Ciências Biológicas - Licenciatura

Acadêmicos do curso de Ciências Biológicas realizaram aula prática em Imbituba

Acadêmicos do curso de Ciências Biológicas realizaram aula prática em Imbituba
A atividade ocorreu na praia da Ribanceira e é parte integrante da disciplina de Prática de Campo em Zoologia Mais imagens

Os acadêmicos do curso de Ciências Biológicas da Unesc embarcaram no sábado (16/09) em uma saída de campo à praia da Ribanceira, em Imbituba. Essa atividade, parte integrante da disciplina de Prática de Campo em Zoologia, teve como objetivo proporcionar aos alunos uma compreensão prática das técnicas de amostragem de macroinvertebrados marinhos encontrados nos costões rochosos.

Sob a orientação da professora Mainara Figueiredo Cascaes, os acadêmicos tiveram a oportunidade de colocar em prática as técnicas de amostragem e coleta de amostras biológicas. “A atividade de campo ocorreu durante a manhã e, à tarde, a exploração continuou, mas desta vez no laboratório. Nesta segunda fase, todo o material coletado passou por uma triagem rigorosa, com os animais sendo meticulosamente separados e identificados”, explicou a professora.

Essa experiência, segundo ela, representa a rotina que os futuros biólogos enfrentarão em suas pesquisas sobre a biodiversidade de macroinvertebrados marinhos. “É uma etapa crucial para o desenvolvimento das competências necessárias para sua futura carreira profissional”, completa.

Conforme Mainara, ao longo da disciplina, os estudantes têm a oportunidade de praticar a amostragem de fauna com diversos grupos animais, o que aprimora suas competências e habilidades essenciais para a realização de estudos de manejo e conservação da fauna com excelência. 

“Além das aulas teóricas, os acadêmicos têm a chance de vivenciar e experimentar uma variedade de técnicas de amostragem, o que acrescenta um diferencial valioso à sua formação”, finaliza.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

19 de setembro de 2023 às 10:02
Compartilhar Comente

Deixe um comentário