Arquitetura e Urbanismo

Tijolos maciços, barro, água e açúcar juntos viram forno de pizza na Unesc

Construir um forno de pizza utilizando tijolos maciços, barro, água e açúcar parece estranho? Pode até ser, mas é factível. Esta convicção pelo menos os alunos de Arquitetura e Urbanismo da Unesc tiveram, ao participar de uma das oficinas dentro da programação da Semana Acadêmica do curso, que tem foco na sustentabilidade. Ministrada pelo arquiteto paranaense Fábio Remuszka, a oficina mostra como o equipamento pode ser feito em casa, com uma redução de custo substancial de até 70%.

 

“O açúcar cristaliza e chega a vitrificar, juntamente com o barro, ganhando propriedade refratária”, explica Remuszka. No projeto, o cimento é trocado por terra, e, dependendo das condições do local onde o forno é construído (se em local coberto), terá um logo período de funcionamento.


Arquitetura ecológica


Outras oficinas subsidiaram os acadêmicos para a utilização de materiais alternativos na construção. O uso de grama para a confecção de um telhado foi igualmente demonstrado em uma das atividades, por Remuszka, sendo chamado de “telhado verde”.
A bioconstrução, uma forma mais natural e orgânica de se trabalhar com espaços construídos, também foi trabalhada. Esse novo modelo é proposto a partir de análise ambiental, utilizando-se materiais e técnicas naturais encontrados no local, como terra, palha, bambu, pedras, madeiras, entre outros. A experiência foi apresentada por Juliano Riciardi e Teresa Ferreira Ávila Domino, referente à Casa Colméia, uma moradia familiar e estação de permacultura, situada em Jaguaruna.

14 de maio de 2010 às 16:51
Compartilhar Comente (4)

4 comentários

rodrigo

10 de julho de 2011 às 17:35

nao tem iniciativa, quero propor para minha turma fazermos um forno deste. Será que é possivel faze-lo a distancia? é muito complicado?

Rodrigo

10 de julho de 2011 às 17:34

Boa tarde! Sou aluno do curso de arquitetura aqui no maranhao, e quero muito fazer um forno deste, mas como aqui os professores

cloves peixoto pimenta

27 de janeiro de 2011 às 22:51

esto com tudo proto so esta faltado o forno porque eu querofazer um forno a lenha como vou começa

fernanda búrigo

25 de junho de 2010 às 16:45

Achei muito legal, muito interessante essa ideia. Além de tudo, é ecologicamente correta!

Deixe um comentário