com os estudantes da Escola Municipal Caetano Ronchi.

Os professores Maristela Giassi, da disciplina de História e Filosofia da Ciência, do curso de Ciências Biológicas e Jorge Luiz Vieira e Miguel Angel Pousadela, da disciplina de Estudos Urbanos, do curso de Arquitetura e Urbanismo, desenvolvem trabalhos de extensão que envolvem estudantes dos dois cursos. A iniciativa faz parte das ações do Programa Território Paulo Freire.

Segundo Maristela, neste processo, os acadêmicos relacionam a história do Bairro, da água que brota de uma nascente, da ação da indústria de mineração e os conteúdos de CTS (Ciência Tecnologia e Sociedade) e suas implicações na vida das pessoas. “Eles relacionam também com os impactos sócio ambientais dela decorrentes, especialmente quando levamos em conta que se trata de uma área urbana de risco sócio ambiental decorrente da mineração de carvão”, comenta.

Projetos envolvidos:


Ambiente e Cidadania:
Educação Ambiental em escolas do Território Freire localizadas próximas à nascente do Bairro Santo André. Professores envolvidos: Maristela Gonçalves Giassi, Elizabeth Maria de Siervi e Dourival Giassi.Bolsistas: Joesia Campos e Erika Silveira Bernardes (Ciências Biológicas) e Jaqueline Porto da Silva (Arquitetura e Urbanismo).

Habitat Saudável e Sustentável:
Ações de mobilização, sensibilização, motivação e capacitação para a melhoria da urbanidade e habitabilidade da população inserida no Território Paulo Freire. Professores: Jorge Luiz Vieira, Rosa Nadir Jerônimo e João Alberto Ramos Batanolli. Bolsistas: Liliana Esteves Morais e Paola Fernandes Soccas (Arquitetura e Urbanismo) e Isabela Tellis Rodrigues (Psicologia).

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

29 de junho de 2016 às 21:17
Compartilhar Comente

Deixe um comentário